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  • #217
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    Reforma do Trac-Lok: informação

    Quem estiver com o bolso apertado ou não tiver paciência para colocar um TrueTrac da Eaton, dá para reformar o Trac-Lok original, trocando só os discos gastos, por aproximadamente 100 US$ (preço na loja).

    Quem tem (busca rápida):
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #218
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    Citação Postado originalmente por Erg-Bsb Ver Post
    Sim, é do tipo com escorregamento limitado (é assim que se fala?), ou seja, Limited Slip Differential (LSD), equivalente ao Eaton TrueTrac. Não é blocante total tipo Spartan ou aqueles acionados, mas limita o deslizamento entre as rodas do mesmo eixo. Se uma roda ficar no ar é possível que ela pega toda a força da transmissão, ao contrário dos blocantes citados acima. Neste caso é só aplicar um pouco de freio para dar um atrito naquela roda que o LSD vai entrar em ação e obrigar a roda no chão a rodar também.
    É fácil saber se tem este tipo de diferencial ao abrir a tampa: a parte dele à direita (nas suas fotos) é quadrada, à diferencia dos diferenciais abertos, sem blocante nenhum, bastante comuns nos EUA, que é oval.

    Em fato, tenho que dar uma acalmada nas trilhas: após a última comecei a ouvir um ronco na traseira, tipo “waooo, waooo, waooo” que aumenta de frequência com a velocidade. Há meses que ouço na traseira direita um barulho de peça solta, como se faltasse uma bucha no amortecedor ou no feixe de molas, isso somente quando faço uma curva fechada para a direita, aliviando essa roda. Procurei várias vezes e nunca vi nada de anormal nem solto.

    Essa semana fiz também a troca do óleo dos diferenciais e aproveitei para levantar a traseira toda. Girei, puxei, empurrei, sacudi aquela roda e nada. Girei o eixo de transmissão na entrada do diferencial até ouvir ao nível do tambor, em uma posição específica da roda e cada vez na mesma, um barulho leve de metal raspando contra metal. Aha! Achei! Tirei a roda e o tambor e... tudo normal aí dentro, sem vazamento. Então deve ser o rolamento. Vou trocar eles e ver se os dois barulhos somem. Mais notícias sobre isto em breve.

    Tenho também vários outros probleminhas a resolver.

    Aliás, pode me fazer um favor? Pode ver se no seu XJ o pequeno eixo na saída traseira da CT (o “slip yoke”, logo depois da sanfona de borracha) tem folga radial (sacudindo ele por cima/baixo e pelas laterais) e em rotação (girando ele de um sentido para o outro)? Tem que colocar a CT em “N” para testar.
    Acho que o meu tem folga demais e duvido que isso esteja normal. É possível que o tranco que sinto quando engato em “D” (e somente nesta posição, parado) venha de lá, mas tenho que fazer mais verificações. Não vi folga nas cruzetas.
    Erg,

    Desculpe a demora estive muito atarefado esses dias e nem vi o post com sua pergunta, amanhã pela manhã vou dar uma checada nisso para vc tb.
    Mas a minha tb dá tranco quando engato D, creio ser normal, a do meu amigo tb faz isso. E a minha passa as marchas de forma bem, mas bem suave enquanto estou andando.

    Em breve te respondo.

    Abraço
    Chrysler Cherokee Sport 98 - Original

  • #219
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    Citação Postado originalmente por rogerio_zx Ver Post
    Fiz minha primeira trilha nesse fds com a XJ (antes só tinha feito passeios, caminhos mais dificeis até cachoeiras e tal) e estou até agora impressionado com a força do conjunto. Isso porque na trilha tinha Troller, TR4, L200, Bandeirantes, Jimny, e tal então deu pra comparar o comportamento da XJ com os outros veículo, em vários momentos eu via os outros carros passando com algum tipo de dificuldade e a XJ parecia que estava subindo rampa de estacionamento do shopping.
    E também ouvir dos outros donos de outros tipos de VTR "Ohhhh", "Caramba!!!", "Esse carro é brincadeira", "Vc tá de sacanagem com esse carro", "Vc tá acelerando pra subir esse barranco ou tá so na marcha lenta?"... isso tudo não tem preço.

    Sobre o LSD, não sei se foi ele, mas uma unica vez num subida de barranco alto e bem inclinado e com piso totalmente irregular, com valas, a XJ ficou no meio do barranco tracionando em vão. Eu ia ter que deixar descer aí lembrei da dica da freio e dei uma catudinha no freio e a XJ começou a andar e foi subindo.

    A XJ é demais.
    Rogério,

    A XJ é bruta mesmo, os caras tem raiva de mim quando falo que Troller não chega perto, de fato o Troller é um puta carro, mas tenho um vídeo que vou tentar postar que nessa subida, willys não foi, troller foi na 3 tentativa e o resto nem tentou.
    https://www.facebook.com/video.php?v...mp;pnref=story
    Chrysler Cherokee Sport 98 - Original

  • #220
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    Citação Postado originalmente por Erg-Bsb Ver Post
    Péssimas notícias: meu XJ está na UTI

    Conclusão do laudo pericial: diferencial

    Mais notícias em breve com um (infeliz) novo artígo.
    Que má notícia, nos conte logo o que está acontecendo!!!

    Sds
    Chrysler Cherokee Sport 98 - Original

  • #221
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    Citação Postado originalmente por apicolis Ver Post
    Mas a minha tb dá tranco quando engato D, creio ser normal, a do meu amigo tb faz isso. E a minha passa as marchas de forma bem, mas bem suave enquanto estou andando.
    Prestei mais atenção, fazendo testes, e notei que apertando bem o pé no freio ao engatar em "D", o tranco é bem menor mesmo. Vou tentar analizar isso se for possível. Agora não, não tenho cabeça para isto.

    Que bom que seu câmbio esteja em todos os casos suave! Gostaria que fosse igual no meu. Infelizmente após ter visto todas aquelas raspas dentro da panela na troca do óleo, já sei que vou precisar fazer uma cirurgia drástica nele. Do outro lado, é possivel que aquele tranco que sinto na troca 1>2 esteja só um problema de acumulador ou no corpo das válvulas (raspas dentro?), sabendo que são esses que mandam no jeito de passar as marchas.
    De qualquer jeito, sei que não posso deixar navegar aquelas raspas dentro do circuito a longo prazo.

    Peças encomendadas. Tem que deixar o tempo elas chegar, eu montar e depois escrever o artigo.

    Abraço a todos.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #222
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    boa tarde Erg

    tenho uma XJ 97/98... equipada com pneus 33x12,5r15, relação coroa/pinhão original... estou tendo problemas constantes de temperatura... li a parte do seu artigo que fala sobre essa questao, e igual a oq esta descrito no artigo ja havia trocado a bomba d´água, mangueiras e limpeza e manutencao do radiador original. porém o problema continua... alguma dica?

  • #223
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    Boa noite meyko e bem-vindo no fórum!
    Mais uma vez eu aviso que não sou mecânico, então minhas dicas valem o que valem.

    Em quais condições de trânsito tem problemas? Principalmente em velocidade baixa/acelerando e freando/trânsito pesado ou também na estrada em velocidade mais alta (80-100 km/h)? Se for o primeiro caso, diria que é muito provável que usar pneus 33” com a relação original de 3,55:1 se for automática, enquanto deveria usar 4,56:1 para este tamanho vai forçar mais o motor que consequentemente vai aquecer com mais facilidade.

    1. O radiador tem mais de 15 anos de bons serviços. Mesmo com a limpeza, será que não está parcialmente entupido?
    2. Está usando líquido de arrefecimento de boa qualidade (de marca)? Na diluição certa (50/50)?
    3. A válvula termostática (cebolinha) está no lugar, em bom estado e de tipo 195°F (valor original) ou 180°F? Vários companheiros aqui do fórum já falaram que a falta da válvula faz aquecer o motor muito mais.
    4. A polia viscosa da ventoinha mecânica está em bom estado, girando com força, sem deslizar, quando o motor estiver quente?
    5. A frente do radiador do AC está limpo? Colocou coisas que possam limitar o fluxo do ar (faróis de milha, guincho)?

    Fora disto e visto o que já trocou, acho só se for problema limitando o fluxo do líquido de arrefecimento dentro do motor, mas escreveu que limpo o circuito.
    Boa sorte e dá retorno se resolver.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #224
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    Erg,

    Entrei em baixo da minha Cherokee ontem e mexi nos diferenciais com a CT em Neutro e o Cambio tb. Nenhum apresentou folga axial ou radial, somente uma leve folga no sentido de giro, mas bem leve mesmo.

    Agora, não entendi uma coisa, num post anterior vc disse que seu problema era diferencial, agora no post mais acima disse que era cambio, qual é o problema real?


    Abraço
    Chrysler Cherokee Sport 98 - Original

  • #225
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    Obrigado pelo retorno de informações apicolis.

    O carro está parado desde a semana passada quando abri novamente o dif traseiro e vi que um dos rolamentos estava estragado.

    O problema do câmbio é outro, independente, e não me impediu andar com o carro. Só que sei vou ter que fazer uma reforma nele para puder viajar longe com a mente tranquila.
    Abç
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #226
    Erg, trocar o oleo do diferencial dá pra fazer em casa?

    E aproveitando que vc que tá mexendo no cambio e diferencial, talvez me dê uma dica: depois de um trilha média com alguns lamacais, subidas e tal, reparei que alguma coisa dá uma leve vibrada ao sair com o carro da imobilidade. É um grrrruuuu que ocorre sempre que tem um pequeno esforço, tipo se eu arranco pouquinho mais forte do sinal, ou se é na subida da garagem, que não é arrancada mas é um pouco inclinada então dá uma forçada.
    Essa vibração ocorre por uns instantes, tipo 2~3 segundos, sinto que logo assim que começa a diminuir o esforço a vibração acaba.

    abç
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #227
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    Sim, é bem tranquilo trocar o óleo dos diferenciais, só tem aproximadamente 1,5 litro dentro. Só tem que lembrar não tirar completamente o parafuso de cima: assim quando a tampa se soltar ela não cai no balde. O mais chato é limpar a junta grudada, é por isto que uso agora juntas reaproveitáveis. Recomendo ter uma seringa de 500 ml para encher os diferenciais porque tem pouco espaço para usar um funil.

    Se você ouvir este barulho só em esforço e mesmo um tempão após a trilha, provavelmente não é mais sujeira dentro dos tambores. Pelo fato que precisa de esforço para acontecer, ainda mais por ser acompanhado de vibrações, diria que pode vir da parte da transmissão (o eixo cardan). Diria que a geometria do conjunto está mudando, fazendo que o conjunto motor-CA-CT não esteja mais alinhado com o diferencial.
    - Conjunto motor-CA-CT se movendo demais: um dos três coxins cansado?
    - Eixo traseiro se movendo demais: feixe de molas muito cansado? Buchas estragadas?
    - Um problema nas cruzetas?
    Não me lembro: seu carro tem lift?
    São só suposições, mas acho bom começar a investigação por aí já que é mais fácil. Gosto de usar nesses casos uma webcam ligada com extensão ao laptop, é bem prático para ver o que acontece em baixo do carro quando anda.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #228
    Valeu pelas suas dicas, confesso que fiquei até mais tranquilo com suas suposiçoes, estava com medo de ser coisa mais grave.
    Vou começar por esses itens.

    Meu carro tem lift sim (3"). No inicio, assim que fiz o lifit o eixo vibrava entre 40km e 60km por causa do angulo da CT. Parecia um vibrador gigante!!! Resolvi completamente colocando um calço pra rebaixar a CT. Mas era uma vibração diferente desse agora, eu sentia só a vibração, e o agora escuto mais um ronco, um rosronar, do que a vibração em si.

    Valeu pelas dicas!!

    abração!!!
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

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