Citação:
Postado originalmente por Marcio Vargas
Para a tristeza de muitos, podem ser necessárias as duas coisas, girar a bola e também uma junta CV. Alias, para eliminar totalmente a vibração, é obrigatório fazer as duas coisas.
Como estou sem muito o que fazer e de bom humor, vou entrar em detalhes........... :wink:
A primeira coisa que tem que entender é como funciona uma cruzeta. Muitos acham que é nada mais que um dispositivo de transmitir rotação em ângulo. E realmente, é isso que faz. Porém, a velocidade desta rotação não é constante entre a entrada e a saída da cruzeta. Ou seja, mesmo tendo uma velocidade constante na t-case, o eixo cardan gira em velocidade oscilante, seguindo uma curva sinusiodal. A lógica diz que vai vibrar, certo?!? Iria vibrar mesmo, se não fosse a outra cruzeta lá na fucinha do diferencial, trabalhando no mesmo ângulo. E esta cruzeta oscila também, no mesmo rítimo que a outra. Resultado: as oscilações se cancelam, eliminando a vibração.......
Agora, vamos pensar no que acontece quando levanta o jipe. Teoricamente nada, pois os ângulos continuem iguais nas duas cruzetas. Porém, estes ângulos se tornam tão acentuados que passa o limte de movimento da cruzeta. A variação de velicidade fica tão grande que a vibração do próprio tubo do cardan aparece. Daí, o mané pensa, "vou girar a bola deste diferencial para diminuir o ângulo das cruzetas." Beleza, melhorou uma coisa e piorou outro. Agora, os ângulos das duas cruzetas não são os mesmos e o treco vibra para ca.ra.lho........ :roll:
Sem falar do caster tudo ferrado, mas isso já é outra história.....
Então como resolver?? O certo, certo mesmo é de girar a bola do diferencial para que a fucinha aponta diretamente para a saída da t-case e de instalar um cardan com junta CV numa ponta (da t-case) e uma cruzeta simples na outra ponta. Assim, as duas cruzetas da CV trabalham em conjunto, cancelando as vibrações uma da outra e a cruzeta simples fica alí quietinho, trabalhando sem ângulo........
Entendeu?!?
Abraços,