
Postado originalmente por
Marcio Medina
Eae, Piovan!
Na verdade, "melhorar" as aptidões off-road de um 4x4 é uma coisa. Querer agregar performance off-road com economia e conforto é outra.
Quando digo que já vi gente querer performance, é performance de verdade, não apenas melhorias, como vc faz na sua e eu na minha. Não se ofenda.
O amigo Otávio Sarmento colocou um link mto interessante, de alguns dados que alguns já deveriam conhecer:
Cada polegada que vc ganha em pneu, 3,5% do torque é perdido nas rodas. Assim, se pegarmos como base o motor da TR4 >2006, com cerca de 19kgf de torque, termos:
Pneu original: 28,4"
Pneu colocado: 31"
Diferença: 2,6"
Se fizermos as contas, dará uma perda de +/- 8,25kgf. Trocando em miúdos, essa diferença é maior do que comparar o motor da TR4 com o motor da Savana, que é 2.5 Turbo Diesel Intercooler, cuja diferença é de 7kgf aproximadamente se comparada a TR4.
Então, para entender, é como se ele tivesse um motor 2.5 Turbo Diesel e passasse para um motor 2.0 16V gasolina. A diferença de torque é brutal!
E, para "minimizar" esse efeito, é só fazendo aquilo que eu postei.
Bem, acho que é isso aí!
Abs,