Reforma da caixa de direção - Parte 2
Desmontagem das partes internas
No pistão principal, usando uma ponta ou uma chave de fenda bem fina, retirar a junta clara de Teflon (secção quadrada). Em baixo dela tem mais um anel de vedação de borracha preta (secção circular – o-ring). Cuidado para não riscar a superfície do pistão com as ferramentas.
Anexo 542596
Com uma chave 3/8” desmontar os dois parafusos que segurem o tubo-ponte em qual circulem as esferas.
Anexo 542597Anexo 542598
Limpar tudo com kerozene, deixar secar, molhar bem as duas juntas novas com fluído de direção novo e as instalar no lugar, usando somente os dedos para não as estragar. A junta de Teflon é a mais difícil colocar porque não é elástica e precisa ficar plana na parte externa (secção quadrada). Por isto é melhor as instalar o mais cedo possível para elas ter tempo se recolher antes da montagem final.
Retirar o primeiro elemento na frente do conjunto do eixo, chamado thrust support assembly. Em volta dele tem um o-ring de borracha preta e na frente uma junta com, na parte interna, uma mola metálica. Retirar a junta puxando ela fora com uma chave de fenda. Dá para ver na segunda imagem o rolamento axial de agulha.
Anexo 542599Anexo 542600
Neste elemento não desmontável tem também, na parte traseira, um rolamento radial de agulha. Inspecionando a peça vi que uma das “borboletas” estava quebrada. Não entendo por quê, porque não tem esforço nelas. Não achei o pedaço faltando em nenhuma parte do circuito. A peça girando livremente sem travar, acredito que isso não prejudica o bom funcionamento da caixa, então usei assim mesmo.
Anexo 542601
Limpar o elemento com kerozene, secar, molhar bem as duas juntas novas com fluído de direção novo e as instalar no lugar. Para colocar a junta da frente usei um soquete de 25 mm para a empurrar, batendo nele com um martelo de borracha.
Anexo 542602
Separar do conjunto do eixo o parafuso sobre qual circulam as esferas. Anotam que atrás tem um o-ring marrom para a vedação.
Anexo 542603
Retirar do conjunto o pistão que é o corpo da válvula. Sobram um tubo que é a segunda metade da válvula que tem também um o-ring preto, e o eixo.
Anexo 542604Anexo 542605
Em volta do corpo de válvula têm três anéis de Teflon claro de secção quadrada e em baixo de cada um deles um o-ring marrom. Retirar todos eles, limpar a peça, secar, molhar as juntas novas e as colocar no lugar só com os dedos. Muito cuidado durante a instalação para não as estragar, especialmente as de Teflon porque o pistão tem vários relevos que dificultam a cada vez a colocação das juntas, lembrando que elas devem ficar planas na parte externa.
Anexo 542606
Remontagem das partes internas
Limpar as duas outras peças, trocar o o-ring e molhar as três peças com fluído novo para remontagem. Anotam que elas têm um dedo que se encaixa em um furo de uma das outras.
Anotam também a posição das peças do outro lado na terceira imagem, especialmente da marca circular no eixo. Se não está como na foto, é que as peças não estão bem encaixadas e não vão conseguir colocar corretamente a tampa rosqueada no corpo. Cuidado também ao manusear o conjunto, mantendo pressão nele para que as peças não se desencaixam.
Anexo 542607Anexo 542608Anexo 542609
Limpar o eixo de circulação das esferas, molhar o o-ring novo e colocar tudo na traseira do conjunto anterior, encaixando o dedo do primeiro na abertura no segundo. Não esquecer das arruelas e do rolamento radial, na ordem correta.
Anexo 542610
Limpar, por dentro e fora, o corpo da caixa de direção com kerozene. Limpar também o rolamento do braço pitman. Secar.
Molhar o rolamento do eixo do pitman com fluído e instalar com fluído as juntas, arruelas e trava. Usei um soquete de 32 mm para empurrar as juntas. Empurrar a primeira junta e arruelas de plástico e metálica até deixar livre o lugar em qual se encaixa o anel elástico bloqueador. A mola metálica da junta deve ficar do lado interno do corpo.
Anexo 542611Anexo 542612
Molhar de fluído o pistão principal e o inserir dentro do corpo da caixa, empurrando com o dedo de um lado e batendo com cuidado com um martelo de borracha do outro. Prestar atenção para que a junta de Teflon fique plana e não esteja pinçada.
Anexo 542613
Molhar com fluído e colocar o conjunto do eixo do outro lado, tomando cuidado às juntas de Teflon e para que as peças não se desencaixam. Instalar a tampa rosqueada, apertando ela por enquanto só à mão. Vão chegar perto do ponto que anotarem acima antes da desmontagem. Se ficar duro de parafusar mas que fica muito mais fora do corpo que estava no momento da desmontagem, quer dizer que as peças se desencaixaram. Tirar o conjunto fora e refazer a montagem delas.
Anexo 542614