
Postado originalmente por
Arbass
Como relatei, fiz uma viagem longa (4900 km)c/ muita poeira no caminho. Antes de sair troquei o óleo do motor. Na 2ª metade da viagem a pressão do óleo raramente passava do 2º traço, ficava quase o tempo todo no primeiro. Geralmente saía do 1º traço em descidas. Quando ligava o carro ficava algum tempo no 0, c/ o "check gauges" aceso, aí dava uma acelerada e o mostrador saía do 0. O nível do óleo sempre bom. Estava preocupado com a bomba de óleo.
Troquei o óleo e filtro ontem. Havia um pequeno vazamento de óleo ao redor do filtro e o óleo estava negro. Logo após a troca a pressão se manteve como estava, depois de rodar uns 15 km voltou ao que costumava ser, acima do 3 acelerando e no 1º traço na marcha lenta. Já uso há algum tempo o Mobil mineral 20w50 SM.
Dúvidas:
Onde é feita a medida da pressão do óleo?
Porque a pressão subia em descidas?
O filtro sujo e entupido explicaria esta baixa da pressão?
Abs,