como o tópico é sobre temperatura, compartilho meu drama quando fiquei sem o alternador em uma trilhda de SC neste último verão.
graças que meu XUD-9 adaptado no CJ5 aguentou bem.
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como o tópico é sobre temperatura, compartilho meu drama quando fiquei sem o alternador em uma trilhda de SC neste último verão.
graças que meu XUD-9 adaptado no CJ5 aguentou bem.
Milton, quero discutir algumas ideias pois vejo alguma coisa enrolada:
1- O sensor de temperarura pode ser onde o cidadão quiser, só que a posição + "correta" é no cabeçote, onde a temperatura é mais alta. Alguns motores tem o sensor na saída do cabeçote justamente junto à termostática, pois há um by-pass lá.
2- a água se divide em várias canaletas dentro do bloco e nem sempre pode-se cosiderar ou supor que passou pelos outros antes. O fato do último ser menos refrigerado pode ser explicado pela maior distancia da bomba à referida camisa, as correntes de convecção, à cndução do bloco e menor ventilação em relação ao 1º cilindro.
3- O sistema é pressurizado justamente para não haver a formação de vapor na linha. Enquanto a tampa estiver fechada a água não ferve, a menos das imediatas imediações das camisas.
4- A ventoinha tem a cebolona no radiador. O sensor de temperatura do bloco, na saída. Só isso. A sobrecarga em uma ventoínha só pode ser originada de ligação elétrica ineficiente, cebolona errada, platinado de cebolona com defeito, obstrução em demasia no compartimento do motor... ou radiador com problemas, tal como vazamento.
Lembrem-se que a ventoínha deve trabalhar sempre que o jeep estiver em baixa velocidade ou parado. Em movimento, quem refrigera é o ar de impacto.
5- A termostática tem como principal função permitir que a temperatura do motor SUBA rápidamente e controladamente. Ela não foi projetada para permitir a refrigeração e sim o aquecimento. Ela faz isso obstruindo uma boa parcela de fluxo de água. O by-pass da termostática permite que a água circule vagarozamente sem no entanto, bloquear completamente o circuito quando a termostática ainda não abriu. Isso é a resolução de estabilização termica do motor e impedir trocas rápidas de temperatura sem a mesma, onde prejudicaria dados componentes. Alguns mecanicos podema té não saber exatament o porque mas acertam quando dizem que é para aumentar a vida útil e sem saber, manter o motor em rápido aquecimento até a "estabilidade" termica.
6- Então, voltamos ao radiador. Na maior parte dos sistemas de ventoinhas adaptadas, a cebolona está na base do radiador e não no bloco. A cebolona "mede" o quanto foi resfriado e se não foi o suficiente em baixa velocidade, ela força com o ar propiciado pela ventoinha... na marra. A calibração da cebolona usada deve ser selecionada para permitir isso. Se vc usar uma cebolona com outra calibração, deve intalar em um local apropriado ou a ventoinha estara sempre trabalhando + que necessário ou, nunca trabalhando quando deve.
aproveitando o tópico:
já pesquisei no forum e ainda não sei o correto!!!
qual a temperatura de trabalho do GM151 gasolina?
qual a faixa correta do sensor (cebola)que vai acionar a ventuinha eltérica para este mesmo motor?
qual a posição correta do sensor no radiador.
87/82 92/87 ou 75/70
mola
A temperatura da água no motor a alcool é maior PORQUE a válvula termostática é diferente: abre a uma MAIOR temperatura.
Se vc tira ela do bloco, no alcool, a temperatura do motor despenca, perde rendimento. A temperatura media é de 10ºC A MENOS.
O alcool tem PCI menor, portanto SEMPRE trabalha numa temperatura MENOR.
Essa coisa de velocidade de resfriamento está fora da realidade. Pegue 2 motores iguais, porém movidos a combustível diferente(alcool e gasolina), numa instalação igual ... mangueiras, radiador, etc ... e verá que a temp é menor no alcool.
Por isso que tem que usar cebola com restrição de fluxo senão o motor NUNCA esquenta e é por isso, também que o motor a álcool dificilmente entra em pré-ignição ou detonação.
Exemplo: Quando o motor lycoming foi testado a alcool no avião T-25 e no Ipanema, chegou-se a preocupação que o motor podia cortar em vôo de tão frio que o desgranheto ficava. E não detonava ou entrava em pré nem que torcesse o bloco e pusesse fogo na entrada de ar (modo de dizer)
No meu OHC 2.3 eu uso o sensor do Santana gasolina 86/76° que é uma faixa próxima da temperatura ideal dele, de GM eu não entendo mas nos manuais de serviço deve ter isso especificado. Instalei a cebolinha na base do radiador, bem no meio dele.
Como o Leopoldo falou, valvula termostática não é enfeite, seja alcool ou gasolina. O meu quando estava com helice original e sem valvula era uma porcaria, levava um tempão pra aquecer e parar de ratear na lenta, agora em 2 minutinhos já dá pra desligar o afogador que o motor atinhge a temperatura certa e fica redondinho.
[]'s
finalizando a historia e deixando um alerta aos colegas que dependem de mecanicos para fazer o "serviço".
Regra numero 1: Jeep no mecanico, vc do lado.
de agora em diante ficarei de pe ao lado do infeliz q estiver mechendo nos meus jeeps... pq de cagadas ja basta as q eu faco...
resumindo a historia do aquecimento... o problema estava no radiador (que eu ja tinha mandado "FAzer"...
ocorre que quem o fez nao fez nada... apenas pintou por fora...
como ultima tentaiva de resolver o problema de aquecimento antes de mandar abrir o motor (q por sinal nao tem 4000km apos retifica)... mandei o radiador pro "especialista" pra colocar a 4ª colmeia...
ao desmontar o bixo.. (com o mala aqui do lado)... notou q MUITAS canaletas estavam entupidas... prejudicando a circulacao da agua...
colocamos um miolo novo.. com 4 colmeias.. e o radiador foi remontado... reinstalado... ficando o a configuracao assim:
Motor GM 151 Gasolina
Radiador 4 Colmeias com Vaso Expansor
Helice Mecanica Atras
Ventoinha Eletrica na Frente
Finalmente, problema resolvido... o cebolao de 82º nunca mais acionou a ventoinha...
lembre-se... soh diga que algo foi feito.. se vc viu fazendo.
Eu sou meio enrolado mesmo...sou protético, manjo mesmo de dentes e bocas, não sou engenheiro e não uso termos técnicos pois não os domino por isso creio que sou entendido pelos demais que também não os são.:mrgreen:
Pode sim o problema é do cara , mas como vc mesmo disse o correto é no cabeçote e eu nem sei o que é by-pass.:oops:
Existe um sistema de circulação da água dentro do motor e a agua entra por um lado circula e sai pelo outro independente de quantas serem as cavernas ou coisas assim, o que importa é que ela volta para abrir a termostática com a temperatura mais alta e como eu disse se o sensor estiver depois da válvula o "cara" leva um susto pelo salto que o ponteiro da temperatura dá cada vez que a valvula abre.:putz:
Agua entra em ebulição asim que chega aos 100 graus se não houver aditivos que a impeça de ferver, independente da tampa fechada ou não, senão caldeira não explodiria e nem panelas de pressão pois estão sempre fechadas.
Explodem pela pressão exercida pelo vapor e não pela expansão do líquido interno.:concordo:
Como disse, em outras palavras , atrás, no bloco.
Novamente a mesma coisa em outras palavras menos técnicas.
Acho que o enrolo está ai, confusão entre sensor de temperatura que tem o visor no painel, que eu estava falando, e sensor de temperatura que aciona a ventuinha de qual vc está falando, no mais é isso...bjus.:dance:...ah sim e boas férias para quem tem este prazer...kkk
Falae Miltão! blza? cara... isso daih que vc escreveu tá meio "errado".....
A água ferve a 100°C SE vc estiver no mesmo mível do mar.... pois a pressao armosférica é maior ali.... em Goiania, por exemplo, que é mais alto, a água ferve a 97,5°C..... tudo isso pq lá a pressao atmosferica é menor... ENTAO, se vc aumenta a pressao, vai aumentar tbem a temperatura em que a água ferve! SE a tampa do seu radiador estiver fechada, o sistema está sob pressao, entao a água está la dentro, a mais de 100°C e NAO FERVE. Se vc estiver com uma tampa defeituosa, que nao permite pressao no sistema, entao a água ferve antes doq deveria, e seu radiador vai secar logo logo!
Aditivos sempre ajudam, mas nao se esqueça de que o fator determinante dos pontos de ebulição, solidificação, fusao da água sempre foi A PRESSAO EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA... Duvida? se seu carro (nao tou falando do jeep! rs) tem vaso-expansor, mantenha ele funcionando até ligar a ventoinha, depois, desligue o motor e observe se tem água fervendo lá dentro... depois, vá abrindo VAGAROSAMENTE a tampa do vaso-expansor e veja! a água começa a ferver a medida que vc vai liberando pressao do sistema......
Sistemas de caldeira podem trabalhar com vapor seco, vapor saturado, etc... tudo vai depender da pressao e da temperatura... pra isso tem um gráfico que mostra os pontos de vapor, tipo de vapor, etc.... (eu tenho ele aqui em algum lugar, mas nao encontrei o "marvado")....
[]'s vaporosos...
.........T BOM?....POSO METER A COLHER NESTE PRATO?... OLHA JA TIVE EXATAMENTE O MESMO FOFOMENO........DIGO FENOMENO....... UM OPALA 90..TODO ORIGINALSINHO ...........MESMA COISA TEMPERATURA ANORMAL NAS MESMAS CONDISOES......AS PAS DO VENTILADOR ESTAVAM MACHUCADAS CUASE A INVERSA ...SABE AQUELA POCISAO Q DEVE TER A PA.......ASSIM CONCAVA...DIGO FLECTADA....PARA PUXAR O AR PRA PASAR DO RADIADOR ......MAS NA ESTARADA? .....A PA NESAS CONDISOES ELA FAZ DIMINUIR O AR Q DEVERIA PASAR ATRAVES ...PELA VELOSIDADE DO CARRO......DA UMA OLHADA....ESPERO SER UTIL:oops:
Ai o viu...cada um dentro de sua especialidade...por isso eu faço dentes e o Marcos deve ser operador de caldeira,,,ou pelo menos já explodiu alguma...kkk...:mrgreen:
Eu escrevi o que eu aprendi no ginásio...claro que eu sei que levando em conta as diferentes altitudes a água ebuli a temperaturas difrentes somente escrevi o padrão, quanto a agua ferver vc tem razão pois ela aquece mas não vaporiza acho que assim que chamamos de fervura...errei ao dizer ferver quando estava pensando em alta temperatura e eu já senti na pele literalmente o que vc descreveu sobre abrir a tampa do radiador...kkk...no meu laboratório tenho uma panela de pressão para cocção de resina metilmetacrilato e tem uma parede de uma polegada e volume de 3 litros que usa uma temperatura aproximada de 150 graus e uma pressão injetada de 60 libras por polegada quadrada e mesmo com esta temperatura a água não ferve, somente depois da pressão ser purgada as vezes sai muito vapor da válvula. Foi assim que queimei a mão uma vez...hehehe