Analisando o custo das peças, é realmente muito bom trocar e evitar um gasto maior de manutenção depois...
Bom dia pessoal, fiquei fora do ar por algum tempo, nessa loucura que vivemos hoje, para mim, tudo está corrido, mas vamos lá que tudo volte ao normal...
Bom dia eu8220.
Na minha, eu e um amigo que é funileiro aqui em Campinas que fizemos, ele fez toda a parte das soldas e a funilaria, a parte elétrica, colocação da mecânica foi eu mesmo que fiz (por isso a demora de dois anos....rsrsrsrs) no tempo disponível.
Coloquei no post acima o contato de um mecânico que fez a adaptação para um amigo do Maranhão, se tiver interesse, faça contato com ele, o serviço do meu amigo ficou top e ele recomenda.
Abraço
Espero não estar falando besteira mas... Não seria possível usar apenas o bloco do 4M41, fazendo as adaptações de suportes e manter o funcionamento por bomba mecânica, mesmo que com o cabeçote do 3.2? Tem alguns motores desses rodando "mecanizados" por aí
Sim é possível.pessoal de Curitiba faz e faz bem feito.tiram a parte eletrônica e convertem em mecanica 041999656247.joao da Pajero Cianorte
Olá, Imortal, acho que estou reativando esta postagem.
Excelente esta história que conheci nesta semana; muito interessante, didático e preciso nas explanações.
Apenas não entendi um item desta PERGUNTA: como você chegou nos 22.000 litros de combustível e considerou a gasolina e o diesel?
Desculpe, não entendi!
Muito obrigado!
Irei colocar meu ponto de vista sobre muitas perguntas que recebo quanto a adaptação da Viatura, e dessa forma tentar esclarecer alguns pontos para quem pretender fazer uma adaptação, seja da forma como fiz, ou de outra maneira.
Aqui vou considerar a adaptação dos motores 4M41 com Commom Rail, pois os anteriores são com Bomba Injetora Eletrônica, que acaba aumentando a manutenção.
Tentarei esclarecer abordando vários pontos, e postarei na medida que for me lembrando.
Não levarei em consideração o amor pela Viatura e o prazer e satisfação de fazer algo diferente.
O Primeiro ponto:
FINANCEIRAMENTE VALE A PENA?
Acredito que neste ponto, temos que levar em consideração vários aspectos:
1º aspecto
PERGUNTA: TENHO UMA VIATURA A GASOLINA COM O MOTOR V6 BOM E QUERO POR O 4M41 PARA ECONOMIZAR COM COMBUSTÍVEL.
Considerando que as V6 a gasolina, bem reguladas fazem a média entre 5,5 e 6 Km/l na cidade e 9 Km/l na estrada;
Considerando (no meu caso) que a Viatura com S-10 faz a média de 9,0 Km/l na cidade e 11,0 Km/l na estrada;
Considerando que a diferença entre o preço da gasolina e do Diesel S-10 aqui em Campinas no estado de São Paulo é de R$ 0,70 em média (R$ 3,90 gasolina e R$ 3,20 o S-10).
Considerando que com a compra de uma sucata pouco rodada, para retirar tudo que precisa para não ficar comprando picado (sai muito mais caro) você acha em média por R$ 15.000,00, essa conta fica simples:
Então você teria que consumir 22.000 litros de combustível (R$ 85.800,00 de gasolina a R$ 3,90 e R$ 70.400,00 de S-10 a R$ 3,20 ) para economizar os R$ 15.000,00 reais pagos na sucata.
Portanto, equivaleria você rodar 132.000 Km na cidade à uma média de 6 Km/l a gasolina na cidade, ou 198.000 Km na estrada a uma média de 9 Km/l a gasolina.
Aqui não estou incluindo a mão de obra (soldas,parte elétrica, etc) pois essa parte fiz eu mesmo com meu amigo, então tive apenas gastos com materiais, e acredito que a variação de preços de mão de obra seria muito grande dependendo do local, mas o cálculo fica fácil, é só acrescentar o custo da mão de obra e calcular quanto a mais de combustível teria que utilizar para empatar o investimento.[/QUOTE]