Ai galera.... Vou alongar mais um pouco o topico....
Isso ja aconteceu com outros colegas... Mas comigo aconteceu neste fim de semana, e me deixou preocupado
Quebrou a barra do setor (aquela cromada que entra e sai da cx) justamente no parafuso mais proximo da cx...
E ainda bem que estava em local seguro pois percebi que ja havia trincas no local
Ficam as duvidas...
1- sera que ja estava quebrando quando adquirida no famoso ferro velho
2-caso seja um ponto fraco, como reforça-lo Nao gostaria de mudar toda a instalaçao para usar outra cx.... Mas quem nao quer segurança...
3-esta cx era do santana... Existe outra mais forte com menor mudança na instalaçao
Galera,
Olha só essa maneira de instalar a cx de santana... Está assim em um CJ3B de um consultor aqui na empresa, com seus suportes presos diretamente no eixo!
Tá, ele resolveu o problema das barras de direção quando a suspensão trabalha, mas não sei quais outros problemas podem ocorrer devido a esta montagem (cx muito baixa, por exemplo).
IMHO, esta caixa não foi projetada para trabalhar junto com a suspensão, e não sei como será a durabilidade da ligação coluna/caixa (que não vi, mas segundo o dono permite um movimento axial (como os cardãs da transmissão).
Ainda no caso dele, o extremo fixo da caixa está pegando no amortecedor dianteiro esquerdo.
pergunta de leigo: quando vcs falam caixa de gol, santana, passat, etc.
1º leia-se SETOR (como um todo)?
2º a caixa seria de algum carro com ano especifico (ex. gol so ano 85..)
3º tem umas fotos ai pra cima (jeep vermelho) q parece q a barra q liga uma roda a outra ta MUITO perto do feixo de molas = se a suspensao der uma porrada muito forte (buraco ou quebra molas) nao corre o risco de ferrar a barra?
4º qual o grau d dificuldade para um leigo + semi-leigo (eheheh) instalar uma caixa VW numa jeepeira?
qualquer ano desde que esteja em condições de uso
modelo santana ou gol
a adaptacao dela em um CJ5 eh facil? sim desde que vc se mostre apto a fazer soldas e cortes em chaparia e entenda um pouco de mecanica .obs se vc voltar umas 25 paginas e começar a ler este tópico vc tera respostas incriveis sobre esta adaptação de direção . mas se quiser perguntar algo mais fique a vontade .
com relação ao meu sistema,utilizando caixa de passat,conforme fotos acima,e que talvez seja uma das dúvidas do colega;esta plenamente atualizado ,com relação aos problemas que tive com a coluna direção,e tudo que devia ser feito e testado foi feito,por isso qualquer dúvida com relação à esta específica instalação,Sistema do passat(nacional),é só perguntar que envio todo e qualquer detalhe que possa ajudar.
Com relação ao feixe pegar na barra,funciona mais ou menos assim,como na simulação,a parte de cima desce sobre o eixo,caso o solo empurre o carro ,e o feixe abre-se afastando-se da barra