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Convex Datacenter
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  • #37

    certa vez numa trilha




    como o tópico é sobre temperatura, compartilho meu drama quando fiquei sem o alternador em uma trilhda de SC neste último verão.
    graças que meu XUD-9 adaptado no CJ5 aguentou bem.

  • #38
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Lama Ver Post
    .... o motor a álcool trabalha mesmo a temperatura mais alta que o motor a gasolina
    não.

    Na verdade, o motor trabalha mais frio com o alcool e é por isso que a válvula termostática abre a uma temperatura maior.
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  • #39
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    1- a localização do termometro e da perinha da ventuinha é no "BLOCO" do motor.
    2- na parte de tras onde fica localizado o último cilindro, pois quando a água chega lá ela está na temperatura máxima pois já passou pelos outros cilindros resfriando.
    3- fervendo ou mesmo em forma de vapor,
    4- mande colocar no local correto, no bloco, assim vc terá uma real noção da temperatura não sobrecarregando a ventuinha eletrica e fazendo sim uma correta refrigeração do seu motor.
    5- Entenda-se que a temperatura chega a 95 graus e a valvula termostática abre para deixar a agua "fria" entrar no motor.
    6- Mas para a agua estar fria a ventuinha já deverá ter feito seu trabalho, para este trabalho ser feito a agua quente terá de acioná-la antes de entrar na colmeia passando a informação de temperatura para a perinha. Más se a água quente só entra em contato com a perinha e o termômetro somente depois que a válvula abre , ainda não terá agua "fria" para entrar no sistema, causando aquela sensação de motor quente para sempre como vc relatou..

    Milton, quero discutir algumas ideias pois vejo alguma coisa enrolada:

    1- O sensor de temperarura pode ser onde o cidadão quiser, só que a posição + "correta" é no cabeçote, onde a temperatura é mais alta. Alguns motores tem o sensor na saída do cabeçote justamente junto à termostática, pois há um by-pass lá.

    2- a água se divide em várias canaletas dentro do bloco e nem sempre pode-se cosiderar ou supor que passou pelos outros antes. O fato do último ser menos refrigerado pode ser explicado pela maior distancia da bomba à referida camisa, as correntes de convecção, à cndução do bloco e menor ventilação em relação ao 1º cilindro.

    3- O sistema é pressurizado justamente para não haver a formação de vapor na linha. Enquanto a tampa estiver fechada a água não ferve, a menos das imediatas imediações das camisas.

    4- A ventoinha tem a cebolona no radiador. O sensor de temperatura do bloco, na saída. Só isso. A sobrecarga em uma ventoínha só pode ser originada de ligação elétrica ineficiente, cebolona errada, platinado de cebolona com defeito, obstrução em demasia no compartimento do motor... ou radiador com problemas, tal como vazamento.
    Lembrem-se que a ventoínha deve trabalhar sempre que o jeep estiver em baixa velocidade ou parado. Em movimento, quem refrigera é o ar de impacto.

    5- A termostática tem como principal função permitir que a temperatura do motor SUBA rápidamente e controladamente. Ela não foi projetada para permitir a refrigeração e sim o aquecimento. Ela faz isso obstruindo uma boa parcela de fluxo de água. O by-pass da termostática permite que a água circule vagarozamente sem no entanto, bloquear completamente o circuito quando a termostática ainda não abriu. Isso é a resolução de estabilização termica do motor e impedir trocas rápidas de temperatura sem a mesma, onde prejudicaria dados componentes. Alguns mecanicos podema té não saber exatament o porque mas acertam quando dizem que é para aumentar a vida útil e sem saber, manter o motor em rápido aquecimento até a "estabilidade" termica.

    6- Então, voltamos ao radiador. Na maior parte dos sistemas de ventoinhas adaptadas, a cebolona está na base do radiador e não no bloco. A cebolona "mede" o quanto foi resfriado e se não foi o suficiente em baixa velocidade, ela força com o ar propiciado pela ventoinha... na marra. A calibração da cebolona usada deve ser selecionada para permitir isso. Se vc usar uma cebolona com outra calibração, deve intalar em um local apropriado ou a ventoinha estara sempre trabalhando + que necessário ou, nunca trabalhando quando deve.
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  • #40
    Usuário Avatar de mola
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    aproveitando o tópico:
    já pesquisei no forum e ainda não sei o correto!!!

    qual a temperatura de trabalho do GM151 gasolina?
    qual a faixa correta do sensor (cebola)que vai acionar a ventuinha eltérica para este mesmo motor?
    qual a posição correta do sensor no radiador.


    87/82 92/87 ou 75/70

    mola

  • #41
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    A temperatura da água no motor a alcool é maior PORQUE a válvula termostática é diferente: abre a uma MAIOR temperatura.

    Se vc tira ela do bloco, no alcool, a temperatura do motor despenca, perde rendimento. A temperatura media é de 10ºC A MENOS.

    O alcool tem PCI menor, portanto SEMPRE trabalha numa temperatura MENOR.

    Essa coisa de velocidade de resfriamento está fora da realidade. Pegue 2 motores iguais, porém movidos a combustível diferente(alcool e gasolina), numa instalação igual ... mangueiras, radiador, etc ... e verá que a temp é menor no alcool.

    Por isso que tem que usar cebola com restrição de fluxo senão o motor NUNCA esquenta e é por isso, também que o motor a álcool dificilmente entra em pré-ignição ou detonação.

    Exemplo: Quando o motor lycoming foi testado a alcool no avião T-25 e no Ipanema, chegou-se a preocupação que o motor podia cortar em vôo de tão frio que o desgranheto ficava. E não detonava ou entrava em pré nem que torcesse o bloco e pusesse fogo na entrada de ar (modo de dizer)
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  • #42
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por mola Ver Post
    aproveitando o tópico:
    já pesquisei no forum e ainda não sei o correto!!!

    qual a temperatura de trabalho do GM151 gasolina?
    qual a faixa correta do sensor (cebola)que vai acionar a ventuinha eltérica para este mesmo motor?
    qual a posição correta do sensor no radiador.


    87/82 92/87 ou 75/70

    mola
    No meu OHC 2.3 eu uso o sensor do Santana gasolina 86/76° que é uma faixa próxima da temperatura ideal dele, de GM eu não entendo mas nos manuais de serviço deve ter isso especificado. Instalei a cebolinha na base do radiador, bem no meio dele.
    Como o Leopoldo falou, valvula termostática não é enfeite, seja alcool ou gasolina. O meu quando estava com helice original e sem valvula era uma porcaria, levava um tempão pra aquecer e parar de ratear na lenta, agora em 2 minutinhos já dá pra desligar o afogador que o motor atinhge a temperatura certa e fica redondinho.

    []'s

  • #43
    Citação Postado originalmente por binhocastro Ver Post
    bom galera !!

    segue a minha luta por um motor geladao !!

    do primeiro post ateh hj... forma feitas as seguintes mudancas...

    radiador limpo... vaso expansor... vetoinha eletrica (a/c vectra)... bomba dagua zerada... manguerias seguramente nao estranguladas... valvula termostatica zerada...

    nitida melhoria.. na cidade... temp perto dos 80..85... ventoinha armou soh uma vez na semana passada.. com quase 35 graus de temp ambiente... vaso no nivel.. tudo ok...

    sem duvida.. o aparato melhorou a refrigeracao...

    na esperanca de ver a temperatura baixar na estada.. la fui !!! para uma estrada com percurso de 18kms....

    roteiro...

    sabadao.. 2 da tarde... 34 graus.. sai de casa e passei na casa de um colega pra nao ter perigo de me ferrar sozinho.. heheh...

    da casa do coelga ate a saida da cidade.. no calor da bahia q fez no fds.. o motor ja estava na sua temperatura de tabalho.. com o pontero em cima dos 80.. e la parado.. subindo e descendo um pouco.. de acordo com o local por que passava..

    entrei na estrada.. alca de acesso num decidao... 4ª marcha.. 80kmh... PX sintonizando as lorotas dos caminhoneiros... ventao na cara.. show de bola...

    no primeiro km o ponteiro ja acordou... ventoinha acionada pelo cebola de 82-76....

    5 kms... segue a temperatura subindo... apesar do vento frontal.. e a ventoinha acionada... direto...

    10ks... e o pontero ja se aproximava do 100°...

    disposto a terminar o percurso a qq custo.. segui em frente...

    o motor segue na mesma.. pe no mesmo lugar.. subida.. descida.. 80km/h... cravado.. o motor nao parecia estar se esforcando...

    lembrando q falamos de um motor de opala 4 cil gasola... queimando gasolina podium...

    finalmente.. pontero nos 100°.... 15km de percurso... (ventoinha ligada direto)

    dai em diante.. o pontero parou... (tb..acho q a pressao do sistema nao permite a evaporacao...uhauha)...

    fim to trecho.. alca de acesso..um avenida.. de bom fluxo... pontero continuou la...

    de volta ao perimetro urbano.. o pontero baixou um pouquinhoooo dos 100°...

    chegando em casa... jeep parado... capo aberto...

    aparentemente tudo nomal... senao pelo fato de o vaso expansor estar repleto... e caindo algumas gotas... bem poucas... pela tampa...


    conclusao.. mnelhorias... mas.. nao eficientes.... nas estrada.. o bixo segue queentee... na cidade.. melhorou.. embora nada faca a temp baixar... dps q sobe...


    proximo passo.... trocar o radiador ????? sera q um radiador de onibus resolve ?

    ou entao vou por dois.. um atras do outro.. a agua sai de uma e entra no otro antes de ir pro motor.. ehheua...

    mais ideias ???
    só uma pergunta.........

    onde anda o ponto de ignição inicial e final desse motor?????
    manda verificar tmb se for com ignição eletronica se não ta com a aranha do distribuidor fora de posição......
    taxa de compressão??????

  • #44
    finalizando a historia e deixando um alerta aos colegas que dependem de mecanicos para fazer o "serviço".


    Regra numero 1: Jeep no mecanico, vc do lado.

    de agora em diante ficarei de pe ao lado do infeliz q estiver mechendo nos meus jeeps... pq de cagadas ja basta as q eu faco...

    resumindo a historia do aquecimento... o problema estava no radiador (que eu ja tinha mandado "FAzer"...

    ocorre que quem o fez nao fez nada... apenas pintou por fora...

    como ultima tentaiva de resolver o problema de aquecimento antes de mandar abrir o motor (q por sinal nao tem 4000km apos retifica)... mandei o radiador pro "especialista" pra colocar a 4ª colmeia...

    ao desmontar o bixo.. (com o mala aqui do lado)... notou q MUITAS canaletas estavam entupidas... prejudicando a circulacao da agua...

    colocamos um miolo novo.. com 4 colmeias.. e o radiador foi remontado... reinstalado... ficando o a configuracao assim:

    Motor GM 151 Gasolina
    Radiador 4 Colmeias com Vaso Expansor
    Helice Mecanica Atras
    Ventoinha Eletrica na Frente

    Finalmente, problema resolvido... o cebolao de 82º nunca mais acionou a ventoinha...

    lembre-se... soh diga que algo foi feito.. se vc viu fazendo.

  • #45
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Milton, quero discutir algumas ideias pois vejo alguma coisa enrolada:
    Eu sou meio enrolado mesmo...sou protético, manjo mesmo de dentes e bocas, não sou engenheiro e não uso termos técnicos pois não os domino por isso creio que sou entendido pelos demais que também não os são.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    1- O sensor de temperarura pode ser onde o cidadão quiser, só que a posição + "correta" é no cabeçote, onde a temperatura é mais alta. Alguns motores tem o sensor na saída do cabeçote justamente junto à termostática, pois há um by-pass lá.
    Pode sim o problema é do cara , mas como vc mesmo disse o correto é no cabeçote e eu nem sei o que é by-pass.
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    2- a água se divide em várias canaletas dentro do bloco e nem sempre pode-se cosiderar ou supor que passou pelos outros antes. O fato do último ser menos refrigerado pode ser explicado pela maior distancia da bomba à referida camisa, as correntes de convecção, à cndução do bloco e menor ventilação em relação ao 1º cilindro.
    Existe um sistema de circulação da água dentro do motor e a agua entra por um lado circula e sai pelo outro independente de quantas serem as cavernas ou coisas assim, o que importa é que ela volta para abrir a termostática com a temperatura mais alta e como eu disse se o sensor estiver depois da válvula o "cara" leva um susto pelo salto que o ponteiro da temperatura dá cada vez que a valvula abre.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    3- O sistema é pressurizado justamente para não haver a formação de vapor na linha. Enquanto a tampa estiver fechada a água não ferve, a menos das imediatas imediações das camisas.
    Agua entra em ebulição asim que chega aos 100 graus se não houver aditivos que a impeça de ferver, independente da tampa fechada ou não, senão caldeira não explodiria e nem panelas de pressão pois estão sempre fechadas.
    Explodem pela pressão exercida pelo vapor e não pela expansão do líquido interno.
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    4- A ventoinha tem a cebolona no radiador. O sensor de temperatura do bloco, na saída. Só isso. A sobrecarga em uma ventoínha só pode ser originada de ligação elétrica ineficiente, cebolona errada, platinado de cebolona com defeito, obstrução em demasia no compartimento do motor... ou radiador com problemas, tal como vazamento.
    Lembrem-se que a ventoínha deve trabalhar sempre que o jeep estiver em baixa velocidade ou parado. Em movimento, quem refrigera é o ar de impacto.
    Como disse, em outras palavras , atrás, no bloco.
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    5- A termostática tem como principal função permitir que a temperatura do motor SUBA rápidamente e controladamente. Ela não foi projetada para permitir a refrigeração e sim o aquecimento. Ela faz isso obstruindo uma boa parcela de fluxo de água. O by-pass da termostática permite que a água circule vagarozamente sem no entanto, bloquear completamente o circuito quando a termostática ainda não abriu. Isso é a resolução de estabilização termica do motor e impedir trocas rápidas de temperatura sem a mesma, onde prejudicaria dados componentes. Alguns mecanicos podema té não saber exatament o porque mas acertam quando dizem que é para aumentar a vida útil e sem saber, manter o motor em rápido aquecimento até a "estabilidade" termica.
    Novamente a mesma coisa em outras palavras menos técnicas.
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    6- Então, voltamos ao radiador. Na maior parte dos sistemas de ventoinhas adaptadas, a cebolona está na base do radiador e não no bloco. A cebolona "mede" o quanto foi resfriado e se não foi o suficiente em baixa velocidade, ela força com o ar propiciado pela ventoinha... na marra. A calibração da cebolona usada deve ser selecionada para permitir isso. Se vc usar uma cebolona com outra calibração, deve intalar em um local apropriado ou a ventoinha estara sempre trabalhando + que necessário ou, nunca trabalhando quando deve.
    Acho que o enrolo está ai, confusão entre sensor de temperatura que tem o visor no painel, que eu estava falando, e sensor de temperatura que aciona a ventuinha de qual vc está falando, no mais é isso...bjus....ah sim e boas férias para quem tem este prazer...kkk

  • #46
    Citação Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post

    Agua entra em ebulição asim que chega aos 100 graus se não houver aditivos que a impeça de ferver, independente da tampa fechada ou não, senão caldeira não explodiria e nem panelas de pressão pois estão sempre fechadas.
    Explodem pela pressão exercida pelo vapor e não pela expansão do líquido interno.
    Falae Miltão! blza? cara... isso daih que vc escreveu tá meio "errado".....

    A água ferve a 100°C SE vc estiver no mesmo mível do mar.... pois a pressao armosférica é maior ali.... em Goiania, por exemplo, que é mais alto, a água ferve a 97,5°C..... tudo isso pq lá a pressao atmosferica é menor... ENTAO, se vc aumenta a pressao, vai aumentar tbem a temperatura em que a água ferve! SE a tampa do seu radiador estiver fechada, o sistema está sob pressao, entao a água está la dentro, a mais de 100°C e NAO FERVE. Se vc estiver com uma tampa defeituosa, que nao permite pressao no sistema, entao a água ferve antes doq deveria, e seu radiador vai secar logo logo!

    Aditivos sempre ajudam, mas nao se esqueça de que o fator determinante dos pontos de ebulição, solidificação, fusao da água sempre foi A PRESSAO EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA... Duvida? se seu carro (nao tou falando do jeep! rs) tem vaso-expansor, mantenha ele funcionando até ligar a ventoinha, depois, desligue o motor e observe se tem água fervendo lá dentro... depois, vá abrindo VAGAROSAMENTE a tampa do vaso-expansor e veja! a água começa a ferver a medida que vc vai liberando pressao do sistema......

    Sistemas de caldeira podem trabalhar com vapor seco, vapor saturado, etc... tudo vai depender da pressao e da temperatura... pra isso tem um gráfico que mostra os pontos de vapor, tipo de vapor, etc.... (eu tenho ele aqui em algum lugar, mas nao encontrei o "marvado")....

    []'s vaporosos...

  • #47
    Citação Postado originalmente por binhocastro Ver Post
    ola pessoal... preciso de opinioes.. solucoes... hehee

    vamos ao caso...

    tenho um cj3 51... com motor de opala novo (retificado)... radiador original do jeep... sem ventoinha eletrica... e usando a helice do proprio motor...ligada ao mancau... teoricamente com ventilacao permanente...

    o radiador esta bom.. nao tem furos.. nao tem sugeira na colmeia... foi recondicionado recentemente...

    qdo sai com o jeep... em pouco tempo... seja em transito.. ou em estrada... a tempatura vai chegando perto do 100.. e o radiador comeca a jogar alguem fervente pelo suspiro...

    nao sei dizer se ele ferveria.. pois sempre q chega nesse ponto eu paro uns minutos... para ele tomar um ar...

    o jeep tem cambio 4 marchas.. e eu toco tranquilo... 70km/h... lembrando q o jeep tem relacao nova e mais livre q a original... o q faz o motor trabalhar com menos rotacao...

    agora pergunto... oq fazer? vetoinha eletrica ? automatica ou direta? outro radiador? tiro a helice do motor? a helice serve pro motor tb ou soh pro radiador? ponho cerveja no radiador?

    por favor.. dicas para o arrefeciemnto do meu jeep!!


    vlwww
    .........T BOM?....POSO METER A COLHER NESTE PRATO?... OLHA JA TIVE EXATAMENTE O MESMO FOFOMENO........DIGO FENOMENO....... UM OPALA 90..TODO ORIGINALSINHO ...........MESMA COISA TEMPERATURA ANORMAL NAS MESMAS CONDISOES......AS PAS DO VENTILADOR ESTAVAM MACHUCADAS CUASE A INVERSA ...SABE AQUELA POCISAO Q DEVE TER A PA.......ASSIM CONCAVA...DIGO FLECTADA....PARA PUXAR O AR PRA PASAR DO RADIADOR ......MAS NA ESTARADA? .....A PA NESAS CONDISOES ELA FAZ DIMINUIR O AR Q DEVERIA PASAR ATRAVES ...PELA VELOSIDADE DO CARRO......DA UMA OLHADA....ESPERO SER UTIL

  • #48
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Falae Miltão! blza? cara... isso daih que vc escreveu tá meio "errado".....

    A água ferve a 100°C SE vc estiver no mesmo mível do mar.... pois a pressao armosférica é maior ali.... em Goiania, por exemplo, que é mais alto, a água ferve a 97,5°C..... tudo isso pq lá a pressao atmosferica é menor... ENTAO, se vc aumenta a pressao, vai aumentar tbem a temperatura em que a água ferve! SE a tampa do seu radiador estiver fechada, o sistema está sob pressao, entao a água está la dentro, a mais de 100°C e NAO FERVE. Se vc estiver com uma tampa defeituosa, que nao permite pressao no sistema, entao a água ferve antes doq deveria, e seu radiador vai secar logo logo!

    Aditivos sempre ajudam, mas nao se esqueça de que o fator determinante dos pontos de ebulição, solidificação, fusao da água sempre foi A PRESSAO EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA... Duvida? se seu carro (nao tou falando do jeep! rs) tem vaso-expansor, mantenha ele funcionando até ligar a ventoinha, depois, desligue o motor e observe se tem água fervendo lá dentro... depois, vá abrindo VAGAROSAMENTE a tampa do vaso-expansor e veja! a água começa a ferver a medida que vc vai liberando pressao do sistema......

    Sistemas de caldeira podem trabalhar com vapor seco, vapor saturado, etc... tudo vai depender da pressao e da temperatura... pra isso tem um gráfico que mostra os pontos de vapor, tipo de vapor, etc.... (eu tenho ele aqui em algum lugar, mas nao encontrei o "marvado")....

    []'s vaporosos...
    Ai o viu...cada um dentro de sua especialidade...por isso eu faço dentes e o Marcos deve ser operador de caldeira,,,ou pelo menos já explodiu alguma...kkk...

    Eu escrevi o que eu aprendi no ginásio...claro que eu sei que levando em conta as diferentes altitudes a água ebuli a temperaturas difrentes somente escrevi o padrão, quanto a agua ferver vc tem razão pois ela aquece mas não vaporiza acho que assim que chamamos de fervura...errei ao dizer ferver quando estava pensando em alta temperatura e eu já senti na pele literalmente o que vc descreveu sobre abrir a tampa do radiador...kkk...no meu laboratório tenho uma panela de pressão para cocção de resina metilmetacrilato e tem uma parede de uma polegada e volume de 3 litros que usa uma temperatura aproximada de 150 graus e uma pressão injetada de 60 libras por polegada quadrada e mesmo com esta temperatura a água não ferve, somente depois da pressão ser purgada as vezes sai muito vapor da válvula. Foi assim que queimei a mão uma vez...hehehe

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