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  • #1
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    Boas notícias ...

    Chegaram as peças para a suspensão!!
    -dsc02398.jpg

    Amortecedores OME nitrocharger sport modelo 60037 e 60038 para a dianteira e traseira respectivamente + o amortecedor de direção OME.
    Fornecido pelo Rodrigo da 4Crawl.


    Molas OME Medium Load para dianteira - Ref. OME 767 (51 a 110 kilos) e OME Medium Duty para traseira - Ref. OME 764 (até 50 kilos).
    Fornecido pelo Marco do Armazém 4x4.


    Pra ficar bom mesmo, só falta agora montar na viatura!!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #2
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Boas notícias ...

    Chegaram as peças para a suspensão!!
    -dsc02398.jpg

    Amortecedores OME nitrocharger sport modelo 60037 e 60038 para a dianteira e traseira respectivamente + o amortecedor de direção OME.
    Fornecido pelo Rodrigo da 4Crawl.


    Molas OME Medium Load para dianteira - Ref. OME 767 (51 a 110 kilos) e OME Medium Duty para traseira - Ref. OME 764 (até 50 kilos).
    Fornecido pelo Marco do Armazém 4x4.


    Pra ficar bom mesmo, só falta agora montar na viatura!!

    Se for confortavel responder: Por quanto vossa mercê pagou por eles ??

    esta em torno de mil dolares no ebay: ARB Old Man Emu 2 5 inch Lift Kit Med Load 91 97 Toyota Land Cruiser LX450 | eBay


    Agradecimentos,

    ian

  • #3
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    Montei o kit Molas/Amortecedores no carro:

    ANTES
    Traseira: 1,99m sem contar o bagageiro.
    Com bagageiro: 2,18m
    Frente: 1,08m
    Quebra-mato: 1,09m

    DEPOIS
    Traseira: 1,99m sem contar o bagageiro.
    Com bagageiro: 2,18m
    Frente: 1,16m
    Quebra-mato: 1,18m

    A traseira ficou exatamente igual ... não deveria ter aumentado??
    Ou já estava fora do padrão?? 90tinha a 1,99m já era alto??

    Visualmente o carro já tinha a traseira mais alta, mas eu achava que era só a frente mais baixa do que o normal pelo peso do conjunto motor/quebra-mato/guincho mecânico c/ 30m de cabo de aço...

    Seguem fotos para comparação:
    Antes
    -dsc02435.jpg

    Depois
    -dsc02438.jpg


    A frente do carro subiu bastante...
    Lembrei do Mistura que queria um lift de 10cm. Taí, molas velhas originais desgastadas + um conjunto novo 2" maiores...

    Detalhes da frente:
    -dsc02436.jpg-dsc02439.jpg

    Agora cabem os 285/75/16 ???
    rsrsrsrrss
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Montei o kit Molas/Amortecedores no carro:

    ANTES
    Traseira: 1,99m sem contar o bagageiro.
    Com bagageiro: 2,18m
    Frente: 1,08m
    Quebra-mato: 1,09m

    DEPOIS
    Traseira: 1,99m sem contar o bagageiro.
    Com bagageiro: 2,18m
    Frente: 1,16m
    Quebra-mato: 1,18m

    A traseira ficou exatamente igual ... não deveria ter aumentado??
    Ou já estava fora do padrão?? 90tinha a 1,99m já era alto??

    Visualmente o carro já tinha a traseira mais alta, mas eu achava que era só a frente mais baixa do que o normal pelo peso do conjunto motor/quebra-mato/guincho mecânico c/ 30m de cabo de aço...

    Seguem fotos para comparação:
    Antes
    -dsc02435.jpg

    Depois
    -dsc02438.jpg


    A frente do carro subiu bastante...
    Lembrei do Mistura que queria um lift de 10cm. Taí, molas velhas originais desgastadas + um conjunto novo 2" maiores...

    Detalhes da frente:
    -dsc02436.jpg-dsc02439.jpg

    Agora cabem os 285/75/16 ???
    rsrsrsrrss


    Hailton,

    Não montaram essa mola errada não? Dianteira na traseira e vice-versa!?
    Na 110 eu sei que não dá para cometer esse engano, mas salvo engano, na 90tinha dá.
    Achei estranho a falta de lift na traseira e o excesso da dianteira.

    []´s
    Rafael

  • #5
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    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Hailton,

    Não montaram essa mola errada não? Dianteira na traseira e vice-versa!?
    Na 110 eu sei que não dá para cometer esse engano, mas salvo engano, na 90tinha dá.
    Achei estranho a falta de lift na traseira e o excesso da dianteira.

    []´s
    Rafael
    Rafael,
    Montaram a mola maior na frente...
    Pior é que a média esperada do lift de 7cm na frente foi o adquirido.
    Ficou esquisito.

    *Também achei estranho a config, o carro ficou reto.
    Quando olho o bagageiro ele está alinhado a traseira com a frente.
    Mas com peso o bicho vai ficar com a cara pro céu, hein...


    **Resolvi pegar minha lanterninha e correr para a garagem. Deu para ler o código escrito na mola.
    Montaram a 767 na traseira e a 764 na frente... ou seja, tá errado mesmo.

    Curioso que a mola maior é para carga menor e deveria ser montada na traseira.


    Amanhã tenho que acertar a direção mesmo e vejo isso.

    Valeu a observação. Já estava pensando em colocar uma mola gigante na traseira para resolver... hahahahhaa

    Abraço!
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  • #6
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    Para completar a insônia com o problema na montagem das molas, vou aproveitar e colocar fotos do novo upgrade:

    Chegaram as barras da Bearmach para direção.


    -dsc02444.jpg-dsc02445.jpg

    São bem pesadas as barras, maciças e o diâmetro é impressionante.
    Parecem mesmo bem HD !!!
    Show de bola ...
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  • #7
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    Montadas as molas de forma correta na nova suspensão do 90tinha.
    OME767 na dianteira e a OME764 na traseira.

    Além disso, tem um detalhe importante:
    As molas para LR possuem tamanhos diferentes. Inicialmente a informação que tive foi para compensar o peso do motorista. O fato é verdade pois montaram sem saber disso (eu também não sabia) e o carro ficou tombado para esquerda...
    O código A nas molas OME significa que é do lado do motorista e B passageiro.

    Problema contornado e o carro está pronto:
    -molas-ome.jpg

    As medidas:
    ANTES
    Traseira: 1,99m sem contar o bagageiro.
    Com bagageiro: 2,18m
    Frente: 1,08m
    Quebra-mato: 1,09m

    DEPOIS
    Traseira: 2,04m sem contar o bagageiro.
    Com bagageiro: 2,23m
    Frente: 1,14m
    Quebra-mato: 1,15m

    Como referência, segue a tabela das molas que utilizei:

    -tabela-ome.jpg
    Aqui nesta tabela também nota-se o detalhe do tamanho diferente das molas OME, conforme acontece com as originais LR.

    *Agora é rodar para ver o comportamento do novo setup...
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  • #8
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    Beleza Hailton!?

    Agora ficou show!!! Com a coisa montada da forma correta os lifts esperados acabaram por aparecer.
    Interessante essa informação sobre os lados corretos da mola. No caso da minha 110, não vieram com essa configuração e ambas as molas do mesmo eixo tem o mesmo tamanho. Existe uma boa quantidade de configurações de molas nas Defenders, a lista das molas originais é bastante extensa, e se você incluir as opções de upgrades disponiveis, é dificil não ficar em duvida da configuração correta para nosso uso.

    De uma volta no carro, se possivel, pegue umas estradinhas de terra, depois conta pra nós o que achou.

    []´s
    Rafael

  • #9
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    Então Rafael ...
    Ficou legal. Pronta inclusive para pneus maiores (ou não..) rsrsr. Complicado decidir ainda.
    Tem muita coisinha para acertar antes.
    =)

    Rodei alguns Km em BR agora a noite a ~100Km/h.
    Tinha uma vibração que me incomodava a 85km/h (shimmy?) e inclusive investi nas barras maciças da Bearmach para evitar isso.
    Refiz também o balanceamento das 4 rodas, alinhamento, as buchas dos amortecedores OME vieram em PU (novinhas), os terminais das barras também são novinhos e tal... Amortecedor de direção também OME.

    A vibração acabou. 100%...

    A carroceria ficou firme nas curvas e não ficou duro. Os amortecedores OME realmente valem quanto custam.
    Enquanto estou acelerando sinto o carro sempre na mão mesmo, mesmo nas curvas.

    Mas ainda não fiquei satisfeito...

    Sinto a frente do carro "flutuante" em velocidades acima dos 90 e principalmente nas freiadas. Dá aquela impressão de folga no setor.
    Tenho que ver isso.

    O alinhador checou todas as buchas e nada tem folga.
    O volante ficou bem centralizado também, dica do Clemente no corte de uma pequena parte no terminal em uma das barras em outro tópico.

    Alguma dica para essa "flutuação" além da minha suspeita de folga na direção??
    Tá esquisito ...

    Abraço,
    Hailton
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  • #10
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Os OME realmente são show de bola. Não é a toa que a unica reclamação que consegui encontrar deles na net é que poderiam custar um pouco menos.

    Alem dessa folga na direção eu verificaria o estado das buchas da barra panhard. Não tenho certeza, mas estando com folga, acho que elas podem ser responsáveis por essa flutuação. Vamos deixar a galera mais experiente se manifestar.




    []´s
    Rafael

  • #11
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    Hailton,

    como sugerido pelo Rafael, verifique as buchas da Panhard elas costumam ser as culpadas. Quando estas buchas estão gastas, normalmente com o carro parado e motor ligado, chacoalhando o volante para ambos os lados, pode-se perceber a frente do carro mexendo em relação ao eixo e o chão.

    Agora a melhor maneira de checar o sistema, é colocar alguém com braços fortes atrás do volante e com o motor desligado e todas as rodas no chão, mandar chacoalhar o volante para um lado e para o outro. Caberá a você então, colocar a mão entre todos os pontos onde existem terminais, buchas e afins até achar onde é reside o culpado.

    A folga na caixa também é uma hipótese. Com o motor desligado e frio, com as rodas posicionadas perfeitamente na reta, abra o capô pegue o eixo do volante com a mão direita e gire ele lentamente enquanto observa o braço que sai da caixa de direção (Pitman). O braço deve reagir a cada minimo movimento do eixo.

    Do contrário, se existir uma folga, você pode ir lentamente, com MUITA parcimônia e delicadeza, apertar o parafuso de ajuste de folga da caixa. Para realizar este job, é recomendável remover o alternador. O parafuso de ajuste possui uma contra-porca. Cuidado, aperto excessivo vai mandar a caixa para o espaço.


    Sim, os OME são fantásticos. Quando peguei meu 110, a primeira coisa que fiz foi tirar os amortecedores originais e instalar os australianos. Outro carro, apesar de muito menos gentil com os passageiros.

    Abraços

    Cle

    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Então Rafael ...
    Ficou legal. Pronta inclusive para pneus maiores (ou não..) rsrsr. Complicado decidir ainda.
    Tem muita coisinha para acertar antes.
    =)

    Rodei alguns Km em BR agora a noite a ~100Km/h.
    Tinha uma vibração que me incomodava a 85km/h (shimmy?) e inclusive investi nas barras maciças da Bearmach para evitar isso.
    Refiz também o balanceamento das 4 rodas, alinhamento, as buchas dos amortecedores OME vieram em PU (novinhas), os terminais das barras também são novinhos e tal... Amortecedor de direção também OME.

    A vibração acabou. 100%...

    A carroceria ficou firme nas curvas e não ficou duro. Os amortecedores OME realmente valem quanto custam.
    Enquanto estou acelerando sinto o carro sempre na mão mesmo, mesmo nas curvas.

    Mas ainda não fiquei satisfeito...

    Sinto a frente do carro "flutuante" em velocidades acima dos 90 e principalmente nas freiadas. Dá aquela impressão de folga no setor.
    Tenho que ver isso.

    O alinhador checou todas as buchas e nada tem folga.
    O volante ficou bem centralizado também, dica do Clemente no corte de uma pequena parte no terminal em uma das barras em outro tópico.

    Alguma dica para essa "flutuação" além da minha suspeita de folga na direção??
    Tá esquisito ...

    Abraço,
    Hailton
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #12
    Usuário Avatar de vwinit
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Hailton,

    como sugerido pelo Rafael, verifique as buchas da Panhard elas costumam ser as culpadas. Quando estas buchas estão gastas, normalmente com o carro parado e motor ligado, chacoalhando o volante para ambos os lados, pode-se perceber a frente do carro mexendo em relação ao eixo e o chão.

    Agora a melhor maneira de checar o sistema, é colocar alguém com braços fortes atrás do volante e com o motor desligado e todas as rodas no chão, mandar chacoalhar o volante para um lado e para o outro. Caberá a você então, colocar a mão entre todos os pontos onde existem terminais, buchas e afins até achar onde é reside o culpado.

    A folga na caixa também é uma hipótese. Com o motor desligado e frio, com as rodas posicionadas perfeitamente na reta, abra o capô pegue o eixo do volante com a mão direita e gire ele lentamente enquanto observa o braço que sai da caixa de direção (Pitman). O braço deve reagir a cada minimo movimento do eixo.

    Do contrário, se existir uma folga, você pode ir lentamente, com MUITA parcimônia e delicadeza, apertar o parafuso de ajuste de folga da caixa. Para realizar este job, é recomendável remover o alternador. O parafuso de ajuste possui uma contra-porca. Cuidado, aperto excessivo vai mandar a caixa para o espaço.


    Sim, os OME são fantásticos. Quando peguei meu 110, a primeira coisa que fiz foi tirar os amortecedores originais e instalar os australianos. Outro carro, apesar de muito menos gentil com os passageiros.

    Abraços

    Cle
    Valeu Clemente!

    Neste FDS vou divertir bastante com isso!!
    =)

    Depois posto o resultado...

    Tks!
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