Postado originalmente por
Fred Parente
Pessoal, boa tarde!
A título de colaboração segue um relato e algumas considerações de uma viagem de 5 dias que fizemos eu e o meu filho RafaelBP27, em nossos RNs, ambos com 10.500km e 12.800 km rodados respectivamente. Rodamos nessa viagem aproximadamente 2.250 km deFortaleza-CE e Guadalupe-PI > Piranhas-AL, Canindé de São Francisco-SE e Paulo Afonso-BA.
Ambos são de Longitude Diesel AT, portanto são idênticos até nos ganchos (hehehe) feitos pelo Rafael e postado aqui no fórum, entre outras coisas mais que fizemos, tal como inverter o estepe para alojar as ferramentas, cintas, compressor, etc.
Saímos, eu de Fortaleza-CE e ele de Guadalupe-PI por voltas das 5:30h e nos encontramos em Salgueiro - PE ao meio dia.
Apenas 10minutos nos separaram na chegada em Salgueiro-PE, visto que são 600km de distância, tanto faz de Fortaleza como de Guadalupe-PI, com muitos caminhões e alguns buracos pelo caminho. Destino Piranhas "Terra do Cariri Cangaço" em Alagoas.
Portanto vem aí a 1ª boa impressão do Jeepinho, ele não perde tempo em ultrapassagens, curvas e subidas, e a nossa velocidade de cruzeiro ficou em torno de 130/150km/h, que o torna bastante eficiente para percorrer longos trechos.
Saímos com 33 lbs nos 4 pneus e as 13:30h chegaram ao ponto máximo 38 lbs, conforme indicava no painel. Nenhuma libra a menos na ida e na volta, portanto não precisamos calibrar em nenhum momento da viagem!
Quanto ao conforto dos passageiros e espaço entre os bancos, é a 2ª boa impressão, pois estávamos em 4 no meu Jeep, após 11hs de viagem, não sentimos qualquer incomodo, nem dores nas costas e nada de anormal para uma viagem de longa duração. Paramos 30 minutos para um café e 1:30h para o almoço. O resto foi pé na estrada! Chegamos as 16:30h em Piranhas-Alagoas.
Quanto ao consumo a média geral ficou em torno de 11,5 km/l, já que na volta viemos um pouco mais rápido, pois como saímos mais tarde (6h) e não queríamos dirigir á noite, pisamos um pouco mais. Vale salientar que todo o percurso foi feito com o ar ligado nos 2 jeeps. Para se ter uma idéia, a diferença na volta até Salgueiro, foi de apenas 2 litros após 330km entre os Jeeps, e isso deu-se em virtude do Rafael vir na frente, de cara pro vento e ainda ter as travessas nos racks. Diferença insignificante e as médias foram de 11,6km/h e 12,4 km/l, respectivamente.
Resumindo, após percorremos nesta viagem mais de 2.250km, em um ritmo de bastante exigência do motor, principalmente em virtude das condições de temperatura (39ºC) e das estradas do nordeste, os nossos Jeepinhos não tiveram nenhum problema sequer, de aquecimento, de aderência, de perda de potência, etc.
Fomos à Piranhas-Alagoas, Canindé de São Francisco-Sergipe, Paulo Afonso-Bahia e tomamos aquele banho no Velho Chico para lavar a alma. Retornamos no domingo pelo mesmo caminho até Salgueiro-PE e depois cada um seguiu seu o caminho.
Próxima aventura o Vale do Jalapão! Até breve!
Abraço a todos!
P.S.: Se alguém tem dúvida recomendo esse Jeepinho! Tenho 56 anos e já tive umaa Cherroke Rubicon, TR4 e nenhum deles chega perto dele! Não me refiro aqui em relação a atoleiros brabos, pois ainda não testei, me refiro ao prazer de percorrer longos trechos com conforto e rapidez.