Ai o viu...cada um dentro de sua especialidade...por isso eu faço dentes e o Marcos deve ser operador de caldeira,,,ou pelo menos já explodiu alguma...kkk...
Na verdade, sou advogado... e trabalho na Procuradoria-Geral do Estado... mas já trabalhei (infelizmente) perto de uma caldeira que nao tava "bem de saúde"... rsrsrs
Socorro, alguem tem ideia do que pode estar acontecendo ???
Eu comprei um velocimetro novo da VDO junto com o estabilizador de voltagem e cebolinha nova também e elevei para o mec que estava fazendo algums ajustes para ele instalar e pra minha surpresa o marcador de temperatura não funciona.
Se eu ligar o fio na cebolinha com o motor frio o ponteiro não sai do zero, até ai sem problema, quando eu ligo o motor não passa nem 2 minutos e o ponteiro vai direto para o topo do relogio, segundo o cara que fez a instalação eu preciso usar um fio resistivo ou uma resistencia entre o relogio e a cebolinha ?!?!?!? é isso mesmo O relogio esta ligado da seguinte forma, sai um fio do reg. de tensão direto para o relogio e vem um outro direto da cebolinha parao relogio ???
Deixa eu reavivar este tópico:
Fim de semana passado, finalmente consegui botar pra funcionar o GM151 do bebê monstro (nome provisório)! Agradeço imensamente por toda a ajuda que tive do pessoal do fórum, sem vcs eu já teria desistido.
Bom, depois que funcionou, vi dois problemas:
1. O radiador (do opala) tá vazando, mas é fácil consertar.
2. A bomba d'água também tá vazando pelo rolamento. Existe algum reparo dali que pode ser trocado ou tenho que comprar uma bomba nova? Tirei a bomba do motor e vi que não é fácil de desmontá-la, mas se este é o caso eu dou um jeito.
Caso eu tenha que comprar outra bomba, tenho um sério receio de comprar no ferro velho, pois nada garante que vai vazar de novo, mas também não sei se ainda se encontra desta bomba nova; comecei a procurar e não achei. Existe algum outro modelo adaptável?
Amigos, acho que já é hora de pensar em aposentar os velhos (e excelentes) GM151.... estes motores sao muito "esquentados"....... Antigamente, valia a pena usar estes motores pq era fácil de encontrar peças, era fácil encontrar meca pra fuçar neles... mas hoje em dia, tá ficando tao complicado manter um destes quanto manter um BF161 ou um Georgia OHC.... temos que garimpar distribuidores e bombas d'água da mesma forma que saimos à caça destes mesmos compomentes dos motores mais antigos! Acho que já tá na hora de "eleger" um outro motor (NAO to falando do AP) acima das 2.000cc.... que nao esquente tanto, que nao seja tao complicado de encontrar peças e estas coisas!
Amigos, acho que já é hora de pensar em aposentar os velhos (e excelentes) GM151....
Eu já tinha raciocinado a mesma coisa, mas discordo da exclusão do AP. Estou com o GM151 porque este é o motor desta "rodada de reforma". Depois que eu montar o jeep todo, andar um pouco e acertar o que falta, vai começar mais uma rodada. Na nova rodada, a única coisa que tenho certeza que farei é trocar o motor. Porém, por que escolheu-se o GM151 anos atrás?
1. Baixa manutenção
2. Peças abundantes
3. Alto torque em baixa rotação
Ora, o AP tem, de cara, as duas primeiras características HOJE. Quanto à terceira, está longe mas, usando se algumas adaptações (coisa que o jeepeiro faz o tempo todo ), dá pra usar uma relação mais reduzida e adaptar o motor pra álcool (se não for flex). Com isso, acho que o AP é a bola da vez. O motor de Astra é muito bom, mas acho que nunca vai bater o AP em manutenção.
Abraço já com radiador e bomba d'água do ferro velho .
Pois to pensando nisso ha um tempão jah e decidi que quando for trocar o meu Bf por aposentadoria colocarei um motor com as caracteristicas do gm 151 porem mais moderno , acho besteira desmontar o jipe para adaptar um motor que jah naum se fabrica mais que nem o do opala.
Penso assim, tempo, dinheiro, mão de obra, para colocar uma coisa "um pouco menos velha" do que o motor original do meu jipe.
Mas creio que o motor ap ainda não poderia ser o substituto ideal para a substituição do motor do opala nas adaptações.
Pensei no motor na Ranger que já disseram ser quae o mesmo OHC, ou da s10 2.4 injetado que tem caracteristicas do gm 151.
Diesel seria a melhor opção pois um motorzinho 2.8 turbo diesel seria ideal para o jipinho, mas eu adoro o cheiro da gasolina...hehehe
Mas ainda não é tempo de trocar meu bf pois ele ainda tem muito o que dar.
Até lá quem sabe apareçam opções melhores.
Eu já tinha raciocinado a mesma coisa, mas discordo da exclusão do AP... Ora, o AP tem, de cara, as duas primeiras características HOJE. Quanto à terceira, está longe mas, usando se algumas adaptações (coisa que o jeepeiro faz o tempo todo ), dá pra usar uma relação mais reduzida e adaptar o motor pra álcool (se não for flex). Com isso, acho que o AP é a bola da vez.... .
felipemendes, blza? nao é que eu "exclui" o AP... eu mesmo pretendo ir atrás de um (1.8 álcool - por questoes financeiras, é claro), porém, tava apenas diferenciando os motores por "comportamento" entende? um AP, pra mim, está em outro nível de motor, com níveis de torque e potencia descritos em curvas que nao sao das melhores para se ter em jeeps... por isso, um exemplo que me ocorre é que o CHT estaria mais "perto" do GM em questao de características doq o AP... (embora ambos sejam motores fora de linha, é só um exemplo)...
Postado originalmente por Milton Quindim
Pois to pensando nisso ha um tempão jah e decidi que quando for trocar o meu Bf por aposentadoria colocarei um motor com as caracteristicas do gm 151 porem mais moderno , acho besteira desmontar o jipe para adaptar um motor que jah naum se fabrica mais que nem o do opala.
É assim q eu penso tbem... sao todos EXCELENTES motores e servem MUITO BEM nos jeeps.... só que eles nao acabam mais com um dos principais motivos de substituição de motores: a troca por algo que está em linha de produção...
Postado originalmente por Milton Quindim
creio que o motor ap ainda não poderia ser o substituto ideal para a substituição do motor do opala nas adaptações.
Poizé.... como eu falei, sao ótimos motores, mas com caracteristicas diferentes....
Postado originalmente por felipemendes
...usando-se algumas adaptações (coisa que o jeepeiro faz o tempo todo ), dá pra usar uma relação mais reduzida e adaptar o motor pra álcool (se não for flex). Com isso, acho que o AP é a bola da vez.
Mais ou menos.... sabe Felipe, ado fui trocar meu motor original, eu queria mesmo um AP no jeep... achava o motor GM 151 grande, pesado e beberrão... (ainda acho), porém, com o tempo, fui aprendendo a gostar mais deste motor... vi que eu podia aumentar ele para 3.0 (só nao acho o diabo do virabrequim grande) e vi que um GM pode ser muuuuuuuuuuito mais potende que um AP quando bem fuçado (pois ele é muuuuuuuuuuuuuuito mais superdimensionado que os AP - vide matéria do "Best Car Web Sites")... além do mais, como disseram a alguns anos atrás aqui no fórum: "nada substitui algumas polegadas cúbicas a mais"...
Acho que se for para ter um AP no jeep, e ficar livre, por exemplo, do tal problema de temperatura (mal constante destes motores GM em jeeps e "alvo" principal deste tópico), as adaptações poderiam ocorrer no próprio motor... como, por exemplo, substituindo o comando por um mais tranquilo, com angulo de cruzamento menor (como os comandos de CHT, que eu já falei aqui no fórum antes).... o realinhamento da carburação, aumento da taxa de compressao, a conversao para álcool, o redimensionamento do sistema de exaustao (escape)... tudo isso seria ótimo para compensar a baixa cilindrada do AP frente ao GM... só depois de alterar estas "coisinhas" é que eu pensaria em acertar cambio, pneus e etc....
Quem sabe, daqui a algum tempo, nao aparecem Jeeps com motores FIAT FIRE 1.8 ??? (calmae gente!!! é só um exemplo! rs)