JEEP não é investimento financeiro.
O fato é que gastamos dinheiro, paciência e perdemos noites de sono pela simples satisfação de ver um sonho se tornando realidade.
No meu caso, por exemplo, o Jeep está na família desde zero kms. Eu aprendi a dirigir nele, com 14 anos de idade e na época meu sonho era deixá-lo bonito e preparado pra pegar umas trilhas com os amigos.
Quando completei 20 anos meu pai me deu o Jeep, completamente original e comecei as mudaças, que foram sendo feitas aos poucos, pois a grana não vinha fácil:
-Instalação de um motor de Opala 4 cc totalmente retificado e preparado.
-Intalação de câmbio Clark 4 marchas 260F
-Instalação de direção hidráulica com colona de direção escamoteável.
-Instalação de freios à disco (SBD) nas 4 rodas assistidos por hidrovácuo.
-Alteração da suspensão para SPOA, utilizando molas de Toyota.
-Instalação de Hi Steer Ensimec e barra de direção heavy dutty com terminais agrícolas.
-Substituição dos amortecedores por modelos pressurizados Turbogas.
-Instalação de buchas (entre chassis e lata) e 1,5 polegadas.
-Instalação de kit T-Rex Bone Ensimec 100% flutuante no eixo traseiro.
-Isntalação de roda livre manual avm no eixo dianteiro.
-Instalação de gaiola de proteção, bancos concha e cintos de 4 pontos.
-Instalação de guincho Work 11.000lbs
-Alteração no esquema elétrico, adotando alternador de 120amp e bateria de 100amp.
-Alteração de entrada de fluxo de ar para o motor, sendo a tomada por trás do painél.
-Instalação de rodas 15 polegadas com off set bem pra fora.
-Instalação de pneus 33 polegadas por 12,5 Goodyear MTR Wrangler.
Se fosse por isso tudo na ponta do lápis já teria endoidado.
Mas como eu disse, Jeep não é investimento financeiro. Eu nunca vou vender esse carro e espero que um dia meus filhos cuidem dele da mesma forma que eu cuido.
Não existem limites quando o assunto é preparação para um Jeep, mas pra deixá-lo apto a trilhas leves e médias, acredito que uns 10.000 pra se dividir entre pneus, guincho e um kit de freio a disco para o eixo da frente já seja um bom início.
Se quiser um monstro (como alguns aqui da galera do Fórum) prepare-se para desembolsar 60, 70, 90 mil...mas garanto pra vc que vc vai se divertir pra cacete com o Jeep estando ele com 10.000 ou 100.000 em preparações e acesórios.
O esquema e dar o passo do tamanho da perna (pra não entrar em uma fria) e com calma ir deixando o menino do jeito que vc sempre quis.
Boa sorte!
Finalmente ficou pronto!!!
Bom pessoal, acho que o Jeep ficou pronto.
Saí com ele da oficina na quinta feira passada, o acelerador estava enroscando, voltei lá na sexta e a base do carburador foi retificada. Estava com folga no eixo da borboleta. Ficou bom!
Na sexta à tarde fui até Campinas e comprei 5 rodas modulares 16X6 e no sábado de manhã montei os pneus e rodas novos. Ficou lindo.
No domingo fomos para a chácara da família e todo mundo quis andar de Jeep. Foi a maior festa. Tem um barranquinho de mais ou menos 3 metros de altura e uns 45º a 50º de inclinação. Eu tentei subir em 4X4 reduzida, sem embalo. Ele subiu, mas quando a roda dianteira alcançou a parte reta, em cima, começou a patinar e eu tive que voltar de ré, freiando. Escapou o candan dianteiro. Amarramos com arame no chassi para poder andar em 4X2 mesmo. Hoje ele deve voltar para a oficina, mas agora é rápido.
Bom, se não dá para subir, vamos descer. Descemos o barranco e foi muito legal.
Inconformado, o namorado da minha filha queria subir o barranco em 4X2 mesmo, e não é que ele conseguiu. No embalo subiu fácil, em 1ª simples.
Vejam alguns vídeos.
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=OlOdciLt-fM]YouTube - Betinho descendo o barranco na chácara com o Jeep[/ame][/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=pnewnwqull8]YouTube - Paulo descendo o barranco com o Jeep[/ame][/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=-g5jBapXyg8]YouTube - Jeep Roberto subindo[/ame][/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=FMVIrFevPSA]YouTube - Paulo subindo o barranco na chácara da familia com o Jeep[/ame][/URL]
Eu tirei algumas fotos também. Quinta feira eu posto as fotos.
Depois vou fazer as contas e posto o custo final aqui.