blz, então procure ser mais óbvio nas suas perguntas para que quem tiver afim de responder possa ajudar nas suas dúvidas.Citação:
Postado originalmente por cristiano.attie
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blz, então procure ser mais óbvio nas suas perguntas para que quem tiver afim de responder possa ajudar nas suas dúvidas.Citação:
Postado originalmente por cristiano.attie
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Só para animar a galera aqui vai uma foto do CJ do Magrão aqui do RJ com SPOA basico, sem CV, sem vibrações e com os feixes originais.
Abraços,
Sandro Tannuri,
Putz, ficou irado :!: :!:
Os pneus são 35 :?:
Esse Magrão é aqui do fórum? Queria pegar umas idéias com ele.
1 abraço.
Os pneus são ou melhor eram Swampers 36", são do Dennis hoje.
O Magrão le o forum de vez em quando mas esta sem teclado então não consegue escrever. :lol:
Eu que montei a suspensão então pode mandar as perguntas.
Abraços,
O topico fala de jumelos revolver e SPOA... estou discutindo as vantagens e desvantagens de cada um... só isso...Citação:
Postado originalmente por Jipeiro_RR
SPOA básico (Ajuda ae Sandro)
- Troca de amortecedores
- Girar a bola ?
- Aumentar os flexiveis
:arrow: Vantagens
- Ganho de altura
- Pode colocar pneus maiores
- Aumento do curso da suspensao
- ??
:arrow: Desvantagens
- O jeep fica instavel fora de trilha, tendo que colocar barras estabilizadoras.
- ??
Jumelos Revolver
- Troca de amortecedores
- Aumentar os flexiveis
- ??
:arrow: Vantagens
- Aumento de curso de suspensao
- ??
:arrow: Desvantagens
- Nao ganha altura como SPOA
- O jeep fica na altura original
- Tambem fica instavel
- ??
Tudo isso se trata de instalacoes basicas, nada profissional... tambem gostaria de saber qual deles fica mais barato.
Sandro, Tem como fazer uma lista de servicos e pecas a serem trocadas num SPOA basico ? Nesse do Magrao teve que girar a bola ?
Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
ótimo, só pra tirar algumas dúvidas pois estarei spoando meu Jeep esses dias. Desculpe se as perguntas forem idiotas :oops:
os eixos são originais do CJ :?:
Se forem, meu medo é só quanto à estabilidade em trechos on-road :?:
Os feixes são novos :?:
Obrigado.
O Magrão passou extamente pelas mesmas duvidas, ele queria gastar o minimo possivel e ter uma suspensão decente tanto em flexibilidade quanto em estabilidade.
As perguntas que fiz para especificar o que fazer foram:
1) Que pneu vai usar?
A resposta a esta pergunta muda a cada 3 meses, no inicio um 33" parece enorme ate voce ver como o 35" é legal. Depois a coisa evolui ate o limite do seu orçamento, no caso dele havia uma oportunidade batendo na porta com os TSLs 36" que eu estava substituindo pelos Iroks 39,5".
Para pneus menores que 35" o SPOA e trabalho a toa.
2) Quanta estabilidade quer?
Parece idiota esta pergunta mas tem gente que só quer passear na cidade com o Jeep alto e bonito, neste caso não é necessario aumentar a largura dos eixos mas se você quer fazer trilha de verdade então convem trocar os estreitos eixos originais do CJ por um par de F75. Atenção, o eixo traseiro tem variações tanto de largura quanto da posição da bola, os de F75 4x4 são mais largos e tem a bola deslocada para a direita. Esses são os melhores. Os dianteiros são iguais na Rural e F75 e vão precisar de espaçadores para ficar na mesma largura.
3) Quanto curso de suspensão quer?
Aqui a resposta parece obvia, o maximo. Para obter o maximo de curso voce vai precisar aumentar o investimento. As maneiras mais faceis são usar molas mais macias e jumelos articulados ou revolver. Estes artificios trazem problemas como enpeno de molas e quebras de cardan por causa do famoso "axle wrap". Para evitar isso tem que instalar barras de tração, mas cuidado por que barras mal projetadas ou mal feitas diminuem o curso ou quebram na trilha por causarem travamento no trabalho da suspensão.
4) Quanto quer gastar?
Esta ultima é a mais facil, o minimo!!
Então se quer gastar o minimo aqui vai a receita.
Traseira:
* Eixo F75.
* Molas originais novas.
* Suportes das molas soldados depois do Jeep estar pronto, no chão e com os angulos de cruzetas acertados (ver figura do cardan no final).
* Flexivel, batentes e amortecedores acertados em teste pratico em rampa, empilhadeira ou outro artificio para flexionar a suspensão ao maximo.
Dianteira:
* Eixo Rural/F75.
* Molas originais novas.
* Espaçadores para acertar largura com a traseira.
* Bola girada soltando as soldas que emendam os tubos proximo aos munhões, suportes das molas e emenda dos tubos soldados depois do Jeep estar pronto, no chão, com angulos de cruzetas acertados (ver figura do cardan no final) e caster entre 1 e 5 graus.
* Flexivel, batentes e amortecedores acertados em teste pratico em rampa, empilhadeira ou outro artificio para flexionar a suspensão ao maximo
* Direção usando barra unica saindo do chifre (original) ou pitman (caixa de direção na frente) para uma gambi (bem feita, se e que isso existe) de munhão no lado direito e outra barra ligando as gambis dos dois munhões. Na hora de determinar a posição dos furos para as barras observe o curso da direção para não ficar com curso de menos ou ter que fazer força demais.
Durante os varios testes de rampa ou assemelhado verifique:
* Pontos de contato entre peças durante ciclo da suspensão
* Comprimento dos flexiveis e amortecedores
* Estrias dos cardans
* Qualquer outra fonte de dores de cabeça na trilha.
Com certeza esqueci algo aqui, portanto verifique varias vezes o que estiver fazendo e se sentir necessidade de cuidar de alguma coisa que não esta escrita aqui escreva perguntando, não va fazer m.erda por que a sua segurança e de outros esta em jogo.
Alem disso e importante saber que a partir dai pode-se evoluir a suspensão com:
Molas mais compridas, maior separação entre os eixos, molas mais macias, barras de tração, jumelos articulados ou revolver, links e coilovers , :lol: ... desculpe exagerei.
Boa sorte!!
Abraços,
Sandro belo artigo!!! espero que ele vire referência. (só falta agora escrever um artigo de como usar o botão <pesquisa> :lol: :lol: )
X,Citação:
Postado originalmente por Alexandre X
Estou em casa como babá de gravida, isso tem me dado tempo e paciência para escrever.
Vou começar agora mesmo o artigo sobre o botão pesquisa. :lol:
Abraços,
Eu sei como é isso... mas finalmente o moleque nasceu agora no carnaval.Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
Belo texto Sandro! obrigado...
So faltou acrescentar quais amortecedores sao indicados para essa suspensao.
Tem algum desenho ou foto do posicionamento das barras da direção para aguentar esse curso da suspensão ?