Postado originalmente por
jcdorini
Pessoal,
Muito obrigado pelas respostas. Serão consideradas em minha decisão.
Passada essa fase, agora surgem outras dúvidas e, se puderem continuar ajudando, ficarei grato.
a) Existe algum modelo ou ano que se destaca ou, se preferirem algum modelo ou ano micado?
Que eu saiba, não. Existem particularidades. Até 2007 são as "quadradinhas" que eu acho muito bonitas, mas cuidado pois tem tanque pequeno, ou seja, baixa autonomia. As do farol "redondinho" já ouvi relatos de trinca dos mesmos no sol... Se quiser mais durabilidade, prefira a gasolina, se quiser mais potência, prefira flex.
b) A manutenção simples, como freios, arrefecimento, limpeza dos bicos etc, é fácil, ou necessita de mão de obra especializada?
Uma boa oficina dá conta do recado, não precisa de concessionária.
c) Esse motor já esta consagrado no mercado, porém tenho notado em carros 2009 (ano de minha preferência) que alguns já passaram dos 150.000km. Até quanto, em média aguenta? (tive um uno mille que rodou 280.000km sem fumar).
Se bem cuidado e principalmente a gasolina, dura muito. 2009 com 150k acho muito. A minha 2006 comprei com 72k.
d) O carro possui correia dentada, portanto qual a recomendação de substituição? Alguém já teve a infelicidade de quebra da mesma com o carro andando?
Tem um usuário do fórum que teve esse desprazer, mas não é comum. Troca a cada 40k km, preventiva. Se usar muito no offroad, trocaria com menos.
e) É fácil encontrar peças nas concessionárias ou até mesmo no paralelo?
Sim, lojas de importados, ou mesmo internet (Miltfort) é comum encontrar peças... eu já trouxe inclusive pela Rockauto, sem problemas (correia dentada, velas, junta de tampa do comando, filtro, etc...
f) Existem peças que podem ser facilmente encontradas nos EUA para importação? (faço isso para minha Frontier).
Ver acima
g) Alguma dica importante que devo observar além das de praxe?
Coisas que DEVEM ser testadas: funcionamento da tração e câmbio, pois são despesas pesadas caso precise. Algumas nunca engataram o 4x4 e com isso a corrente/óleo estão travados... vazamentos nos diferenciais, discos de freio empenados (muito comum)
Sds.
JCDorini