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  • #1
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    A minha é 13, não grila nao.

    Quanto a economia, minha media esta em 6,88 no alcool e dificilmente vou chegar nos 10 na gasolina, portanto o alcool é vantajoso para mim ainda.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por eduardojunq Ver Post
    A minha é 13, não grila nao.

    Quanto a economia, minha media esta em 6,88 no alcool e dificilmente vou chegar nos 10 na gasolina, portanto o alcool é vantajoso para mim ainda.
    Como a sua é 2013 a taxa de compressão é mais alta e provavelmente não vai grilar no Alcool.

    A minha é 2009, manual, e grilou quando eu tentei usar só alcool, mas como eu disse, eu troquei a correia dentada agora e vou testar novamente.

    Meu consumo na estrada está entre 11 km/l e 12,5 km/l, usando 100% gasolina e dirigindo sem pressa (100 km/h).

    Vale dizer que eu instalei uma interface OBD-II - Bluetooth e estou monitorando o consumo do carro pelo aplicativo DashCommand, depois que comecei a fazer isso meu consumo melhorou muito porque aprendi a dirigir o carro de maneira mais eficiente, antes disso, andando a 100 km/h na estrada, conseguia fazer entre 9 e 10 km/l no máximo.

    Não sei como está o consumo na cidade porque quase não dirijo o carro dentro da cidade. Mas acredito que dirigindo de maneira eficiente e com transito moderado consiga fazer 10 km/l.
    Atual Toyota Etios Sedan Platinum 2017. Ex: Pajero TR4 2009, Civic EX 1998, Peugeot 206 Feline 2006

  • #3
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    Citação Postado originalmente por pattrickmiller Ver Post
    Como a sua é 2013 a taxa de compressão é mais alta e provavelmente não vai grilar no Alcool.

    A minha é 2009, manual, e grilou quando eu tentei usar só alcool, mas como eu disse, eu troquei a correia dentada agora e vou testar novamente.

    Meu consumo na estrada está entre 11 km/l e 12,5 km/l, usando 100% gasolina e dirigindo sem pressa (100 km/h).

    Vale dizer que eu instalei uma interface OBD-II - Bluetooth e estou monitorando o consumo do carro pelo aplicativo DashCommand, depois que comecei a fazer isso meu consumo melhorou muito porque aprendi a dirigir o carro de maneira mais eficiente, antes disso, andando a 100 km/h na estrada, conseguia fazer entre 9 e 10 km/l no máximo.

    Não sei como está o consumo na cidade porque quase não dirijo o carro dentro da cidade. Mas acredito que dirigindo de maneira eficiente e com transito moderado consiga fazer 10 km/l.

    Fala galera, rodei 60km hoje na cidade, bate e volta, transito médio, 1h (30km) pra ir 1h (30km) pra voltar, 60% do tempo com o ar ligado.

    O carro fez 10,20 km/l.

    Será que consigo melhorar?

    Vamos ver como fecho a semana...
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  • #4
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    Qual foi a mudança no modo de dirigir que voce fez baseando-se no aplicativo? Acho que seu consumo de 12km/l é o melhor que ja li ate hoje pra uma tr4 flex, mesmo sendo mecanica.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por eduardojunq Ver Post
    Qual foi a mudança no modo de dirigir que voce fez baseando-se no aplicativo? Acho que seu consumo de 12km/l é o melhor que ja li ate hoje pra uma tr4 flex, mesmo sendo mecanica.
    Boa tarde Eduardo,

    Foi basicamente na maneira de acelerar o carro...

    Por exemplo, se estou em uma estrada a 100 km/l com o consumo instantaneo a 11 ~ 12 km/l, e chego em um longo trecho de subida, se eu forçar o carro a continuar a 100 km/l o consumo irá pular para 6,5 km/l nesse trecho...mas se eu aliviar o pé e subir a 80 ~ 90 km/l, provavelmente o consumo irá ser de uns 8,5 ~ 9,5 km/l, na hora da decida, se eu acelerar a 100 km/l o consumo instantaneo pode chegar a 16,6666 km/l, mas dependendo do trecho, se eu deixar de quinta marcha sem acelerar ou deixar no ponto morto (Não o trecho inteiro, apenas para ganhar velocidade e voltar para a quinta marcha), o consumo instantaneo pode ser de 33 km/l durante o trecho de descida...e assim por diante...não tem uma regra pré definida, vai mais do momento e da estrada...

    Como eu vou monitorando o consumo durante todo o percurso, eu consigo saber qual abordagem será mais eficiente , balanceando entre economia e segurança. Com essas pequenas economias momentaneas a média consegue ficar muito boa...

    Essa medida está baseada em um trecho de ida e volta do RJ capital a Resende-RJ...mais ou menos 340 km no total...
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  • #6
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    Nos carros que eu tive que tinham computador de bordo eu tinha essa mania de controlar. Acaba que hoje quase todos carros que eu dirijo consigo fazer boas medias mesmo andando acima de 110, 120 km/h.

    Agora na Tr4 tudo é diferente. O cambio automatico é um grande vilão e muitas vezes sinto vontade até de jogar ele em N em algumas descidas!

    Abraços!

  • #7
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    Citação Postado originalmente por eduardojunq Ver Post
    Nos carros que eu tive que tinham computador de bordo eu tinha essa mania de controlar. Acaba que hoje quase todos carros que eu dirijo consigo fazer boas medias mesmo andando acima de 110, 120 km/h.

    Agora na Tr4 tudo é diferente. O cambio automatico é um grande vilão e muitas vezes sinto vontade até de jogar ele em N em algumas descidas!

    Abraços!

    Realmente, com o carro automático já é mais complicado controlar...

    Eu comecei controlando 100% do tempo, agora eu já estou mais "educado" e consigo fazer boas médias mesmo sem usar o aplicativo/computador de bordo...
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por pattrickmiller Ver Post
    Realmente, com o carro automático já é mais complicado controlar...

    Eu comecei controlando 100% do tempo, agora eu já estou mais "educado" e consigo fazer boas médias mesmo sem usar o aplicativo/computador de bordo...
    Qual foi o scanner que você colocou? Aqueles de 10 dolares da china que se conectam ao celular via bluetooth? Hoje consigo entre 10,3 e 10,8 andando 50% na cidade com ar desligado e 50% na estrada entre 90 e 100 com ar ligado. Se conseguisse melhorar um pouco que seja essa média já estaria ótimo.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por frankhpc Ver Post
    Qual foi o scanner que você colocou? Aqueles de 10 dolares da china que se conectam ao celular via bluetooth? Hoje consigo entre 10,3 e 10,8 andando 50% na cidade com ar desligado e 50% na estrada entre 90 e 100 com ar ligado. Se conseguisse melhorar um pouco que seja essa média já estaria ótimo.
    Sim, um daqueles da china, azuis, comprei pelo Mercado Livre mesmo, o primeiro veio com defeito mas o vendedor trocou e o que está comigo hj funciona 100%. No caso, o aplicativo supre a falta de computador de bordo nas TR4 < 2010
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  • #10
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    Ótimo, vou providenciar um. Quanto ao aplicativo, vi que ele tem uma limitação de 30 minutos, quanto custa a versão premium? Sabe se o torque faz a mesma coisa?

  • #11
    Usuário Avatar de eduardojunq
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    sempre escuto falar muito bem do torque e toque pro, inclusive é facil achar o arquivo .apk na net (pra quem usa android)

  • #12
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    E ai pessoal, tô precisando de ajuda com relação ao consumo da minha TR4 AT 2012 Flex, eu acho que está fora da realidade pelo que eu vi aqui no Fórum.
    O consumo medido somente urbano ela está fazendo exatamente 3,6 Km/l no alcool e 5,2 Km/l na gasolina eu acredito que isso não é normal se puderem me ajudar com alguma informação para melhorar isso.
    Minha vizinha tem uma 2014 faz no urbano com alcool 6 KM/l e na estrada 9Km/l.
    Obrigado.
    -Pajero TR4 2012 Flex-


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