Postado originalmente por
luiz RR
Olá Gardel. Primeiramente quero parabenizá-lo pela aquisição. É uma tremenda máquina! E.. ao contrário do que dizem as más linguas, há muita peça disponível no mercado internacional por preços bem acessíveis (de 3 a 4 x mais barato que no Brasil com taxas e tudo mais. saem = ou mais baratas do que muitos carros de linha atual) e muita orientação a respeito do carro na internet, manuais, foruns, videos explicativos, etc. Suas dúvidas são as mesmas que tive no começo. Pensei em tudo, inclusive em GNV, mas abortei depois de aprender algumas coisitas a respeito dessa " entidade" que é a RR P 38. Meu carro fazia os mesmos consumos até trocar velas, cabos e filtro de ar. Contudo, mesmo com esta manutenção não é definitivamente um carro p o dia a dia, mas para viagens. Na cidade está fazendo hoje em média de 4 a 5 km/l e na estrada- 7 (a 120 -130 km) a 9 km/l (entre 80 e 100 km). Só uso gasolina aditivada de boa referência (a restrição a gasolina podium é outro mito que p mim já caiu por terra há tempos) e de vez em quando um fluido limpador do sistema. A ideia do motor a diesel não é má, principalmente vinda de quem vem. O Hélio é uma referência nacional em LR, portanto deve saber o que está dizendo. Cabe a você analisar. Também tenho câmbio automático e digo, só troco meu motor quando não tiver mais nada sobre nada! rs Para uma transformação dessa ele provavelmente já pensou na troca de caixa e de sistema de ignição para driblar a BECM (body eletronic control modem), o antigo bicho papão desse carro (que já não é mais). Acho que tudo depende da condição e tempo de uso do motor, tempo que pretende ficar com o carro, etc. Eu assumi um casamento, posso fazer algo do tipo no futuro , mas assumi o carro como um clássico da LR, como o fazem na Europa, e, portanto não penso em vende-lo. Por isso se "precisasse" fazer o motor, avaliaria os gastos. No mais vou tocando meu projetinho off-road com calma (colocar aro 16, pneus mistos, suspensão, bagageiro, etc). Esse motor que ele falou é realmente muito bom, mas vai ter que abrir mão das arrancadas rápidas, do conforto do câmbio automático e do silêncio na cabine. Gostei muito da ideia da Fuel Tech. Mas quero me informar melhor do risco-benefício. Que bom conhece-lo. Aqui no RJ não se ve mais desses carros e até os mecanicos são resistentes em recebe-los em suas oficinas, por isso passei a estudar e fazer algumas coisinhas em casa. Tenho muito material explicativo e boas referências p compras de peças no exterior. Dependendo de onde compra, elas chegam em 4 a 5 dias na porta de casa. No mais, só quem já colocou um carro desses no off-road sabe do que estamos tratando. Sobe até parede! E o V8 faz diferença nessa hora. O unico cuidado que deve ter é com a vedação interna p não molhar a BECM. Pode-se isola-la tbém p garantir maior capacidade de imersão, mas isso é outro assunto. Veja os videos no youtube. Há muitos com transformações que podem-ser feitas a fim de otimizar seu potencial off-road. Grande abraço