Powered by vBulletin

Motor afogando, após desligada a ignição com motor quente!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/09/2007, 10:27
    Lucas Nassif
    Esse FDS vou seguir as dicas do meu amigo Kim!

Vou trocar o pistãozinho de injeção do carburador (ele não está vedando direito), e hojee ainda posto os resultados.

Quem tiver mais dicas, eu agradeço!

Abrss :concordo:
  • 15/09/2007, 10:57
    leopoldo
    Moçada. escutem o SUKYS.

É gasolina fervendo. Não adianta regular a boia.

ANOTEM OQUE ACONTECE:

O motor está quente,
    vc desliga o motor, a água para de circular,
    a temperatura do cabeçote sobe
    e ainda pega o bafo de ar quente do motor.
    debaixo do capo a temperatura sobe N graus,
    a gasolina da cuba FERVE,
    a boia baixa pois evaporou,
    a gasolina ainda na tubulação expande e vai para a cuba, fervendo,
    tudo isso evapora e sai pelo VENT da cuba,
    chega no filtro de ar e condensa,
    escorre pelo venturi e enxarca o coletor.

SINTOMA:

cheiro intenso de gasolina com o motor desligado
    difícil de pegar com o motor quente
    se vc abre o corpo do filtro ve a gasolina escorrendo pelo carburador, fora o banho de gasolina no rosto

CAUSA:

afogamento depois de desligar o motor quente e, vide acima a descrição

SINONIMO: PERCOLAMENTO

COMO RESOLVER:

Cada um dos passos abaixo (apenas ou em conjunto) pode minimizar ou resolver:

Usar bomba de gasolina elétrica
    Usar retorno calibrado na tubulação da bomba ao carburador
    Usar aquele brinquedinho de plastico da VW e ter o saco de montar N mangueiras
    Usar ventoínha elétrica de refrigeração
    Usar carburador com solenoide de travamento na agulha
    Usar injeção eletronica
    Usar isolação termica na base do carburador
    Abrir o capo depois de desligar o motor e deixar um tempinho aberto
  • 15/09/2007, 11:05
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Moçada. escutem o SUKYS.

é gasolina fervendo.

O motor está quente,
    vc desliga o motor, a água para de circular,
    a temperatura do cabeçote sobe
    e ainda pega o bafo de ar quente do motor.
    debaixo do capo a temperatura sobe N graus,
    a gasolina da cuba FERVE,
    a boia baixa pois evaporou,
    a gasolina ainda na tubulação expande e vai para a cuba, fervendo,
    tudo isso evapora e sai pelo VENT da cuba,
    chega no filtro de ar e condensa,
    escorre pelo venturi e enxarca o coletor.

Porr* meu....agora deu pra intender o que o Sukys tava querendo dizer!!!

Então o que eu devo fazer? Colocar outra junta na base? Ou o que?
    Desculpe as perguntas, mais isso eu nao tenho mto conhecimento não!

Abrsss..:concordo:
  • 15/09/2007, 11:10
    leopoldo
    apressadinho ...... volta e leia oque eu escrevi pq eu editei e adicionei informações relevantes
  • 15/09/2007, 11:13
    Lucas Nassif
    Citação:

COMO RESOLVER:

Cada um dos passos abaixo (apenas ou em conjunto) pode minimizar ou resolver:

Usar bomba de gasolina elétrica
    Usar retorno calibrado na tubulação da bomba ao carburador
    Usar aquele brinquedinho de plastico da VW e ter o saco de montar N mangueiras
    Usar ventoínha elétrica de refrigeração
    Usar carburador com solenoide de travamento na agulha
    Usar injeção eletronica
    Usar isolação termica na base do carburador
    Abrir o capo depois de desligar o motor e deixar um tempinho aberto

Caro Leopoldo,

isso que vc escreveu fica inviável fazer...gostaria de usa solução mais simples.
    Onde acho a tal junta que o sukys disse?? (de fibra??)

O jeep já tem o brinquedinho da VW (desborbulhador:mrgreen:)

O que seria a 'isolação termica na base do carburador'? A junta? Se for o que eu estou pensando, essa isolação seria a melhro coisa $$$ a fazer.

Abrss..:concordo:
  • 15/09/2007, 12:21
    leopoldo
    COMO que fica inviável fazer ? leia de novo pois está escrito:

"Cada um dos passos abaixo (apenas ou em conjunto) pode minimizar ou resolver"

Agora, o desbolhador ... como está instalado ? onde está o retorno dele ? para onde vai o retorno ?

No meu motor, diminuí o calor para o carburador usando uma grossa junta e laminas de alumínio. Então uma ideia para vc:

Oque vc pode fazer é usar uma lamina de aço inox e fazer uma furação identica à base do carburador. Faça essa lamina ter uma extensão de pelo menos 1 polegada de largura além da base do carburador e que fique:

cabeçote, junta, lamina, junta, base do carburador.

Vc cria uma ALETA que dipersa o calor que vem conduzido do cabeçote À base do carburador.

Porém, se a cuba fica exposta ao calor que irradia do cabeçote, vc terá que colocar também uma ventoínha elétrica para ventilar o motor depois de desligado por 30 a 60 segundos. Uma instalação de ventoínha normal e com cebola na base do radiador rdeve resolver (ou minimizar) o problema
  • 15/09/2007, 16:13
    Lucas Nassif
    Citação:

COMO que fica inviável fazer ? leia de novo pois está escrito:

"Cada um dos passos abaixo (apenas ou em conjunto) pode minimizar ou resolver"

Grande Leopoldo,

quando disse que ficaria inviável fazer, é pq no fim do ano eu vou trocar de motor, então agora não compensaria gastos com o motor original. Mas antes de trocar de motor, gostaria de resolver esse problema.

Citação:

Agora, o desbolhador ... como está instalado ? onde está o retorno dele ? para onde vai o retorno ?

O desborbulhador está um pouco acima do nível do carburador, do lado do filtro de óleo. O retorno foi feito na bóia do tanque. (o desb. aparentemente não apresenta problemas. Exerce sua função normalmente)

Citação:

No meu motor, diminuí o calor para o carburador usando uma grossa junta e laminas de alumínio. Então uma ideia para vc:

Oque vc pode fazer é usar uma lamina de aço inox e fazer uma furação identica à base do carburador. Faça essa lamina ter uma extensão de pelo menos 1 polegada de largura além da base do carburador e que fique:

cabeçote, junta, lamina, junta, base do carburador.

Vc cria uma ALETA que dipersa o calor que vem conduzido do cabeçote À base do carburador.

Humm, boa idéia..
    :arrow: e no meu caso, teria que ser apenas aço inox ou tem outro material com baixa condução de calor??
    :arrow: É vantagem usar amianto para evitar a dispersão de calor?

Para ver se eu entendi direito: vou precisar usar 2 juntas da base com a lamina no meio, né?
    Qual a espessura dessa lâmina?

Citação:

Porém, se a cuba fica exposta ao calor que irradia do cabeçote, vc terá que colocar também uma ventoínha elétrica para ventilar o motor depois de desligado por 30 a 60 segundos. Uma instalação de ventoínha normal e com cebola na base do radiador rdeve resolver (ou minimizar) o problema

A ventoinha elétrica eu vou colocar com o outro motor. Para ajudar a prevenir esse problema.

Bom, por enquanto é só! :wink:

Abraços! :concordo:
  • 15/09/2007, 21:59
    Lucas Nassif
    Agora a noite eu peguei um DFV 228 que tenho encostado aki e por ele eu desenhei a junta no papel...

A partir do desenho, eu adicionei +/- 1 polegada de cada lado, para ser as aletas....

Ainda vou revisar esse desenho pra ver se nao precisa mudar nada!! E se der, tiro foto dle e ponho aqui, pra vcs verem se fiz certo. Se tiver, essa semana eu providencio a fabricaçao..

Outra coisa: Qual o melhor material para utilizar? E qual a espessura?

Abrass..
  • 15/09/2007, 23:53
    leopoldo
    Lucas,

Não há uma receita pronta. Só a recomendação. Vc tem de testar e ver no que resulta. Use o bom senso. Por exemplo: se vc usar uma junta de espessura 4 mm, por acaso o prisioneiro do seu motor não vai mais servir. Use uma junta de base do carburador, que já é bem grossa. Veja se o o prisioneiro acomoda 2 juntas, senão vc tenta resolver um problema e cria 2 ou mais.

É como a ideia da aleta ... 1 polegada ? 1/4" ? 1/8" ? só testando e vendo se para de ferver. Também é por isso que nem sempre uma ação de manutenção pode não resolver. Aliás, mexer com o calor é complicado pois a transmissão de calor se dá em 3 formas; irradiação( por exemplo do coletor de escape), condução (pelo bloco/cabeçote do motor) e convecção (a bolha de ar quente dentro do capô).
  • 16/09/2007, 11:49
    Lucas Nassif
    Citação:

Lucas,

Não há uma receita pronta. Só a recomendação. Vc tem de testar e ver no que resulta. Use o bom senso. Por exemplo: se vc usar uma junta de espessura 4 mm, por acaso o prisioneiro do seu motor não vai mais servir. Use uma junta de base do carburador, que já é bem grossa. Veja se o o prisioneiro acomoda 2 juntas, senão vc tenta resolver um problema e cria 2 ou mais.

É como a ideia da aleta ... 1 polegada ? 1/4" ? 1/8" ? só testando e vendo se para de ferver. Também é por isso que nem sempre uma ação de manutenção pode não resolver. Aliás, mexer com o calor é complicado pois a transmissão de calor se dá em 3 formas; irradiação( por exemplo do coletor de escape), condução (pelo bloco/cabeçote do motor) e convecção (a bolha de ar quente dentro do capô).

Acho que entendi..

Ontem estive olhando a junta da base e ela tem quase 2mm de espessura. Então, iria ficar assim:

:arrow: Junta da base (+/- 2mm) +
    :arrow: Junta metálica (2mm) +
    :arrow: A outra junta da base (+/- 2mm)
    o que resultaria no total quase 6mm de distância entre a base e o coletor.

Agora vem a pergunta:
    :arrow: Será que essa distância já é o bastante??

E tem outra... sobre a largura da junta:
    Vc disse 1 polegada, certo?
    Ficaria bom se eu fizesse a largura mais de 1 pol de cada lado, de jeito que a chapa fique rente a largura do carburador??

Abrsss..
  • 16/09/2007, 12:20
    Lucas Nassif
    Citação:

Por exemplo: se vc usar uma junta de espessura 4 mm, por acaso o prisioneiro do seu motor não vai mais servir.

Caro Leopoldo,

Esse prisioneiro seria a rosca do coletor, onde é fixado o carburador?? :???:

:concordo:
  • 16/09/2007, 13:30
    Lucas Nassif
    2 Anexo(s)
    So de curiosidade:

:arrow: Gasolina escorrendo na base quando ele começa a afogar.. :parede:
    :arrow: Nível do desborbulhador abaixando....(metade dlee já foi) :sad: :sad:

Abrsss
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:18.