Powered by vBulletin

Compartilhando adaptação do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40)

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/04/2018, 18:04
    jorgeffn
    Parabéns por encarar e empreitada e por compartilhar aqui! Com certeza vai ajudar muita gente!!!

abs!
  • 26/04/2018, 18:48
    Imortal
    Rodei com a Viatura durante 40 dias, montada apenas externamente (que fiz a montagem para a vistoria), levei na F R , oficina especializada somente em Mitsubishi, onde passou o raster, tudo perfeito, só ficou a luz do air bag, pois na minha Vtr não tinha e preferi não adaptar o da Triton. Aproveitei para trocar óleo, filtro de combustível, filtro de óleo.
    Após, levei a Viatura para fazer alinhamento de direção, câmber, caster, alinhamento e balanceamento, tudo perfeito.
    Nesses dias rodando, aproveitei para testar o comportamento da Viatura, bem como seu desempenho.
    A Viatura ficou com a seguinte configuração no final:
    Pajero GLS-B ano 1996
    Motor: 3.2 DID Common Rail (30.000 Km) 170 Cv
    Câmbio: V5MB1, mecânico
    Caixa de Tração: 4x2, 4x4, 4x4 Reduzida
    Diferencial Dianteiro: 4.100 (10x41 Triton)
    Diferencial Traseiro: 4.100 (10x41 Triton) com sistema LSD Hybrid – diferencial de escorregamento limitado.
    Suspensão Dianteira: Independente do tipo duplo A, Molas Helicoidais, amortecedores hidráulicos Full Displacement e barra estabilizadora, suspensão SDS (Triton)
    Suspensão Traseira: Eixo rígido, Molas Helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora (Pajero).

Impressões:
    A Viatura ficou bem forte, com uma resposta de aceleração muito boa e um torque poderoso, quando comparada a mecânica anterior, e sem vibrações indesejadas..
    O que me surpreendeu foi a suspensão dianteira (SDS), além da estabilidade, ficou mais confortável que a da Pajero (Barra de Torção).
    O consumo na cidade, andando de forma civilizada foi na média de 9,8 Km/litro com S-10, na Estrada a média foi de 12,7 Km/litro, andando entre 110 e 120 Km/h, também com S-10.
    A 100 km/h a Viatura mantém a rotação entre 2.500 e 2.600 rpm.
    A 120 Km/h a Viatura mantém a rotação entre 2.900 e 3.000 rpm.

Vou ficar devendo as fotos da Viatura Pronta por enquanto, pois está sendo lixada e preparada para pintura, mas acredito que até o final da próxima semana já estará pronta, aí posto as fotos.

Quando decidi fazer este post, foi por não achar nada a respeito sobre essa adaptação.
    O resultado postado, transcorreu em um período de um ano e meio, sendo que aqui postei o que deu certo, pois se fosse postar tudo que deu errado e as tentativas até dar certo, daria uma bíblia....rsrsrsrs
    Não tenho a pretensão de criar uma receita, nem de pensar que alguém não consiga uma adaptação utilizando outros métodos, com outras soluções, porém foi o que eu e meu amigo funileiro, com nossos modestos conhecimentos, conseguimos fazer, e olhe que o resultado foi surpreendente para nós.
    Desejo boa sorte a todos, e se tiverem alguma dúvida, fiquem a vontade.
    Obrigado para aqueles que acompanharam pela paciência, e tenham a convicção que todo o sonho é possível quando a gente acredita.
    Abraços e até as fotos da Viatura já pintada.
  • 26/04/2018, 18:52
    jorgeffn
    Deve ter ficado muito boa de dirigir!!! Aguardando as fotos!!

:palmas::palmas::palmas:

abs!
  • 26/04/2018, 19:01
    Imortal
    Valeu. Qualquer coisa estamos por aqui.
    abs
    Citação:

Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Parabéns por encarar e empreitada e por compartilhar aqui! Com certeza vai ajudar muita gente!!!

abs!

• 27/04/2018, 07:16
    adriano84
    Cara que empreita ein. Ja vi alguns projetos de mudanças na Pajero Sport, tanto similar ao que fez que foi de usar o conjunto da Triton inclusive o painel quanto de usar um conjunto da Hilux. Em ambos os casos não existe uma documentação do processo. Você esta de parabéns por compartilhar isso, falta apenas um vídeo para vermos a viatura em operação. Sucesso!
  • 27/04/2018, 17:58
    Imortal
    Boa noite adriano84
    Assim que ficar pronta a pintura, coloco as fotos e faço um vídeo para postar.
    Obrigado. Valeu.
    Abs
    Citação:

Postado originalmente por adriano84 Ver Post
    Cara que empreita ein. Ja vi alguns projetos de mudanças na Pajero Sport, tanto similar ao que fez que foi de usar o conjunto da Triton inclusive o painel quanto de usar um conjunto da Hilux. Em ambos os casos não existe uma documentação do processo. Você esta de parabéns por compartilhar isso, falta apenas um vídeo para vermos a viatura em operação. Sucesso!

• 28/04/2018, 07:51
    Glaicon
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Imortal Ver Post
    A 100 km/h a Viatura mantém a rotação entre 2.500 e 2.600 rpm.
    A 120 Km/h a Viatura mantém a rotação entre 2.900 e 3.000 rpm.

Eu tenho uma Pajero Full 2008, cujo motor é igual ao seu.
    A 100 Km/h ela roda a 2.000 RPM´s.
    Não tem como melhorar o giro da sua?
    Ficará mais silenciosa e econômica.:concordo:
  • 28/04/2018, 08:23
    Imortal
    Citação:

Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Eu tenho uma Pajero Full 2008, cujo motor é igual ao seu.
    A 100 Km/h ela roda a 2.000 RPM´s.
    Não tem como melhorar o giro da sua?
    Ficará mais silenciosa e econômica.:concordo:

Bom dia Glaicon
    A sua é automática ou mecânica?
    A opção que vejo é com relação as rodas, a Full 2008 é aro 17 ou 18?
    A minha está com aro 15, que eram originais da Viatura, acabei optando por elas, pelo menos por enquanto, porque quando o motor antigo parou, tinha acabado de por os pneus BF, que estão com menos de 1.000 Km.
    Inclusive para não pegarem na pinça de freio dianteiro, tive que colocar um espaçador de 5mm, senão raspa nas pinças.
  • 29/04/2018, 09:11
    Glaicon
    Citação:

Bom dia Glaicon
    A sua é automática ou mecânica?
    A opção que vejo é com relação as rodas, a Full 2008 é aro 17 ou 18?
    A minha está com aro 15, que eram originais da Viatura, acabei optando por elas, pelo menos por enquanto, porque quando o motor antigo parou, tinha acabado de por os pneus BF, que estão com menos de 1.000 Km.
    Inclusive para não pegarem na pinça de freio dianteiro, tive que colocar um espaçador de 5mm, senão raspa nas pinças.

A minha é automática com cinco marchas, mais o over drive.
    As modelo 2018 usam aro 18.
    Realmente, se vocês pular para rodas maiores conseguirá baixar o giro do motor para manter os mesmos 100 Km/h.
    Perderá algum tempo na arrancada, mas nada que estrague seu dia a dia.:concordo:
  • 29/04/2018, 18:18
    Imortal
    Citação:

A minha é automática com cinco marchas, mais o over drive.
    As modelo 2018 usam aro 18.
    Realmente, se vocês pular para rodas maiores conseguirá baixar o giro do motor para manter os mesmos 100 Km/h.
    Perderá algum tempo na arrancada, mas nada que estrague seu dia a dia.:concordo:

Valeu pelas dicas!!!!
    Vou dar uma verificada também no conta giros, que a tarde hoje parei na oficina e ele não está parado no 0 ...
    Abs
  • 30/04/2018, 05:52
    Glaicon
    Citação:

Valeu pelas dicas!!!!
    Vou dar uma verificada também no conta giros, que a tarde hoje parei na oficina e ele não está parado no 0 ...
    Abs

OK.
    Só corrigindo minha postagem anterior, as modelos 2008 usam aro 18.:concordo:
  • 02/05/2018, 18:39
    Imortal
    Citação:

OK.
    Só corrigindo minha postagem anterior, as modelos 2008 usam aro 18.:concordo:

Hoje verifiquei o conta-giros, passei o raster e em marcha lenta o conta-giros está marcando 1.000 rpm, mas no raster acusa 650 rpm. vou ver se tem como arrumar,pois quando desliga, não está no zero, o ponteiro desce todo. dá para ver na foto do painel.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:20.