Estou falando da hélice do radiador.Citação:
Postado originalmente por Maverickturbo
Abraço
Versão Imprimível
Estou falando da hélice do radiador.Citação:
Postado originalmente por Maverickturbo
Abraço
Amostardeiro,Citação:
Postado originalmente por Amostardeiro
O problema é não se perceber logo o aumento de temperatura e o radiador esvaziar, pois o sensor de temperatura deixa de marcar. Ainda bem que vc. percebeu a tempo.
Essa informação tinha no tópico antigo (cadê ele??) de colegas que tinham passado por isso. Salvo engano, alguém achou o acoplamento viscoso por R$ 280,00. Será que só vende com a hélice?? Também fiquei preocupado pois o meu ainda é original e sei que uma bomba de efeito retardado perto dos 70.000km.
Abraço.
Citação:
Cervelin escreveu:
Salve Sportagers !
Aproveitando o assunto, em algumas ocasiões ouvi um 'crec' qdo pisava na embreagem. Não conseguia saber pq. Agora, sinto o curso do pedal curto. E tenho a impressão que a embregaem está indo pro saco, até estou cotando o kit. Qdo pego estrada e posso deslanchar, a impressão que dá é que a embreagem está patinando. Será o caso de trocar apenas esse cilindro ?
Agradeço de antemão as dicas e comentários.
Abraços,
Cervelin
Cervelin,
Não custa dar uma analisada no cilindro secundário. É muito fácil e a localização não é das piores, apesar de ficar embaixo do câmbio.
As vezes o problema pode estar no cilindro e não no conjunto da embreagem.
Peça para alguém pisar várias vezes no pedal da embreagem, enquando você analisa o curso do pistão movimentando o garfo.
O curso tem que ser sempre igual, não pode variar.
Outro detalhe: não pode haver qualquer sinal de vazamento do fluido!
Pôr fim peça para segurar o pedal da embreagem por algum tempo e preste atenção se o cilindro recua (sede à pressão do garfo). Caso isso ocorra, pode troca-lo...
No caso de troca-lo, recomendo a compra do cilindro original. Caso contrário você corre o mesmo risco que eu.
_________________
TD-2001 - Pneus 225/75 R15
Abraço a todos,
Comenale
Comenale,
Valeu a dica de ouro !
levei minha sportage ao mecânico e constatamos vazamento no cilindro mestre da embreagem. Ainda segundo o mecânico o cilindro secundário está OK.
Abraços,
Cervelin
Fernando
Graças a não estar ouvindo a zoada caracteristica do ventiliador é que notei que ele estava parado, já fixei o bicho, agora faz barulho sempre, até os 2.500 RPM dá pra aguentar, acima dos 3.000 fica insuportável.
É bom tomar cuidado a minha está "teoricamente" com 78.000 km, acho que o tal acoplamento viscoso aguenta algo em torno de 90.000 km.
Abraço
Comenale,Citação:
Cervelin,
Quanto ao cilindro, siga as orientações dadas pelo Comenale. Agora, quanto à embreagem, se na estrada vc. sente que o motor ganha rotação sem um aumento proporcional na velocidade, então é quase certo a embreagem estar patinando, podendo ser desgaste do disco ou perda de pressão do platô.
No site da Valeo há um catálogo auto-explicativo com os principais defeitos do sistema de embreagem, inclusive com testes.
www.valeo.com.br
Procure em valeo service>>>catálogos PDF >> Transmissão linha leve. Tem até a referência do Kit da Sportage 2.2 diesel e 2.0TD, mas não tem da 16V.
Outro dia eu também estava em dúvida com relação à embreagem da minha, então fiz um teste prático:
1. Puxe o freio de mão e acelere o motor até a rotação de máximo torque, ou seja, 4500rpm para a Sportage gasolina ou 2000rpm para as diesel.
2. Engate a 3a. marcha, mantendo o motor na rotação citada.
3. Solte de uma vez a embreagem, sem soltar o pedal do acelerador. O motor deverá "morrer" rapidamente. Se não ocorrer, então significa que está na hora de trocar o Kit.
Obs: não repetir este teste mais de 02 (duas) vezes seguidas, devido à grande quantidade de calor formado pelo atrito.
Abraço.
_________________
Sportage curta, TD 2000
235/75R15 RL AVM MANUAL
"Road Not Required"
Valeu a dica de ouro !
levei minha sportage ao mecânico e constatamos vazamento no cilindro mestre da embreagem. Ainda segundo o mecânico o cilindro secundário está OK.
Abraços,
Cervelin
Fernando e Maverick ,
Obrigado pelas dicas.
Foi detectado um pequeno vazamento de fluído no cilindro mestre. Vou substituí-lo e depois fazer o teste. Espero que não seja necessária a troca do kit de embreagem.
Abraços,
Cervelin
Amostardeiro,
O meu acoplamento foi embora com +/- 85 mil km.
Cervelin,
Quando o meu cilindro inferior deu problema, eu troquei junto o rolamento do cambio, porque a muito tempo ele ja estava fazendo barulho, tipo um gri-gri-gri-gri. Mas o meu disco e meu plato estava bons ainda, da para rodar um bom tempo segundo o mecanico.
O meu rolamento de cambio está fazendo muito barulho, é facil de trocar?
Qto foi?
bioranieri,
O rolamento do cambio custa uns +/- 130 reias nas concessionarias de SP. O ruim que pra trocar ele tem que baixar o cambio.
O rolamento de câmbio, vulgo colar, sofre muita influência do modo de dirigir do motorista, sendo o vício mais comum descansar o pé na embreagem. Mesmo uma leve pressão é suficiente para acioná-lo, causando desgaste prematuro.Citação:
Postado originalmente por Maverickturbo
Aqui o rolamento custa R$ 150,00, o problema é que se paga o valor da mão-de-obra de troca do Kit de embreagem, pois dá quase o mesmo trabalho que trocar todo o Kit. Se o conjunto não estiver muito bom, é mais negócio trocar o Kit todo de uma vez (disco+platô+colar), para não ter que pagar novamente para trocar o resto mais adiante.
Fernando/ Maverickturbo
A mão de obra é quase a mesma, mas quando troquei o rolamento na 97, na atual não troquei ainda, foi só o rolamento e não me arrependi, rodei depois uns 50.000 km sem mecher denovo, teria gasto um kit de embreagem sem necessidade.
É bom o mecânico ser de confiança e dar uma boa analisada se vale a pena trocar tudo.
Abraço
Caros colegas,
Sobre embreagem, no pedal, o componente é o cilindro meste?
Pois a minha escapou um anel elástico, mas não estava vazando, o mecânico colocou no lugar mas disse que possivelmente vai soltar.
Também esta fazendo um barulho quando solta o pedal, acredito que esteja na hora de trocar, mas esta peça é de plastico, alguém sabe o onde comprar mais em conta?
Gilson Roberto
Cuiabá-MT
grmoraes,
O componente é o cilindro inferior ou secundario, que fica perto do cambio. O cilindro mestre fica perto do recipente do fluido de freio e do hidrovacuo.