Boa tarde, Meccano e ilustres frequentadores deste tópico! Vi você falando de graxa alternativa e como tem gente aqui que entende do assunto, resolvi perguntar sobre uma dúvida que me aflige a tempos, rsrs.
Já faz um bom tempo, fiz uma manutenção em um guincho chinês que tenho no meu jipe. A única documentação que tinha era uma vista explodida. Limpei tudo, inspecionei tudo, e remontei. Por falta de especificações do fabricante, usei na caixa de redução planetária uma graxa "universal grafitada" que tenho em casa, para aplicação em cubos de roda, munhões, etc. No rótulo diz que é base de sabão de lítio e ponto de gota de 90º, mas não entendo o que isso representa.
Agora estou fazendo manutenção em um outro guincho, agora Warn, onde existe ampla literatura, inclusive com informação sobre lubrificantes recomendados, etc. Alertam inclusiva para o uso de graxas comuns, onde o mecanismo de free-spool (desenrolar o cabo na mão, sem auxílio do motor) pode ficar mais pesado, o que de fato ocorreu no guincho chinês, rsrs. Pelo visto a graxa que usei lubrifica e protege, mas é aparentemente muito viscosa para a aplicação. Vivendo e aprendendo!
A Warn recomenda uma graxa chamada AeroShell 17 que é aparentemente cara e difícil de encontrar. Encontrei estas especificações aqui: Graxa avançada de uso geral para uso aeronáutico contendo 5% de dissulfeto de molibdênio; propriedades Químicas: - tipo de espessante: microgel; - tipo de óleo: diéster sintético; - viscosidade do óleo básico: 3,1 mm /s a 100¨C; - ponto de gota: 165~260+¨C (mínimo).
Algum dos ilustres foristas recomenda algum produto alternativo, de mais fácil aquisição em termos de preço e disponibilidade? Entendo que não precisa ser o produto "sósia" desse, mas que seja mais próximo deste e mais distante daquele que usei da primeira vez, rsrs.
Saudações,
Gustavo.