
Postado originalmente por
Lucas Bellé
Bom, voltamos à ativa...9 meses depois, a minha viatura voltou a roncar.
Só que agora, com um novo coração transplantado: um MWM Sprint 2.8
Confesso que nunca soube o que é a potencia do 4m40. comprei ela com 120mil km. no início até estava bem... mas após alguns meses, começou a vazar óleo...
no fim das contas, depois de gastar uns 10 paus entre reforma de bomba e arrumações gerais, ela rodou bem por um mês, e começou a fumaceira.
Consegui vaga em um mecânico fera aqui da região e pedi para ele ver o que era.
Moral: cabeçote rachado.
o motor já estaria indo para a 2ª retífica
e a bomba?? só a revisão dela ia me morder mais 2 mil
conta: 14 a 15 mil
Aí foi sentar com a patroa e reavaliar a relação.
O desespero bateu.
Aí eu tive a feliz idéia de perguntar para o meu mecânico: "e se fosse de nós meter um mwm debaixo desse capô? qq vc acha?"
"Olha, nunca fiz uma adaptação desse tipo (modelo e motor), mas eu acho que ia ficar bom"
"e quanto vai me custar?"
"acho que uns 15, já considerando a troca do motor"
Sentei com a patroa e tomamos a decisão pelo transplante.
Foram 4 meses entre a fabricação dos calços novos para o motor, ajuste de posicionamento de caixa, fabricação do flange de adaptação para manter a caixa, aumento do eixo piloto e outros.
Do motor original... ficou o radiador, o intercooler, o alternador.
Da S10, veio o compressor do Ar e o motor completo com turbina e bomba e o atuador de embreagem.
bom... eu até tinha tirado fotos para postar, mas me roubaram o celular onde tinha elas....
Já fiz a inspeção e documentei. E segundo o inspetor do Inmetro, ficou perfeita, os gráficos bateram com os da fábrica, inclusive ele me mandou dar os parabéns ao mecânico.
Agora, aos poucos vamos concluir a restauração dela.
O próximo passo, são as borrachas e guarnições dos vidros.
Alguém já conseguiu alguma coisa no mercado paralelo, que não seja esses absurdos que a mitsubishi e outros vendem por aí?
500 paus para uma borracha de porta é de doer a cabeça,,,, estamos falando de quase 250/metro linear de borrracha. ela vem com ouro dentro?
ah, mais uma coisa.
como meu motor MWM estava baixado desde 2006, a bomba estava podre.
voltei na loja que me vendeu ele para conversar, e descobri que uma bomba usada para MWM, já revisada, também da bosch (se colocar do lado da zexell a carcaça externa é quase igual) me custaria 2,3mil. 1mil na troca (fiquei pensando e até hoje estou pensando no que me custou a reforma da bomba velha.... pqp...).
Mas é isso
Não virei expert no assunto, mas estou a disposição no que puder para ajudar os colegas.
Um abraço