cabeçote e junta da diesel 2.2
Pessoal
Vou contar minha história. è meio longa, mas servirá de informação aos demais companheiros....
Comprei minha Sportage 2.2 diesel a mais de um ano....já rodei mais de 35000 km com ela....ela veio com o cabeçote recondicionado.
Há algum tempo começou a fazer uns estralos de metal, e perdia força como estivesse freiada. Diagnosticaram rolamento das rodas dianteiras...Trocaram...o barulho continuou.
Começo de dezembro, eu mesmo comecei a desmontar algumas coisas (filtro de ar, tubo de admissão, etc) e descobri que o barulho vinha do cabeçote. A sede de válvula estava quebrada.
Mandei recondicionar o cabeçote. Depois de instalado, o motor começou a castanhar muito forte. Achei que poderia ser válvula desregulada. Levei na empresa que havia recondicionado o cabeçote. Abriram a tampa de válvula e verificaram que havia folga nos tuchos e o eixo de comando estava bem gasto e com a cimentação corroida.
Concordaram em fazem um novo cabeçote a título de cortesia.
Conversando com o mecanico que havia instalado o cabeçote, descobri que o infeliz havia lavado o cabeçote antes da instalação (segundo ele, para retirar qualquer sujeira) e certamente não lubrificou ele antes de ligar o carro. Resultado, trabalhou sem óleo e foi para o saco. (Quando ele vem da recondicionadora, vem com uma camada de óleo nas engrenagens para proteger até o óleo do motor começar a trabalhar).
Peguei o segundo cabeçote e levei em outro mecânico. Fiquei em cima vigiando a instalação.
O carro ficou beleza. Andando bem....tudo normal.
No dia seguinte, saí em viagem para Erechim-RS. Uns 700 km de distância.
Depois de 300 km, começou a esquentar...vui verificar..faltava água.
Então andava 20, 30 km e colocava água...cheguei assim em Erechim...
Levei em um mecânico, que segundo informações era o bom em Besta diesel (ambos usam o mesmo motor) e ele afirmou que era defeito no cabeçote...tinha de trocar...mas só instalava se fosse novo.
Poxa....sair de férias e ter um gasto de 3.500 reais estava fora do programa....
Resolvi continuar com o carro assim mesmo....andando um pouco e colocando água.
Andei em Erechim, fui a Entre Rios do Sul, voltei a Erechim, fui a Cruzaltense...e na volta para casa resolvemos passar por Curitiba....rsrsrsrsr...anda um pouco, para, coloca água.....400 km feito em 9 horas...boa média ....rsrsrsrsr
Depois de andar uns 2000 km assim, esta semana fui ver como consertar....
O primeiro mecânico fez quinhentas volta, trocou o motor inteiro, contou trocentos casos e disse que não mexia nela....o segundo...e assim foi....
Estava pensando em mandar o carro pirambeira abaixo e reclamar o seguro....tava feio a coisa.
Resolvi conversar com o rapaz que tinha recondicionado o cabeçote....ele examinou e disse que até poderia ser defeito no cabeçote, mas o sintoma era próprio de junta queimada. Enquanto conversávamos, chegou o sócio dele, um japones velho.....escutou o caso e falous pra mim que antes de fazer qualquer coisa, eu deveria mandar reapertar o cabeçote....indicou um mecânico, e lá fui eu.
Resultado....estou com o motor perfeito, sem vazamento nenhum, sem perda de água, sem aquecimento, andando normal....era apenas o cabeçote com aperto incorreto, permitindo fuga de água e gases pelas juntas.....
Era isso....me ralei por falta de um mecânico no mínimo cuidadoso...
Abraços
Erson
Jacarezinho - Pr