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Convex Datacenter
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  • #337
    Usuário Avatar de maico lapschies
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    01/03/2008
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    bom dia, pessoal.
    preciso da ajuda de vocês
    vou reforçar o chassis...
    troquei o motor AP por GM 250, o novo suporte do motor achei que ficou alto,será que não vai forçar chassis pra fora? pensei em soldar uma travessa, ou até mesmo uma barra ferro redondo, soldada na parte de baixo do calço ligando um ao outro, isso por baixo do carter do motor.

    1° foto do calço do motor
    2° foto, não sei se vai dar pra ver direito,coloquei uma varinha de madeira aonde eu imagino de soldar a travessa,ficaria a +- 5cm do carter
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01229.jpg  

  • #338
    Usuário Avatar de maico lapschies
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    Cerrito/RS
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    faltou a 2° foto...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01232.jpg  

  • #339
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    26/01/2004
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    Essa travessa pode te dar dois problemas, atrapalhar quando vc precisar tirar o cárter, e o motor pode bater nela quando vc acelera ou quando o jeep torcer numa erosão.

    Eu não colocaria nada, me pareceu que não tem problema nenhum aparente.
    []´

  • #340
    Usuário Avatar de maico lapschies
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    01/03/2008
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    Sergio, obrigado
    nem tinha me dado de conta que não daria pra tirar o cárter

    quanto ao motor ceder e pegar na travessa, acho que não pegaria pq o calço do motor é bem estreito acho que o motor não vai ceder quase nada.

    abraços

  • #341
    Usuário Avatar de HenriqueRS
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    04/06/2010
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    Opa. td certo?
    tava lendo o tópico e me suriu uma ideia.
    O chassi torce porque as longarinas sao perfil U. Geometricamente ela não tem tanta resistência a torção, e as cintas em cima e em baixo não resolvem muito esse problema, apenas evitam trincas e aumenta consideravelmente a capacidade de carga vertical. Será que se a longarina fosse fechada, imitando um tubo quadrado, não aumentaria a resistência a torção do chassi?
    Penso que isso deixaria o chassi muito mais rígido, mas não sei se isso não criaria pontos de tensão no chassi. Vale a pena fazer tal mudança?

  • #342
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    28/02/2005
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    Citação Postado originalmente por HenriqueRS Ver Post
    Opa. td certo?
    tava lendo o tópico e me suriu uma ideia.
    O chassi torce porque as longarinas sao perfil U. Geometricamente ela não tem tanta resistência a torção, e as cintas em cima e em baixo não resolvem muito esse problema, apenas evitam trincas e aumenta consideravelmente a capacidade de carga vertical. Será que se a longarina fosse fechada, imitando um tubo quadrado, não aumentaria a resistência a torção do chassi?
    Penso que isso deixaria o chassi muito mais rígido, mas não sei se isso não criaria pontos de tensão no chassi. Vale a pena fazer tal mudança?
    Aqui vc entra na eterna discussão que vai ter intermináveis posts...

    O fato é que é perfil U porque o chassis TEM de torcer, ele, por incrível que pareça, faz parte da suspensão do jeep (quando ainda é feixes de molas). Quanto mais rigido o chassis mais sucetivel a empenar e quebras ele é, por isso ele é propositalmente mole, maleável...

    Basta vc notar que todas as travessas, salvo a primeira dianteira são arrebitadas no chassis dando a possibilidade de torção, se vc usar tubos vai enrigidecer demais e não terá torção alguma dele, forçando empenamento e etc...

    por isso em 1980 a 1983 saiam cj5 com reforços em cima e embaixo que era o meio mais facil de reforçar o chassis sem ter de reprojetar suspensão nem nada

    em tempo se vc partir rpa uma suspensão tipo 4-link, ou memso do engesa o tubular vai bem melhor...

    http://www.chassisfortaleza.com.br/

    esses fabricam sempre tubulares...

    abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #343
    Ola galera !

    Disculpa de re-abrir esse velho tópico, mas depois de ler tudo (2 dias ) me veio uma idéia sobre esse negocio de travessa dianteira tubular :

    Em vez de simplesmente furar a longarina e soldar do lado interna e externo (eu acho que foi o Leopoldo que deu a dica), daria para fechar o perfil original em U da longarina até esse local, furar a longarina e a chapa fechando o perfil, atravessar tudo e soldar ? Como um desenho é melhor do que palavras (especialmente quando é um francês que escreve...) :



    Acho melhor para a transmissão dos momentos de torção. To certo o totalmente fora

    esse fórum é 10 !!!

  • #344
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Frances

    No caso dos CJ3 é 50% isso.

    A longarina do chassi já tem uma parte fechada ela vai do suporte da direção até justamente a travessa redonda.
    Nesse caso um lado da travessa tem apoio no fechamento da longarina e eoutro não.

    []'s

  • #345
    Otimo ! Entao eu vou fazer desse jeito mesmo para a travessa dianteira. Qual espessura de chapa devo comprar para fechar o perfil da longarina ?

    Alem disso, vou soldar (cordoes alternados) uma cinta 3/16" em cima das longarinas, no comprimento total, tirando e soldando de novo os suportes de amortecedores (tambem com ajuda de parafusos).

    O que que eu faço com esse concerto ai no meu chassi :



    Eu acho melhor deixar ja que vai ter a cinta em cima para reinforcar. Se eu for tirar e fazer de novo, tem perigo de cansar esse local, né ?

  • #346
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    se não houver trincas nem rachados deixa como está sugiro só dar uma passada de lixadeira em cima pra ver se não abre nada se estivber tranquilo, só coloque a cinta e vai tranquilo
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #347
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Frances,

    Eu coloquei no meu cj3b a travessa tubular (conforme instruções do Leopoldo), veja aí:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...6&d=1272922635

    Meu jeep também tinha no meio do chassis uma rachadura soldada. Eu passei esmerilhadeira, mas como isso enfraquece a solda, coloquei um reforço interno (uma perfil U encaixado por dentro da longarina), tipo essa da foto anexa.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jeepant-20096.jpg  

  • #348
    Gostei, parece muito bom !
    Fabiano, você se lembra com precisao qual cano você usou ? Se eu nao me engano, tem que usar um tubo Schedule 80 de 2" (diametro externo 60,3mm, parede 5,54mm).

    Eu nao tenho acesso a jateamento, entao penso usar removedor de tinta. Alguem teria dicas para o uso desse produto ?

    Procuro tambem um produto para vedar a cinta depois de ter soldado, que seja facil de encontrar e que possa receber o wash primer.

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