Postado originalmente por
Pablo.pinto2007
Não entendi exatemente o que quer saber... seria a posição e quantas barras ao longo do chassis, é isso?
Essa espessura da barra U não é pouco para o que pretende colocar em cima? Aliás, o que pretende colocar em cima desse chassis? Motor, câmbio, carroceria, quais eixos, etc e tal... dependendo do peso eu acho que uma barra de 1/4" seria melhor... eu digo isso mas o engenheiro deve estudar bem essa questão... pois chassis ao contrário do que muitos pensam e praticam deve torcer sim!!! não pode ser mole demais, mas tem que torcer...
Baseado em quê que falo isso!!!
Baseado em reforços de chassis que fazemos nos jeeps, tem gente que faz o barreamento do chassis, que é soldar uma barra chata em cima e em baixo da longarina do chassis, para dar maior resistência ao chassis e consequentemente desmobilidade, rigidez ao mesmo!
Eu particularmente barreei com barra de 3/16" e achei que ficou bom... então veja, chassis de jeep willys já tem sua espessura (que não sei qual é, mas não deve passar de 3/16"), e a gente ainda faz o reforço com outra barra chata... os que fazem com a barra de 1/4 o jeep fica bem rígido... então reanalise essa questão, dependendo do peso do seu conjunto esse chassis com barra de 3/16 pode ser frágil demais e apresentar uma fadiga antes do esperado! (como acontece com os willys, que trincam facilmente).
Parabens pela iniciativa, sabemos que é difícil encabeçar um projeto de tamanha magnitude...
Eu tiro pelo troller que quando começou era bem artesanal, chassis tubolar, carroceria de fibra, motor AP 1.8 VW, câmbio, reduzida e eixos de cherokee sport, e saia um projeto caro, mas teve seu sucesso e conseguiu alavancar, depois vieram as modernidades nacionais mas infelizmente eu acho que eles fugiram da filosofia de que precisariam baratear o projeto, no meu entender vc importar conjuntos mecânicos dos EUA era bem mais caro do que montar com eixos nacionais... então teoricamente o preço de custo era pra ter caído (na verdade deve ter caído), mas o preço de venda não, fez foi aumentar em consequencia do motor a diesel!!! Enfim... marketing de vendas!
Forte abraço e força no projeto!
PAblo