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  • #409
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Juarez Jr Ver Post
    Desvantagem da adaptação das molas de Toyota perda de angulo de ataque.
    Parece que ficou bom, mas não sei de onde vc tirou essa conclusão já que não precisou nem alongar o chassi na frente

  • #410
    Bom pessoal, como o forum já me ajudou outras vezes, porque não postar as fotos da minha adaptação das molas da Toyota, vou tirar as fotos hoje e coloco no forum.

  • #411
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Elmer,

    Me parece que o Juarez tem razão.
    Andei pensando e calculando sobre as molas da band no cj3 e cheguei a algumas conclusões.
    Pelo desenho anexo o eixo está a 523 mm da frente, considerando os suporte de band soldado na extremidade e o eixo no centro da mola (1100 mm) a frente (jumelo "para-choque") ficaria a 550 mm. Isso se manter a mesma altura do eixo ao chassi.
    Em compensação pelo mesmo desenho o angulo de saida melhora (566 X 550).

    Agora se soldar os suportes um pouco afastados das extremidades tudo diminui, angulos de entrada e saida e entre-eixos.
    Reduzir o entre-eixos é sem duvida o pior de tudo.

    No meu caso vou fazer SPOA, alongar o chassi e soldar os eixos descentralizados nas molas para resolver esses inconvenientes.

    []
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas de Toyota no CJ-cj3a.jpg  

  • #412
    Conforme prometido seguem fotos da adaptação, com uma correção não foi 103cm de centro parafuso suporte a centro parafuso suporte e sim 102cm.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas de Toyota no CJ-11072009233.jpg   Molas de Toyota no CJ-11072009235.jpg  

  • #413

    Medidas dos suportes

    à pedidos do Junior Braga segue as medidas dos suportes.
    fiz um desenho esquemático do suporte dianteiro.
    mandei fazer em chapa de 1/4 cortado e dobrado em uma metalurgica aqui perto.
    na parte do jumelo (traseira) mandei fazer um tubo no torno na medida das buchas, com 1/4 de espessura de parede. Com esse tubo fiz um suporte que foi fixado na parte de baixo do chassi, com uma distância de 3cm entre o chassi e o centro do pino do jumelo.
    para fixar os suportes utilizei solda e parafusos.

    qqer duvida eh só pedir
    Abços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas de Toyota no CJ-montanheira.jpg  

  • #414
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    18/07/2009
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    Citação Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Oi pessoal,

    Eu uso as molas da pick up Toyota no meu CJ a 4 anos, já fiz diversas trilhas, viagens e uso urbano. O Jeep ficou muuuito melhor em todos os aspectos. Ele ficou mais macio(não é nenhum Landau, mas melhorou), ficou mais estável, com melhor digiribilidade e principalmente com um curso de susp. bem maior.
    Demorei um bom tempo até acertar a suspensão, mas depois de tirar e colocar diversas molas intermediárias diferentes, gostei do resultado.
    Esta é a ficha da minha susp.:
    Feixes, jumelos e suportes da pick up Toyota.
    Diant: 3 lam. inteiras e uma interm.
    Tras.: 2 lam. inteiras e duas interm.

    obs: A durabilidade das buchas é muito maior que com a susp. original (utilizando buchas de PU em ambos)

    Eu aprovo e recomendo!!!
    Caro amigo

    Gostaria de saber se posso utilizar este número de molas para dianteira e trazeira para a minha rural. No meu caso, a Rural é diesel com motor 14B.
    Grato
    Márcio Marques

  • #415
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Marcio Marques Ver Post
    Caro amigo

    Gostaria de saber se posso utilizar este número de molas para dianteira e trazeira para a minha rural. No meu caso, a Rural é diesel com motor 14B.
    Grato
    Márcio Marques
    Cara o ramiro mudou a suspensao do Jeep e não usa mais feixes.

    Seguinte, meu pai tem uma F75 com motor 14b, câmbio, eixos e suspensao da band

    A dianteira está com todas as lâminas e aí traseira também, no seu caso eu sugiro retirar apenas as laminas retas que vem no feixe traseiro e certamente vai ficar bom na rural.

    []s

  • #416
    Usuário Avatar de KitiU.
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    25/06/2008
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    Dae galera... tenho algumas dúvidas...

    Caro Elmer...

    No meu jeep, coloquei os feixes band do jeito que veio, sendo 4 lâminas, a mestre, contra mestre, uma intermediária e uma bem curta, só que quem sabe pelo fato do meu jeep não ter peso, pois tem motor de opala 4cc, a susp ficou um cepo de dura...

    Sendo que estive pensando em deixar apenas a mola mestre e a intermediária comprida, só que tenho medo de que o eixo rotacione em arrancada brusca e/ou quando vou desatolar outro jeep... alguém ja fez isso??? fica bom??

    Caro Ricardo...

    No meu jeep, instalei o jumelo na frente, mas estou querendo coloca-lo na posição original do Cj5, como vc fez, sendo assim essa medida do suporte que vc fez, é a mesma medida que ficaria se fosse o jumelo na frente???

    Pois notei que o jeep perdeu muito ângulo de ataque com o jumelo na frente, ele logo enrosca...
    Christian Ullmann


  • #417
    Kitiu, no meu CJ3A está com motor Opala 4cc 151 e com 3 lâminas de molas na dianteira e traseira, e sem problemas ganhou estabilidade e ficou mais macio. O jumelo está na dianteira, segundo me disseram fica melhor de estabilidade na parte da frente do que no entre eixos. Sobre a perda de angulo de ataque é verdade perde sim mas estou pensando em mandar arquiar as molas ganho altura e a ponta da mola chegará mais para trás, alinhando com o parachoque e ganhando um pouco de angulo de ataque.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...6&d=1247338394

  • #418

    Angulo de ataque

    Bom pessoal, conforme postado anteriormente fiz a adaptação no meu CJ3A das molas da Toyota, coloquei os jumelos da suspensão dianteira na frente, mas estou pensando em colocar na parte de traz para ganhar principalmente mais angulo de ataque.

    Pretendo colocar os suportes na frente com altura entre 10cm e 12,5cm e no jumelo atrás conforme foto em anexo, caso não fique alinhado e tenha problema de caster, pretendo colocar cunhas de mesmo tamanho nos dois lados para corrigir o angulo.

    O que vocês acham? O que vocês me recomendam? Alguém fez algo parecido?

    Obs.: Futuramente quem sabe jumelos articulados com travas na dianteira e traseira


    Agradecendo desde já,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas de Toyota no CJ-nov-20021.jpg   Molas de Toyota no CJ-81.jpg   Molas de Toyota no CJ-jumelo-na-traseira01.jpg   Molas de Toyota no CJ-jumelo-na-traseira02.jpg   Molas de Toyota no CJ-captured0000000jh.jpg  

  • #419
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Citação Postado originalmente por Juarez Jr Ver Post
    Bom pessoal, conforme postado anteriormente fiz a adaptação no meu CJ3A das molas da Toyota, coloquei os jumelos da suspensão dianteira na frente, mas estou pensando em colocar na parte de traz para ganhar principalmente mais angulo de ataque.
    Não acho que vai ganhar muito angulo com essa alteração, talvez pneus maiores ou posicionar o eixo descentralizado pra frente, ou até SPOA sejam mais vantajosos. O que se ganha com essa modificação é mais altura e conforto, mas esse assunto é polemico.

    Citação Postado originalmente por Juarez Jr Ver Post
    Pretendo colocar os suportes na frente com altura entre 10cm e 12,5cm e no jumelo atrás conforme foto em anexo, caso não fique alinhado e tenha problema de caster, pretendo colocar cunhas de mesmo tamanho nos dois lados para corrigir o angulo.
    Não sei qual a medida deve ser o suporte, mas devem ter a altura suficiente para manter as molas "retas", ou seja os olhais na mesma altura. Já que vai ter que confecciona-los já faça da altura certa que vc não vai precisar de cunha.


    Citação Postado originalmente por Juarez Jr Ver Post
    Obs.: Futuramente quem sabe jumelos articulados com travas na dianteira e traseira
    Esquece tudo que está acima, pois jumelo articulado ou revolver vc terá obrigatoriamente que colocar na frente.

  • #420
    Obrigado Rodrigo,

    Me diz uma coisa se reposicionar o diferencial para frente, a suspenão não fica mais dura? O carro fica mais conformatavel? Não enfraquece a mola refurando devido ao pino de centro?

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