x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 13

E ai pessoal.
    Tenho uma sportage 2000 manual a gasolina e a minha faz media de 8.5 km/l na cidade e um pouco mais de 10km/l na estrada fazendo media de 80 km/h.
    Quanto a tração, o correto é quando estiver em 4x2 todo o conjunto de cardã dianteiro fica imóvel.
    A minha mexia em 4x2 e mandei arrumar na kia. O defeito era que a tração não desacoplava depois de andar em 4x4. Com isso , forçava todo o sistema de tração e acabou por detonar rolamentos e retentores... no final foram $$$ para arrumar.
    O teste para saber se esta tudo ok é simples.
    Em um lugar plano, com o veiculo em 4x2, empurre um pouco para frente e para tras e veja se o cardã dianteiro e as homocineticas dianteiras movem ou ficam paradas. O correto é que fique tudo imóvel. Se ficar tudo parado, é porque está perfeito. Se mover o cardã ou homocinéticas, voce deve verificar a RL . as vezes pode ser falta de lubrificação.
    Espero que não tenha ficado confuso a minha explicação. qualquer coisa estamos aí
    Feliz ANO NOVO para todos e muita SAÚDE E $$$$ EM 2008!!!
    ABS
    MATEUS

Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Agradecimentos: 0
    Mateus, Aloha!!!!

Já estou catando latas$$$$ pra arrumar a bagunça do meu cardã dianteiro.

Forte abraço!!!!
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 13
    Grande Trojão
    Na minha viatura o defeito se deu porque, segundo o mec, os antigos prop não deviam usar o 4x4 e sabe como é que é, as coisas estragam por falta de uso tbem hehehe...Como não usavam , tbém não se preocupavam de fazer a manutenção de a cada 20k abrir a roda livre e lubrificar os rolamentos e verificar se estava tudo ok. Eu mesmo só aprendi isso qdo estragou na minha mão $$$.
    De uma olhada na RL, talvez o defeito esteja ali.
    Abs
    Mateus

Sportage 2001 TDi perdendo muito água

Amigos,

Minha Sportage 2001 TDi ferveu a alguns meses atrás.
    A concessionária disse que o radiador estava todo entupido, e fizeram uma limpeza. Recondicionaram o cabeçote e trocaram o que mais havia danificado.
    Após isso, estou tendo que completar mais ou menos 2 litros de água por semana no radiador.
    Eles me disseram que é impossível saber se o cabeçote está com alguma micro-fissura, mas que isso pode ter ocorrido em função do problema da fervura.
    O que eu faço? Troco de vez o cabeçote por um novo, ou o problema com a água secando pode ser alguma outra coisa?

Abraços e obrigado pela ajuda.

Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Citação Postado originalmente por Vaine Barreira Ver Post
    Amigos,

Minha Sportage 2001 TDi ferveu a alguns meses atrás.
    A concessionária disse que o radiador estava todo entupido, e fizeram uma limpeza. Recondicionaram o cabeçote e trocaram o que mais havia danificado.
    Após isso, estou tendo que completar mais ou menos 2 litros de água por semana no radiador.
    Eles me disseram que é impossível saber se o cabeçote está com alguma micro-fissura, mas que isso pode ter ocorrido em função do problema da fervura.
    O que eu faço? Troco de vez o cabeçote por um novo, ou o problema com a água secando pode ser alguma outra coisa?

Caro Vaine Barreira,

Baixar 2 litros de água por semana só pode ser vazamentos ou o cabeçote está realmente fissurado, então vamos a algumas perguntas:
    Sai vapor d'água na descarga?
    Como anda a temperatura do painel? (ridícula esta pergunta, pois o marcador do painel não vale nada)
    Já verificou as mangueiras, selos do motor, algum vazamento? (note que às vezes o vazamento é pequeno e como o sistema não é pressurizado, com o carro quente e desligado não há pressão para notar o vazamento, ele simplesmente desaparece sem sinal, mas o aditivo geralmente deixa rastros)
    A tampa do radiador está boa? (muitos amigos já tiveram dor de cabeça e era simplesmente a tampa que não vedava)
    Se o cabeçote estiver fissurado, só dá pra saber pelo teste de trincas, boas retíficas têm o equipamento, parece uma radiografia, a olho nú não dá pra ver.
    Se for o cabeçote, em Brasília vende novo, lacrado, importado por R$1900,00 é trocar e acabar a dor de cabeça, se precisar lhe mando o contato, um dia pra entregar.
    Mais amigos irão aparecer pra ajudar, mas dê meis detalhes.

Forte abraço!
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

E AÍ TROJÃO E DEMAIS COLEGAS SPORTAGERS: BÃO TODO MUNDO. Continuo acompanhando os tópicos pois até o final do ano pretendo comprar outra ´SPORTAGE.
    Abraços a todos...

Citação Postado originalmente por Trojão Ver Post
    Mateus, Aloha!!!!

Já estou catando latas$$$$ pra arrumar a bagunça do meu cardã dianteiro.

Forte abraço!!!!

Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Grande Gleison,

Quer dizer que vendeu a viatura, mas vc não está à pé não, a cabrita branca está aqui sempre a sua disposição, querendo cheirar uma poeira ou amassar um barro é só dar um toque.
    Vamos marcar pra tomar umas brejas...

Forte abraço!

Sobre a perda de água

Caro Vaine Barreira,

Baixar 2 litros de água por semana só pode ser vazamentos ou o cabeçote está realmente fissurado, então vamos a algumas perguntas:
    Sai vapor d'água na descarga?
    Como anda a temperatura do painel? (ridícula esta pergunta, pois o marcador do painel não vale nada)
    Já verificou as mangueiras, selos do motor, algum vazamento? (note que às vezes o vazamento é pequeno e como o sistema não é pressurizado, com o carro quente e desligado não há pressão para notar o vazamento, ele simplesmente desaparece sem sinal, mas o aditivo geralmente deixa rastros)
    A tampa do radiador está boa? (muitos amigos já tiveram dor de cabeça e era simplesmente a tampa que não vedava)
    Se o cabeçote estiver fissurado, só dá pra saber pelo teste de trincas, boas retíficas têm o equipamento, parece uma radiografia, a olho nú não dá pra ver.
    Se for o cabeçote, em Brasília vende novo, lacrado, importado por R$1900,00 é trocar e acabar a dor de cabeça, se precisar lhe mando o contato, um dia pra entregar.

Forte abraço!
    Respostas:
    - Sim, sai uma fumaça branca pela manhã, quando ligo a Sportage. Depois somente fumaça preta.
    - A temperatura do painel fica sempre (difícil mudar de posição) um pouquinho abaixo do meio. De vez em quando sobe um pouco acima do meio, mas retorna em seguida.
    - Segundo a concessionária, as mangueiras estão OK, e sem nenhum vazamento.
    - A concessionária trocou a tampa do radiador logo após a fervura. Eles me disseram que o radiador estava todo sujo, inclusive o mandaram para uma limpeza geral.

Agora minhas dúvidas:
    - Gostaria de trocar a tampa do radiador para fazer uma experiência, já que o ítem é barato. Qual devo comprar? Existe especificação para suportar uma pressão X, por exemplo?
    - Também gostaria de colocar aditivo na água do radiador, que hoje está com água pura da torneira. A proporção é 50% cada? Alguma marca específica para usar? Quanto de água vai no radiador e na tanque que fica ao lado dele?

Acho que somente depois destes testes vou partir para a troca do cabeçote. Estou preocupado porque no carnaval vou (ou pretendo) ir para a Chapada Diamantina (de Araraquara até lá são 1.700 kms!!!).
    Será que dá para correr o risco e enfrentar a viagem?

Agradeço muito a ajuda.

Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Respostas:
    - Sim, sai uma fumaça branca pela manhã, quando ligo a Sportage. Depois somente fumaça preta.
    - A temperatura do painel fica sempre (difícil mudar de posição) um pouquinho abaixo do meio. De vez em quando sobe um pouco acima do meio, mas retorna em seguida.
    - A concessionária trocou a tampa do radiador logo após a fervura. Eles me disseram que o radiador estava todo sujo, inclusive o mandaram para uma limpeza geral.

Agora minhas dúvidas:
    - Gostaria de trocar a tampa do radiador para fazer uma experiência, já que o ítem é barato. Qual devo comprar? Existe especificação para suportar uma pressão X, por exemplo?
    - Também gostaria de colocar aditivo na água do radiador, que hoje está com água pura da torneira. A proporção é 50% cada? Alguma marca específica para usar? Quanto de água vai no radiador e na tanque que fica ao lado dele?

Acho que somente depois destes testes vou partir para a troca do cabeçote. Estou preocupado porque no carnaval vou (ou pretendo) ir para a Chapada Diamantina (de Araraquara até lá são 1.700 kms!!!).

Agradeço muito a ajuda.

Vaine,

Cheque a ventoinha, pode ser esta FDP a causadora de toda essa caca. A temperatura deve ficar um pouco abaixo do meio e quase estática ali.

A fumaça branca que sai quando liga o carro de manhã deve acabar rapidinho, deve ser de diesel crú, isso é por mal aquecimento das velas aquecedoras, deve ter uma ou duas queimadas. Quando é vapor d'água por causa do cabeçote, a fumaça branca (vapor) sai direto.

Compre a tampa na concessionária mesmo, aqui em BH custa 15 latinhas, acho que compensa, guarde a outra pq talvéz não seja ela, daí vc fica com uma reserva.

Aditivo para radiador eu uso o paraflu 11 (concentrado) mas vê bem, seu carro não está acostumado com aditivo, então coloque apenas um litro agora, daqui a uns 30 dias, vc troca a água novamente e coloca 2 litros, daí a uns 3 meses, troca novamente e coloca 3 litros, assim vc acostuma seu carro com o aditivo e corre menos risco de fud..$#%#%$^#4 os selos, mangueiras, etc... a quantidade de água do sistema é de 7,5 litros, o reservatório de expansão o nível deve ficar entre o máximo e o mínimo, use água desmineralizada, nunca água de torneira, água de chuva é uma boa, baratinha, só tem que torcer pra chover.

Faça o seguinte teste, funcione a viatura com a tampa do radiador aberta, se vc perceber um excesso de pressão, mal sinal, cabeçote trincado. Saiba que qualquer carro com o cabeçote ou junta do cabeçote fud...^_)*^$#, os sintomas são muito claros e ninguém merece, temperatura nas alturas, perda de água por excesso de pressão no sistema, vapor d'água vísível na descarga, mistura de água no óleo, todos juntos ou não.

Boa sorte na viagem, coloque um galão (20 ltrs) de água na bagagem e "BOA", curta bastante o carnaval.
    Espero ajudar!

Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 5

Angry Fervendo

Respostas:

Agora minhas dúvidas:

Agradeço muito a ajuda.
    Vaine

Antes de + nada coloca o aditivo no radiador, são 40% de aditivo para cada litro de mistura, eu uso nas vtrs o Radiex, é bom e +- barato, a minha Sportage baixava água, não 2 L por semana, depois que coloquei o aditivo como manda o manual nunca +.

Se o problema persistir acho que daí é no cabeçote, um sintoma ruim é a fumaça branca, mas veja bem a ruim é tipo vapor de água.

Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    ... for o cabeçote, em Brasília vende novo, lacrado, importado por R$1900,00 é trocar e acabar a dor de cabeça, se precisar lhe mando o contato, um dia pra entregar.
    Caro Trojão,

Por favor me passe esse contato em Brasilia que vende o cabeçote novo da TDI. Acho que vou precisar

Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agora minhas dúvidas:

Vaine,

Já passei por situação parecida e infelizmente era uma micro fissura no cabeçote.
    Verifique, também, se com o motor frio há acúmulo de pressão no sistema de arrefecimento. Com o motor frio abra a tampa do radiador vagarosamente. Se perceber que há pressão sendo liberada é problema na certa.
    Se for seu caso, quando você estiver na estrada e encontrar uma longa subida, onde o motor é mais exigido, com certeza ele vai esquentar. Se puder faça um teste antes de entrar numa viagem tão longa. Procure alguma estrada que exija um pouco mais do motor e monitore a temperatura. Se começar a subir, pode ter certeza que é o cabeçote.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Permissões de Postagem