Troca do núcleo do aquecedor (A/C heater core) e da bobina do evaporador (A/C evaporator core)
Parte 1: Desmontando o painel de instrumentos
Já fazia tempo que o núcleo do aquecedor (“A/C Heater Core”) estava vazando (post 398, p. 34) e aproveitei ter que fazer a troca do líquido de arrefecimento para trocar este radiador e aproveitar trocar também o “A/C Evaporator Core”, chamado de bobina do evaporador do ar-condicionado. Esta estava boa ainda, mas preferi fazer a troca logo porque, como vocês vão ver, dá trabalho desmontar tudo porque, para acessar nesses dois radiadores, tem que retirar o painel de instrumentos.
Para fazer o trabalho me referi ao seguinte vídeo no Youtube:
Worst Jeep Job Ever -- XJ Cherokee Heater Core
Ele não dá muitas informações, mas deu para perceber que não precisa desmontar tudo, como em muitos outros vídeos.
Para começar, após desconectar a bateria, é preciso desmontar os painéis da frente como indiquei no post #6, p.1 (em volta do rádio e comandos do A/C, em volta do painel acima do volante, em volta da coluna de direção, os protetores de joelhos, o porta-luvas (tem três parafusos em baixo), o painel superior mantido por clipes). Não é preciso desmontar o rádio, o painel de instrumentos em cima do volante, o air-bag passageiro nem os bancos dianteiros.
Abaixar a coluna de direção desmontando as duas porcas que a seguram na vertical (chave 13 mm).
Anexo 577002Anexo 577003Anexo 577004
Desmontar os dois primeiros parafusos que segurem o acabamento de plástico em baixo da entrada da porta, de cada lado. Desmontar a porca (chave 11 mm) que segura o acabamento em formato de “L” ao nível dos pês, de cada lado.
Anexo 577005Anexo 577006
Soltar por ~1 cm o parafuso (chave 13 mm) que segura de cada lado a parte inferior do painel de instrumentos.
Anexo 577007Anexo 577008
Retirar os quatro parafusos e duas porcas (chave 10 mm) que seguram a parte superior do painel de instrumentos. Tomem cuidado com o para-brisa.
Anexo 577009Anexo 577010
Desmontar o porta-luvas (3 parafusos em baixo) e desconectar os dois conetores (creme claro e verde). Podem também já retirar o relê do seu suporte, puxando-o para fora.
Anexo 577011
Retirar os quatro parafusos na parte superior que seguram a caixa preta do console central e depois os dois que ficam no fundo da mesma.
Anexo 577012Anexo 577013
Retirar o punho da alavanca de mudança de marchas, puxando-o para fora. Retirar os acabamentos em volta das alavancas de mudança de marchas e da caixa de transferência que estão só encaixados no console central. Retirar as lâmpadas que iluminam os indicadores.
Anexo 577014Anexo 577015
Tem ainda dois parafusos que seguram o console central abaixo desses acabamentos. Retirar o console central e o duto que traz o ar para os passageiros traseiros.
Desmontar as quatro porcas (chave 13 mm) que seguram o cavalete suportando a parte central inferior do painel de instrumentos.
Anexo 577016
Desparafusar os parafusos (chave 10 mm – eles ficam presos aos conetores) que seguram os dois grandes conetores que ficam à esquerda dos pés do motorista e que são de acesso difícil.
Anexo 577017Anexo 577018
Puxar a parte inferior do painel de instrumento para liberá-lo dos dois parafusos parcialmente desparafusados e depois puxar a parte superior um pouco para cima para liberá-lo. Afastar o lado passageiro e desconectar o conetor da antena do rádio.
Afastar o painel o tanto que puder, apoiando o lado direito sobre o banco passageiro.
Anexo 577019Anexo 577020