Postado originalmente por
Edintruder
Robson, o turbo de geometria variável da Ranger é diferente do da L200. Esse da L200 é variável eletronicamente através de acionamento por vácuo, e o da Ranger é por pressão de admissão mantendo a pressão máxima constante, sendo a pressão alterada pelo ajuste da haste conforme o Sergio falou. Na L200 tem como alterar a pressão eletronicamente, inclusive é dessa forma que trabalha o módulo HPE. Porém como trabalha por vácuo, ele tem o sensor de vácuo que trabalha em conjunto com um atuador e uma válvula solenoide. Se notares que a pressão atmosférica é 932mbar, ou 0,932bar (aonde nível do mar é quase 1,0Bar ou 1000mbar).
Não confunda o valor de pressão absoluta com o valor da pressão relativa. Os manômetros marcam pressão relativa e o sistema do scanner registra pressão absoluta. Manômetros que marcam pressão 0bar registram somente a pressão relativa do interior de um sistema, já um barômetro que marca a pressão de 1bar ele marca a pressão absoluta, ou seja, a pressão atmosférica mais a pressão do sistema que for conectado. o zero absoluto se encontra a mais de 20.000 metros de altitude.
Creio que a tua cidade fica em região elevada ao nível do mar.
Entendido isso prosseguimos.
Bem, se olhares pressão da admissão, ela está levemente menor devido à restrição do filtro de ar e restrição da turbina em marcha lenta, pois nesse momento de marcha lenta sem carga o motor trabalha aspirando o ar.
O valor 493mbar refere-se ao sistema de vácuo que aciona o sistema de variação da turbina. Se soltar a mangueira de vácuo o sistema de aliviio de pressão irá ficar fechado e a pressão da turbina será máxima, porém no scanner a pressão de vácuo irá registrar o mesmo valor da pressão atmosférica gerando possivelmente um código de erro. Dessa forma, a leitura do instrumento esta correta como deve ser.