x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 57

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Quando me referí à helice, era a possibilidade da mesma estar montada invertida .... sómente isso.
    Ah! ok, oq só interfere no rendimento dela! e nao no sentido e direção do fluxo de ar!!! blza!

Ou o radiador não dá conta possibilitar a troca de calor
    (a solução seria o teste de um radiador com volume maior, ou com sistema selado)
    Blza tbem! tou pensando em comprar um radiador da Toyota Bandeirantes! rsrsrs sei que vai parecer absurdo, mas por aqui é muito mais fácil e barato doq um de jeep....

Ou a hélice numa dada rpm e acima estagna a circulação do ar.
    (a solução seria o uso de ventoínha elétrica)
    Creio que nao resolva... eu uso a elétrica em conjunto com a mecanica... as duas soprando para o mesmo lado... a elétrica ajuda muuuuuito a mecanica... mas só retarda o tempo que o motor leva pra aquecer dmais.....

Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Tá complicado encontrar o problema! quem souber de mais alguma coisa, me falem!
    Já que tem dois termômetros, instale um na entrada e outro na saída do radiador, daí poderá eliminar a suspeita sobre o radiador/ventilação forçada.

Sds,
    Sukys

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Marcos,

Se o motor aquece quando em velocidade, então não é problema de hélice.

A 70 km/h deveria haver refrigeração suficiente. Se o motor gradativamente esquenta :

- e não é por perda de fluido de radiador, só penso em radiador subdimensionado.

- e esquenta pois perde parte do fluido, o esquema selado deve resolver.

De qualquer forma, essa de colocar os termometros como o Sukys menciona, pode esclarecer a troca termica.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Binho!

Acho que o que o João k. chikui disse pode ajudar. Uma limpeza no radiador pode resolver ou não o problema. Por via das dúvidas mandava limpar o radiador! Mal não vai fazer!!!!

Uma pergunta: Usa aditivo no radiador ou é só na água? Isso ajuda bastante. Não só a não deixar ferver como na facilidade de troca de calor no radiador!

Outra coisa que percebi é a mangueira que retorna do motor para o radiador. Por que ela faz aquela volta? Não conheço o motor mas, o alojamento da válvula não está montado ao contrário? aquela curva que a mangueira faz pode estar estrangulando um pouco a passagem de água do motor para o radiador reduzindo o fluxo de água e fazendo ferver!

Outra coisa. Por que não troca a ventuinha por uma com 7 pás. Isso aumenta o fluxo de ar de forma considerável ajudando na refrigeração.

[TODOS] E agora a pergunta que vai me fazer ganhar o ano: Motor a álcool trabalha com temperaturas MENORES que as do motor a gasolina? Sempre achei que o motor a Alcool trabalhesse com temperaturas em média 10°C MAIORES, tanto que a válvula termostática do opala a gasolina abre a 75°C e o a álcool abre a 85°C. Alguem pode responder a minha dúvida, pois fiquei muito encucado com isso!!!!

Obrigado.

Smile

Olá
    Tive Alguns Problemas Parecidos Com Meu 4.1,mas Coloquei Colmeia De Colheitadeira No Radiador(canaletas Mais Juntas E Em Maior Quantidade),um Interruptor Da Ventoinha Na Parte De Cima Do Radiador(e Não Embaixo Como é Normal) E Fiz Fluxo Cruzado Na água(entra Pela Direita E Sai Pela Esquerda).
    DÊ UMA OLHADA AINDA NA LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR,EXCESSO DE CARVÃO NAS CAMARAS DO MOTOR,SE O CARBURADOR NÃO ESTÁ COM O AFOGADOR FECHADO,SE O MESMO ESTÁ MANDANDO A MISTURA CORRETA(MISTURA POBRE ESQUENTA O MOTOR!) E EMBREAGEM PATINANDO
    TUDO ISTO AJUDA A SUPER AQUECER O MOTOR(FONTE:MANUTENÇÃO DE AUTOMOVEIS DE 1938 A 1968-12ª EDIÇÃO,DE AMAURY F. DE ALMEIDA)
    ABRAÇOS
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Agradecimento: 1

Válvula termostática

Citação Postado originalmente por Lama Ver Post
    [TODOS] E agora a pergunta que vai me fazer ganhar o ano: Motor a álcool trabalha com temperaturas MENORES que as do motor a gasolina? Sempre achei que o motor a Alcool trabalhesse com temperaturas em média 10°C MAIORES, tanto que a válvula termostática do opala a gasolina abre a 75°C e o a álcool abre a 85°C. Alguem pode responder a minha dúvida, pois fiquei muito encucado com isso!!!!

Obrigado.
    Bingo...li tudo que acima foi mencionado e tudo leva ao mesmo ponto...realmente o motor a gasolina trabalha numatemperatura MENOR aproximadamente 10° a menos que a do alcool...os motores a alcool tem este incremento pois o combustivel tem uma necessiadade maioir de calor para ,melhor queima.
    Mas, o mais importante é o uso da valvula termostatica, ela tem a função de manter a agua por um tempo maior dentro da colmeia e naum dentro do motor como muitos mecanicos desinformados pensam.
    A agua eh resfriada pelo resfriador, ou radiador mas para que isso ocorra ela deve permanecer por um tempo no sistema de resfriamento, por isso a valvula abre e fecha. A valvula abre quando a temperatura interna do motor faz ela aquecer e chegar a aproximadamente 100 graus , seu ponto de ebulição, ai depois de aberta ela eh direcionada para a colmeia do radiador e a agua resfriada que estava na colmeia entra no sistema do motor e assim acontece sucessivamente mantendo sempre a temperatura ideal média.
    Se a válvula for removida a agua vai circular livremente sem parar para resfriar, e como a circulação da agua deve-se ao movimento da bomba de agua e a mesma gira na rotação do motor, quanto mais rapido a rotação , mais rapido a passagm da agua pelo motor.
    Acontece quando a velocidade estah maior porque sem a valvula ao invez da passagem do ar pela colmeia resfriar a agua eh a agua que acaba aquecendo a colmeia sem dar o devido tempo para a troca de temperatura do ar com a do radiador ocasianando a tal pressão, ressecamento prematuro da vedação, das mangueiras e com um pouco mais de SORTE a queima da junta do cabeçote.
    Espero ter ajudado e a primeira coisa a se fazer eh comprar uma valvula termostatica nova e compre a do motor e do combustivel correto senaum nada adianta.

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Lama
    O motor GM151 alcool deve trabalhar mais quente, inclusive o coletor deve ser aquecido, taxa bem mais alta , mais potencia, etc...
    E , seguramente, pois tenho um , companheiro de telégrafo, passa 15 , camel , trilha do 90 e , nem puxando outra viatura ele esquenta.
    Radiador limpo , aditivo na proporção , helice perto do radiador e coifa.

Então, segundo o Milton Quindim e o João k. Chikui, o motor a álcool trabalha mesmo a temperatura mais alta que o motor a gasolina!! Hummmmm! Como eu sempre suspeitei!!!

Obrigado turma, ganhei o ano e vou fazer uma trilha pra comemorar!! Hehehehehe.

Abraços.

apos mudancas...

bom galera !!

segue a minha luta por um motor geladao !!

do primeiro post ateh hj... forma feitas as seguintes mudancas...

radiador limpo... vaso expansor... vetoinha eletrica (a/c vectra)... bomba dagua zerada... manguerias seguramente nao estranguladas... valvula termostatica zerada...

nitida melhoria.. na cidade... temp perto dos 80..85... ventoinha armou soh uma vez na semana passada.. com quase 35 graus de temp ambiente... vaso no nivel.. tudo ok...

sem duvida.. o aparato melhorou a refrigeracao...

na esperanca de ver a temperatura baixar na estada.. la fui !!! para uma estrada com percurso de 18kms....

roteiro...

sabadao.. 2 da tarde... 34 graus.. sai de casa e passei na casa de um colega pra nao ter perigo de me ferrar sozinho.. heheh...

da casa do coelga ate a saida da cidade.. no calor da bahia q fez no fds.. o motor ja estava na sua temperatura de tabalho.. com o pontero em cima dos 80.. e la parado.. subindo e descendo um pouco.. de acordo com o local por que passava..

entrei na estrada.. alca de acesso num decidao... 4ª marcha.. 80kmh... PX sintonizando as lorotas dos caminhoneiros... ventao na cara.. show de bola...

no primeiro km o ponteiro ja acordou... ventoinha acionada pelo cebola de 82-76....

5 kms... segue a temperatura subindo... apesar do vento frontal.. e a ventoinha acionada... direto...

10ks... e o pontero ja se aproximava do 100°...

disposto a terminar o percurso a qq custo.. segui em frente...

o motor segue na mesma.. pe no mesmo lugar.. subida.. descida.. 80km/h... cravado.. o motor nao parecia estar se esforcando...

lembrando q falamos de um motor de opala 4 cil gasola... queimando gasolina podium...

finalmente.. pontero nos 100°.... 15km de percurso... (ventoinha ligada direto)

dai em diante.. o pontero parou... (tb..acho q a pressao do sistema nao permite a evaporacao...uhauha)...

fim to trecho.. alca de acesso..um avenida.. de bom fluxo... pontero continuou la...

de volta ao perimetro urbano.. o pontero baixou um pouquinhoooo dos 100°...

chegando em casa... jeep parado... capo aberto...

aparentemente tudo nomal... senao pelo fato de o vaso expansor estar repleto... e caindo algumas gotas... bem poucas... pela tampa...

conclusao.. mnelhorias... mas.. nao eficientes.... nas estrada.. o bixo segue queentee... na cidade.. melhorou.. embora nada faca a temp baixar... dps q sobe...

proximo passo.... trocar o radiador ????? sera q um radiador de onibus resolve ?

ou entao vou por dois.. um atras do outro.. a agua sai de uma e entra no otro antes de ir pro motor.. ehheua...

mais ideias ???

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Quando começou seu relato pensei que fosse o sistema de medição.
    Certa vez viajando tomei um susto quando a temperatura começou a subir sem parar!
    Parei e verifiquei...tava em 120° na lenta!!!
    E depois voltou ao normal...mas até hoje não sei se foi só sensor ou o relógio...

Abs

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Binho...até onde sei é normal este aumento na temperatura...pois dependendo de onde está localizado o "termometro" a temperatura vai ser diferente mesmo.

O correto da localização do termometro e da perinha da ventuinha é no "BLOCO" do motor na parte de tras onde fica localizado o último cilindro, pois quando a água chega lá ela está na temperatura máxima pois já passou pelos outros cilindros resfriando.

Outro erro comum, alem da remoção da válvula termostática, que eu já postei sobre ela antes, é a colocação da perinha e do termometro na mangueira que sai da bomba d'água.
    Quando esta pera está na mangueira ela medira a temperatura da água que já fez com que a valvula termostática abrisse causando um susto no condutor do veículo.
    Se este é o seu caso saiba que isso ocorre pois a água já chega na pera e no termometro em ponto de ebulição, ou seja fervendo ou mesmo em forma de vapor, por isso o vaso expansor cheio ou vazando.
    Para que a pera seja acionada de maneira correta, procure uma casa especializada e mande colocar no local correto, no bloco, assim vc terá uma real noção da temperatura não sobrecarregando a ventuinha eletrica e fazendo sim uma correta refrigeração do seu motor.

Entenda-se que a temperatura chega a 95 graus e a valvula termostática abre para deixar a agua "fria" entrar no motor. Mas para a agua estar fria a ventuinha já deverá ter feito seu trabalho, para este trabalho ser feito a agua quente terá de acioná-la antes de entrar na colmeia passando a informação de temperatura para a perinha. Más se a água quente só entra em contato com a perinha e o termômetro somente depois que a válvula abre , ainda não terá agua "fria" para entrar no sistema, causando aquela sensação de motor quente para sempre como vc relatou.

Lembre-se, isso tudo faz parte de um "sistema", para tudo funcionar corretamente devem trabalhar em conjunto e em harmonia, se um dos componentes do sistema estiver trabalhando em outra sintonia o sistema todo estará comprometido.

Usuário Avatar de Varela
    Entrada
    26/08/2004
    Local
    brasilia/DF
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    "Poizé" Leopoldo... nao era pra esquentar, mas em vários sites de amantes do Opala, de preparadores de carros, de curiosos sobre mecanica... volta e meia os caras falam de um "problema fantasma" do motor GM ALCOOL (ao que parece, nao ocorre no Gasolina, por mais improvável que seja!)

?!?! como assim ?!%!?! como assim ?!?! ao que parece, a única maneira de causar um movimento contrário na hélice é dando um "8" na correia... invertendo a montagem somente na polia da bomba d'água.... montando a hélice invertida, a únca coisa que muda é o angulo de ataque e o angulo de "corda" das superfícies das pás de hélice nao e?

Eu já passei várias noites pensando como o caso de aquecimento poderia ocorrer, mas ainda nao cheguei a nenhuma conclusao! testei a tubulação e nao está obstruída... já troquei a junta do cabeçote e agora está ok! já verifiquei o ponto de ignição e está correto (as velas tbem estao na especificação), de acordo com o manual daquele motor, já verifiquei a bomba d'água e está ok, coloquei a tampa do radiador do opala GM 151 álcool e uso radiador do opala 6 cilindros!!! a lubrificação está funcionando bem, o nível de óleo está ok e a bomba de óleo nao tem problemas, uso a hélice original do motor e mais uma ventoinha elétrica do outro lado do radiador (já verifiquei e as duas hélices - mecanica e elétrica, funcionam empurrando o ar para o mesmo lado!)... e já usei dois marcadores ao mesmo tempo e eles marcam tempertatura que as vzs ultrapassa 100ºC

Tá complicado encontrar o problema! quem souber de mais alguma coisa, me falem!
    No meu ex-CJ3B - Jeguinho - foto no meu avatar, GM 151 (com um tapinha), começei a ter problemas de temperatura, e depois de testar isso tudo que voces estão falando, só resolvi colocando a mola na mangueira inferior... e só percebi que a mangueira estrangulava quando acelerei forte o carro...
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem