não sei como ficaria com 35, mas a sprinter que usa maxion diferencial 8:35 ( 1:4,375) tem otimo desempenho, pneu bem menor mas com carga.
Versão Imprimível
não sei como ficaria com 35, mas a sprinter que usa maxion diferencial 8:35 ( 1:4,375) tem otimo desempenho, pneu bem menor mas com carga.
Apesar do peso ser o principal fator, acho que há mais tres fatores que influenciam o desempenho e consumo de motores no JPX:
- Aerodinamica de geladeira, o carro é quase um cubo a 110km/h, isso deve roubar uma boa potencia.
- Pneus de grande arraste, com grande area e perfil agressivo, isso deve ter um arrate lascado.
- Não possuir roda livre na dianteira, para modelos mais antigos, podes apostar que mais uns cavalos vão pro saco graças a isso.
Uso pneus 31", mas ressoaldos, na prática a medida é 33", e como experiencia própria vale ressaltar que antes do blower minha quinta era xoxa, viajava alternando 4a e 5a, mas meu AP é 1.6. Depois do blower coloco quinta na subida a 90km/h e saio a 110. Creio que uma turbina traga resultados semelhantes ou até melhores pros APs, porem particularmente não sou muito fa de turbinas devido a manutenção, mas ai é questão de gosto.
Abraço todos.
Blz Policarpo
Pensei que vc que tinha colocado!Geralmente não se faz essa mudança,por isso fiquei intrigado.Mas blz.Quanto aos motores 2.4 flex da S10 eu não sei bem certo com é feito a leitura do combustivel.Se é no tanque ou na sonda.Mas posso verificar pra vc,pois trabalho na GM SJC e nos fazemos ele aqui,sei que ele também não é muito economico não mesmo nas S10.Faz em media 5km/l no etanol.Agora sobre relação eu ainda não tenho noção para te falar.flwae.
- Aerodinamica de geladeira, o carro é quase um cubo a 110km/h, isso deve roubar uma boa potencia.
- Pneus de grande arraste, com grande area e perfil agressivo, isso deve ter um arrate lascado.
- Não possuir roda livre na dianteira, para modelos mais antigos, podes apostar que mais uns cavalos vão pro saco graças a isso.
Tudo bom Chiari ?
Acredito que vc esteja certo sim.O meu por exemplo não tem roda livre e está com pneus scorpiom mud 235/85/16.O motor xud que ta nele estava sem o funcionamento do turbo e quando pega-se uma leve subida tem que por 1º marcha!É pesado!flwae.
Chiari,
Li sua matéria sobre o SC no AP1.8....muito interessante!
O meu J tá com AP2.0 (comprado em 2008 na caixa direto na VW...o motor tá zero) mas é carburado (3E) com bomba elétrica.
Estou avaliando a troca do motor por outro de maior torque...talvez um GM2.4 flex.
Qual o investimento necessário para se colocar um SC no meu AP? Terei que injetá-lo? As adaptações para ancoragem do SC devem ser bem complicadas, bem como a ligação da correia no mesmo...
Vc recomenda?...vi que são necessários vários ajustes...então a DF (disp física) do J vai cair...rs.
Olá Policarpo,
O SC da comprar pelo ebay e pagar bons preços, o único porem é que vc estará importando um item usado e sem garantia, mas a diferença de valores é tão alta que vale a pena. Só no SC vais gastar uns 600 reais, já com valores de importação. No Brasil gira em torno de 2.500.
Não sou especialista no tema, por isso não sei te falar como ele reage com carburador, embora já tenha visto alguns SC adaptados em veículos carburados. O que sei é que a injeção original se perde completamente. Se estivesse na sua situação e fosse colocar um SC, já colocaria uma injeção programável.
Sofri muito pra conseguir instalar de maneira correta e depois pra regular a injeção em função do SC. Confesso que se soubesse que teria todo esse trabalho talvez não tivesse começado. POrem ainda acho que é bem menos trabalhoso do que trocar de motor.
Bati muita cabeça por falta de informaçoes, isso gera erros conceituais, e erros conceituais são sempre mais complicados de arrumar do que apenas ajustes. Hoje tenho uma receita que funciona, a mesma que postei lá no tópico, creio que se fosse fazer outro seria muito mais tranquilo com essa receita.
Mas se quiser ter menos trabalho, pense na possibilidade de colocar uma turbininha, acho que tem lá seus pontos fortes tambem e é bem mais tranquilo de instalar, pois os instaladores no Brasil já estão acostumados com ela.
Um abraço!
Olá Martin e amigos em geral!
Martin, ando afastado mas gostaria de informar que terminei a adaptação do motor S10 2.4 gasolina no meu Jota e o que tenho a dizer é que estou satisfeito com o resultado. Aliás, a oficina (Guanabara, aqui no Rio) foi indicação sua - eles são careiros mas o serviço é perfeito-. Este Jota eu o tenho desde 1996 (ano 95) quando o adquiri com 12.000 km rodados. O motor original eu já havia substituido por um AP 1.8 a álcool injetado em 2001. Ótimo motor mas faltava torque. Como opção eu achava razoável o MWM (torque e $$$ demais) ou o GM 2.4, motivado por várias coisas ($$$$$) optei pelo 2.4. O consumo que é o "Calcanhar de Aquiles" desse motor varia de 5,5 a 8,0 km/l, dependendo do peso do chinelo ou da trilha, mas o torque e a potência são excepcionais para o jota, medidas que acredito não irá forçar nenhum componente (caixa, diferencial, cardan, ...). Como ele já está com uma polia do comando regulável, vou dar regulada nela para baixar a faixa de torque máximo e ver o resultado (quero baixar de 2600 para algo em torno de 1800-2000). A caminho está um freio a disco da Super Break.
Bem, um grande abraço para todos.
Mário Luzente (JPX Lamacento)
Chiari, muito obrigado pelos sinceros comentários sobre a instalação do SC.
Estou muito inclinado a me aventurar na troca do AP2.0+clark 260F por um GM2.4 Flex+Eaton 1305 (5m)...mantendo-se os eixos carraro originais + pneus 31x10,5x15.
Marco, certamente o 2.4 Flex deve "beber" ainda mais...mas como meu uso é 100% trilha, o ganho de torque nem vai me fazer lembrar do maior consumo...Uma dúvida, com o GM2.4 foi preciso alterar o suporte da caixa+T-case ou mesmo encurtar ou alongar cardãns, uma vez que vc usava AP1.8?
Blz Policarpo,é como eu havia lhe dito esse motor já é bem gastão nas S10,mas como vc disse que é 100% pra trilha blz.flwae.
Olá Policarpo!
(Marco -> Mário)
Quando coloquei o AP 1.8, a caixa Pegeot foi substituída pela Clark (com primário da D-20) e no momento da troca, a caixa Clark foi reposicionada ficando adiantada de uma a duas polegadas do lugar original da caixa Pegeot. Quando da instalação do 2.4 a Deep Tech mandou para mim a capa seca da S10 retrabalhada para aceitar a caixa Clark (as furações são diferentes). Então, foi só acoplar motor + capa seca + caixa e soldar os suportes do motor no chassis, tudo isso sem mexer no posicionamento da caixa Clark e cardans. De forma que tenho um conjunto composto de: GM 2.4 com sua capa seca retrabalhada, embreagem hidráulica toda da S10 e caixa clark do JPX com primário da D-20. O radiador e ventoinhas são o mesmo do Jota controlados pelo módulo GM, ficando superdimensionado, não aquece de jeito nenhum (graças aos céus). O módulo do motor 2.4 pede até temperatura mais alta para um funcionamento 100%, mas como meu jota também é só para trilhas, prefiro deixar super dimensionado o sistema de arrefecimento. O que acontece é que às vezes a luz do módulo acende quando a temperatura baixa para menos de 80 graus (descendo serra, dias frios e velocidade baixa constante, outros, ...) e ao passar o scanner, descobrimos que o módulo acusou temperatura baixa no motor. Nesses casos quando o motor é religado a luz do módulo apaga normalmente, ou seja é um aviso de pequena anormalidade.
Com relação ao ganho de torque, existe no mercado uma polia regulável cuja função é baixar o giro de torque máximo em até 800 rotações, dependendo da regulagem. Eu já instalei uma, mas ainda não alterei a regulagem padrão, pois queria sentir o motor com sua regulagem de comando original. Agora já está chegando a hora de dar uma mexidinha na regulagem do comando e obter o mesmo torque em rotações mais baixas, o que é ótimo nas trilhas travadas.
Espero ter sanado algumas dúvidas,
Grande abraço.
Mário.
Pessoal, todas as dicas estão sendo consideradas...meu J agora tá na fase final de documentação (regularização junto ao Detran). O bicho tá show de bola. Estou à procura de um motor gm 2.4 flex...tá osso achar um que tenha um preço razoável...não mais vou mudar a caixa...vou deixar a minha Clark 260f (4m) mesmo...ela tá nova e é uma senhora caixa de marchas.
A turma pede 7mil sem dó nem piedade...caramba!!!
Estou antenado.
Uma dúvida: é possível usar injeção programável, tipo uma Fuel Tech em motor flex?
Policarpo, Pandoo e Fuel Tech nem pensar, inejçoes simplistas demais.
Uma opção é a Mega Squirt Racing, porem tem que adaptar, regular etc etc. Eu ainda partiria pra injeção oruginal.
Um abraço.