Maravilha Jacimar,
Vou procurar uma dessas válvulas "corta fogo" e tentar fazer a instalação final de semana que vem.
Com as fotos ficou extremamente claro a instalação e como o ar deve circular.
Maravilha Jacimar,
Vou procurar uma dessas válvulas "corta fogo" e tentar fazer a instalação final de semana que vem.
Com as fotos ficou extremamente claro a instalação e como o ar deve circular.
Obrigado
Olá prezado ! achei uma ilustração da válvula desmontada, um abraço !
jah comprei a valvula tbem e a tampa do cht, espero instalar nesse finde... soh uma pergunta, as manguerias precisam ser de algum tipo especifico? ainda n comprei pois estou com essa dúvida.....
e se realmente acabar com o cheiro de oleo vo ateh leva a namorada pra passear... hahahhaahha
vlw!!!
Ontem comprei uma valvula anti-chama de carros FIAT pois além de não achar a de Opala (Metal), a dos CHTs tem 3 conexões.
O que pude perceber é que a restrição criada pela valvula para a passagem de ar é muito pequena! Olhando pela entrada e saida, ela parece ter uma palha de aço embolada la dentro, algo bem simples.
Para restringir um pouco mais, coloquei uma arruela de menor diametro o que melhorou um pouco a marcha lenta que tinha ficado um pouco alta.
Como não queria furar e soldar uma saida na tampa de valvulas do BF 161, liguei a mangueira diretamente no respiro de óleo original do motor, aquele tubo metalico perto da bomba de gasolina/ coletor de escapamento. Parece que tudo funcionou bem, percebi que o ar estava sendo puxado pela tampa superior de óleo do motor, circulava, saia pelo respiro lateral, passava na valvula anti-chama e era puxado pelo coletor de admissão.
Vamos ver se o cheiro diminui.
Abraços
Não entendo porquê vocês estão colocando válvula antichama e querendo fazer a ligação no pé do carburador? O vácuo no pé do carburador é muito grande, e corre o risco de sugar sujeira ou até agua para dentro do motor pela gaxeta do virabrequim, ou alguma tampa mal vedada.
Toca duas mangueiras de borracha com malha de pano externa, uma da tampa de válv. esc. e outra da tampa dás válv. de admissão direto entre o filtro de ar / boca do carburador.
Pronto, vai succionar os gases internos do motor sem grande depressão no sistema e não vai alterar a lenta ou dar problemas.
No pé do carburador do BF, abaixo da borboleta do acelerador, só se ligam as mangueira para o avanço do distribuidor e sistema de freio com hidrovácuo (adaptado).
Não entendo porquê vocês estão colocando válvula antichama e querendo fazer a ligação no pé do carburador? O vácuo no pé do carburador é muito grande, e corre o risco de sugar sujeira ou até agua para dentro do motor pela gaxeta do virabrequim, ou alguma tampa mal vedada.
Toca duas mangueiras de borracha com malha de pano externa, uma da tampa de válv. esc. e outra da tampa dás válv. de admissão direto entre o filtro de ar / boca do carburador.
Pronto, vai succionar os gases internos do motor sem grande depressão no sistema e não vai alterar a lenta ou dar problemas.
No pé do carburador do BF, abaixo da borboleta do acelerador, só se ligam as mangueira para o avanço do distribuidor e sistema de freio com hidrovácuo (adaptado).
Bom dia prezado ! acho que é por isso que existe a válvula controladora, justamente para regular a sucção, estou com dúvida se o chamado filtro anti chama e a válvula controladora são a mesma coisa um abraço !
Em tempo : Acredito que a sucção é feita abaixo do carburador justamente para minimizar a quantidade de vapor de óleo, que poderia agarrar na borboleta, difusor e inclusive entrar na tomada de vácuo do avanço.
Oi Rafa,
Essa opção de ligar na entrada do carburador/filtro de ar, foi o que tinha pensado inicialmente, mas conversando com o pessoal me aconselharam ligar depois da borboleta do carburador (logo imaginei no coletor de admissão).
Por enquanto não coloquei meu sisteminha pra funcionar pois precisava de mais uma conexão no coletro (realmente so tenho a do avanço e a do hidrovácuo). Vou tentar ligar no filtro de ar e ver se funciona.
Bom dia Jacimar, lembro que em vários carros que já tive, a entrada foi sempre antes da boca do carburador ou TBI.
O que se vê normalmente é o respiro do tanque de combustível conectado após a TBI nos injetados, mas para isso tem uma válvula solenóide controlada pela ECU que fornece pequenos pulsos liberando a pressão dos vapores da gasolina devolta para o motor.
Não lembro na linha GM e Ford, mas na VW e Fiat sempre observei a entrada na mangueira ou tampa do filtro de ar...
Se vc colocar qualquer coisa abaixo do pé, aumenta o risco de ficar sem freio (carros com servo) caso ocorra algum problema com a mangueira de respiro, fora que não pode ser qualquer mangueira ali, tem suportar vácuo e ter uma boa rigidez para não fechar a passagem.
Vc comentou sobre encrustar a borboleta, mas eu deixei por uns 5 anos uma mangueira direta entre a tampa do cabeçote e topo do carburador sem problemas. Depois arranquei fora pq a mangueira apodreceu...
Abçs
Oi Rafa,
Essa opção de ligar na entrada do carburador/filtro de ar, foi o que tinha pensado inicialmente, mas conversando com o pessoal me aconselharam ligar depois da borboleta do carburador (logo imaginei no coletor de admissão).
Por enquanto não coloquei meu sisteminha pra funcionar pois precisava de mais uma conexão no coletro (realmente so tenho a do avanço e a do hidrovácuo). Vou tentar ligar no filtro de ar e ver se funciona.
Abraços
Pois é amigo, como vc tem hidrovácuo, é mais seguro vc colocar acima da borboleta do acelerador, fora que no pé do carburador temos a regulagem da mistura para a lenta, e se vc colocar uma entrada de ar falso ali, vai complicar sua lenta.
rapaziada, to acompanhando ai a conversa e tal e jah comprei o valvula do cht... soh tenho uma duvida... meu sistema n tem hidrovacuo, eh o original msm, eu instalo em qual local, no pé do filtro de ar antes do carburador mesmo?? soh to querendo tirar essa duvida pra jah instalar isso nesse finde...
vlw!!
rapaziada, to acompanhando ai a conversa e tal e jah comprei o valvula do cht... soh tenho uma duvida... meu sistema n tem hidrovacuo, eh o original msm, eu instalo em qual local, no pé do filtro de ar antes do carburador mesmo?? soh to querendo tirar essa duvida pra jah instalar isso nesse finde...
vlw!!
Amigo, monta sem medo de ser feliz em qualquer ponto entre o carburador/filtro de ar, e caso essa válvula que comprou ofereça muita restrição a passagem do ar, deixa sem, pois com o tempo os gases do carter vão se depositando dentro do motor e entupindo galerias e canais de lubrificação.
Já ferrei um AP 2.0 MI por andar com aquele filtro preto que sai da tampa de válvulas meio entupido. A carbonização ficou na parte de baixo do motor e detonou 2 mancais do virabrequim.
Vou fazer este esquema ai, o meu esta com o tal suspiro tampado e esta aliviando as pressões apenas pela tampa de abastecimento, pelo que li anteriormente pode causar problemas no motor...