Bom pessoal, como o forum já me ajudou outras vezes, porque não postar as fotos da minha adaptação das molas da Toyota, vou tirar as fotos hoje e coloco no forum.
Me parece que o Juarez tem razão.
Andei pensando e calculando sobre as molas da band no cj3 e cheguei a algumas conclusões.
Pelo desenho anexo o eixo está a 523 mm da frente, considerando os suporte de band soldado na extremidade e o eixo no centro da mola (1100 mm) a frente (jumelo "para-choque") ficaria a 550 mm. Isso se manter a mesma altura do eixo ao chassi.
Em compensação pelo mesmo desenho o angulo de saida melhora (566 X 550).
Agora se soldar os suportes um pouco afastados das extremidades tudo diminui, angulos de entrada e saida e entre-eixos.
Reduzir o entre-eixos é sem duvida o pior de tudo.
No meu caso vou fazer SPOA, alongar o chassi e soldar os eixos descentralizados nas molas para resolver esses inconvenientes.
à pedidos do Junior Braga segue as medidas dos suportes.
fiz um desenho esquemático do suporte dianteiro.
mandei fazer em chapa de 1/4 cortado e dobrado em uma metalurgica aqui perto.
na parte do jumelo (traseira) mandei fazer um tubo no torno na medida das buchas, com 1/4 de espessura de parede. Com esse tubo fiz um suporte que foi fixado na parte de baixo do chassi, com uma distância de 3cm entre o chassi e o centro do pino do jumelo.
para fixar os suportes utilizei solda e parafusos.
Eu uso as molas da pick up Toyota no meu CJ a 4 anos, já fiz diversas trilhas, viagens e uso urbano. O Jeep ficou muuuito melhor em todos os aspectos. Ele ficou mais macio(não é nenhum Landau, mas melhorou), ficou mais estável, com melhor digiribilidade e principalmente com um curso de susp. bem maior.
Demorei um bom tempo até acertar a suspensão, mas depois de tirar e colocar diversas molas intermediárias diferentes, gostei do resultado.
Esta é a ficha da minha susp.:
Feixes, jumelos e suportes da pick up Toyota.
Diant: 3 lam. inteiras e uma interm.
Tras.: 2 lam. inteiras e duas interm.
obs: A durabilidade das buchas é muito maior que com a susp. original (utilizando buchas de PU em ambos)
Eu aprovo e recomendo!!!
Caro amigo
Gostaria de saber se posso utilizar este número de molas para dianteira e trazeira para a minha rural. No meu caso, a Rural é diesel com motor 14B.
Grato
Márcio Marques
Gostaria de saber se posso utilizar este número de molas para dianteira e trazeira para a minha rural. No meu caso, a Rural é diesel com motor 14B.
Grato
Márcio Marques
Cara o ramiro mudou a suspensao do Jeep e não usa mais feixes.
Seguinte, meu pai tem uma F75 com motor 14b, câmbio, eixos e suspensao da band
A dianteira está com todas as lâminas e aí traseira também, no seu caso eu sugiro retirar apenas as laminas retas que vem no feixe traseiro e certamente vai ficar bom na rural.
No meu jeep, coloquei os feixes band do jeito que veio, sendo 4 lâminas, a mestre, contra mestre, uma intermediária e uma bem curta, só que quem sabe pelo fato do meu jeep não ter peso, pois tem motor de opala 4cc, a susp ficou um cepo de dura...
Sendo que estive pensando em deixar apenas a mola mestre e a intermediária comprida, só que tenho medo de que o eixo rotacione em arrancada brusca e/ou quando vou desatolar outro jeep... alguém ja fez isso??? fica bom??
Caro Ricardo...
No meu jeep, instalei o jumelo na frente, mas estou querendo coloca-lo na posição original do Cj5, como vc fez, sendo assim essa medida do suporte que vc fez, é a mesma medida que ficaria se fosse o jumelo na frente???
Pois notei que o jeep perdeu muito ângulo de ataque com o jumelo na frente, ele logo enrosca...
Kitiu, no meu CJ3A está com motor Opala 4cc 151 e com 3 lâminas de molas na dianteira e traseira, e sem problemas ganhou estabilidade e ficou mais macio. O jumelo está na dianteira, segundo me disseram fica melhor de estabilidade na parte da frente do que no entre eixos. Sobre a perda de angulo de ataque é verdade perde sim mas estou pensando em mandar arquiar as molas ganho altura e a ponta da mola chegará mais para trás, alinhando com o parachoque e ganhando um pouco de angulo de ataque.
Bom pessoal, conforme postado anteriormente fiz a adaptação no meu CJ3A das molas da Toyota, coloquei os jumelos da suspensão dianteira na frente, mas estou pensando em colocar na parte de traz para ganhar principalmente mais angulo de ataque.
Pretendo colocar os suportes na frente com altura entre 10cm e 12,5cm e no jumelo atrás conforme foto em anexo, caso não fique alinhado e tenha problema de caster, pretendo colocar cunhas de mesmo tamanho nos dois lados para corrigir o angulo.
O que vocês acham? O que vocês me recomendam? Alguém fez algo parecido?
Obs.: Futuramente quem sabe jumelos articulados com travas na dianteira e traseira
Bom pessoal, conforme postado anteriormente fiz a adaptação no meu CJ3A das molas da Toyota, coloquei os jumelos da suspensão dianteira na frente, mas estou pensando em colocar na parte de traz para ganhar principalmente mais angulo de ataque.
Não acho que vai ganhar muito angulo com essa alteração, talvez pneus maiores ou posicionar o eixo descentralizado pra frente, ou até SPOA sejam mais vantajosos. O que se ganha com essa modificação é mais altura e conforto, mas esse assunto é polemico.
Postado originalmente por Juarez Jr
Pretendo colocar os suportes na frente com altura entre 10cm e 12,5cm e no jumelo atrás conforme foto em anexo, caso não fique alinhado e tenha problema de caster, pretendo colocar cunhas de mesmo tamanho nos dois lados para corrigir o angulo.
Não sei qual a medida deve ser o suporte, mas devem ter a altura suficiente para manter as molas "retas", ou seja os olhais na mesma altura. Já que vai ter que confecciona-los já faça da altura certa que vc não vai precisar de cunha.
Postado originalmente por Juarez Jr
Obs.: Futuramente quem sabe jumelos articulados com travas na dianteira e traseira
Esquece tudo que está acima, pois jumelo articulado ou revolver vc terá obrigatoriamente que colocar na frente.
Me diz uma coisa se reposicionar o diferencial para frente, a suspenão não fica mais dura? O carro fica mais conformatavel? Não enfraquece a mola refurando devido ao pino de centro?