Postado originalmente por
Erg-Bsb
Sim, é do tipo com escorregamento limitado (é assim que se fala?), ou seja, Limited Slip Differential (LSD), equivalente ao Eaton TrueTrac. Não é blocante total tipo Spartan ou aqueles acionados, mas limita o deslizamento entre as rodas do mesmo eixo. Se uma roda ficar no ar é possível que ela pega toda a força da transmissão, ao contrário dos blocantes citados acima. Neste caso é só aplicar um pouco de freio para dar um atrito naquela roda que o LSD vai entrar em ação e obrigar a roda no chão a rodar também.
É fácil saber se tem este tipo de diferencial ao abrir a tampa: a parte dele à direita (nas suas fotos) é quadrada, à diferencia dos diferenciais abertos, sem blocante nenhum, bastante comuns nos EUA, que é oval.
Em fato, tenho que dar uma acalmada nas trilhas: após a última comecei a ouvir um ronco na traseira, tipo “waooo, waooo, waooo” que aumenta de frequência com a velocidade. Há meses que ouço na traseira direita um barulho de peça solta, como se faltasse uma bucha no amortecedor ou no feixe de molas, isso somente quando faço uma curva fechada para a direita, aliviando essa roda. Procurei várias vezes e nunca vi nada de anormal nem solto.
Essa semana fiz também a troca do óleo dos diferenciais e aproveitei para levantar a traseira toda. Girei, puxei, empurrei, sacudi aquela roda e nada. Girei o eixo de transmissão na entrada do diferencial até ouvir ao nível do tambor, em uma posição específica da roda e cada vez na mesma, um barulho leve de metal raspando contra metal. Aha! Achei! Tirei a roda e o tambor e... tudo normal aí dentro, sem vazamento. Então deve ser o rolamento. Vou trocar eles e ver se os dois barulhos somem. Mais notícias sobre isto em breve.
Tenho também vários outros probleminhas a resolver.
Aliás, pode me fazer um favor? Pode ver se no seu XJ o pequeno eixo na saída traseira da CT (o “slip yoke”, logo depois da sanfona de borracha) tem folga radial (sacudindo ele por cima/baixo e pelas laterais) e em rotação (girando ele de um sentido para o outro)? Tem que colocar a CT em “N” para testar.
Acho que o meu tem folga demais e duvido que isso esteja normal. É possível que o tranco que sinto quando engato em “D” (e somente nesta posição, parado) venha de lá, mas tenho que fazer mais verificações. Não vi folga nas cruzetas.