Powered by vBulletin

Motor afogando, após desligada a ignição com motor quente!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/10/2007, 22:51
    Lucas Nassif
    All,

domigo após andar beeem com o Magnum, cheguei em casa e fiquei ao lado dle esperando afogar (ainda nao fiz a tal chapinha, e nem coloquei a manta xD) pra fazer uns testes.

Tirei a tampa do filtro de ar, deixando a boca do carburador 'livre'.
    Fiquei bastante tempo ao lado dele e nada dele afogar. Observei que dava umas borbolhas dentro do desborbulhador (com o jeep desligado) e tava parecendo que a gasolina tava fervendo lá dentro. Mas até aí não tava indo nada pro coletor.

10 minutos depois o nível do desb. começou a abaixar, e nada de gasosa pro coletor (caramba!!). Imaginei que a gasosa estava indo em estado de vapor para o retorno. Para confirmar, eu tirei a mangueira do retorno, e deu pra perceber que a gasosa tava passando lá em forma de vapor, pois tava saindo tipo uma fumacinha <i>(e teve uma hora em que eu tampei o furo com o dedo, e um tempo dep
  • 10/07/2008, 14:30
    junior braga
    final do caso
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    All,

domigo após andar beeem com o Magnum, cheguei em casa e fiquei ao lado dle esperando afogar (ainda nao fiz a tal chapinha, e nem coloquei a manta xD) pra fazer uns testes.

Tirei a tampa do filtro de ar, deixando a boca do carburador 'livre'.
    Fiquei bastante tempo ao lado dele e nada dele afogar. Observei que dava umas borbolhas dentro do desborbulhador (com o jeep desligado) e tava parecendo que a gasolina tava fervendo lá dentro. Mas até aí não tava indo nada pro coletor.

10 minutos depois o nível do desb. começou a abaixar, e nada de gasosa pro coletor (caramba!!). Imaginei que a gasosa estava indo em estado de vapor para o retorno. Para confirmar, eu tirei a mangueira do retorno, e deu pra perceber que a gasosa tava passando lá em forma de vapor, pois tava saindo tipo uma fumacinha <i>(e teve uma hora em que eu tampei o furo com o dedo, e um tempo dep

Lucas blz? então como ficou o final deste caso? resolveu o problema?
    qual foi a solução? esse topico ja é bem antigo, mas ficou sem resposta.
    :concordo:
  • 10/07/2008, 22:54
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por junior braga Ver Post
    Lucas blz? então como ficou o final deste caso? resolveu o problema?
    qual foi a solução? esse topico ja é bem antigo, mas ficou sem resposta.

Fala Junior!

Bom, uma coisa eu já comprovei: o carburador não tem nada de errado!

Antes o meu Jeep fervia muito, chegava a 130º de temperatura. Então o que acontecia era o que o Leopoldo tinha dito, a cuba fervia e condensava perto do filtro.

Recentemente mandei dar uma geral no radiador, agora ele não passa dos 100 graus. Portanto, a gasosa agora não ferve mais.

Andando normal ele não afoga, apenas quando forço muito (em atoleiros, por exemplo, onde ele se aquece alem do normal). Ae ele da uma afogada de leve, nada muito sinistro igual antes!

• 10/07/2008, 23:03
    Kim
    Lucas, sei que não é lugar próprio, mais depois que trocou o gicle, como ficou o ex-Cascão,
    agora Magnum 4.4?????
  • 10/07/2008, 23:14
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Lucas, sei que não é lugar próprio, mais depois que trocou o gicle, como ficou o ex-Cascão,
    agora Magnum 4.4?????

Aoo Kim!!

Depois que troquei o gigle eu não andei muito. Ia pruma trilha dia 28, mas o Mag pos o rabo entre as pernas na hora da saída, ae nao deu pra ir nele!!

Deu um probleminha que demorei 2 semanas pra resolver....agora tenho q andar né!! hehe

O pouco que andei deu pra perceber que as retomadas estao melhores.

O 4.4 ainda tá na mesma!!

Só adiantando....esse mes ele toma forma, e no máximo até setembro ele ronca!

• 10/07/2008, 23:29
    Kim
    Pensei que ia mexer no 4.4, igual eu mexi no Brancão.

Troquei de lugar!!!!

Isso que é mexer!
  • 18/08/2009, 11:02
    Zé Renato
    Tive esse mesmo problema de excesso no caburador.Eu ainda nem tinha lido esse tópico, e cheguei até a fazer um dissipador de alumínio na base do mesmo, como o Leopoldo sugeriu para alguém não me recordo agora, que funcionava como uma aleta como foi dito.O problema persistiu, pois o carburador originalmente não precisa de nada disso, dessas soluções fantásticas que eu mesmo costumo ultilizar quando estou na busca de resolver um problema insistente.E a solução no meu caso, foi mais simples do que eu imaginava.Após intensa observação descobri que o excesso se dava simplesmente pelo posicionamento incorreto do desborbulhador.O desb. estava instalado acima do nível máximo da cuba, com isso ficava alimentando a cuba enquanto o motor estava quente, mesmo desligado com o aumento da temperatura o combustivel transbordava e o desborbulhador por estar mais alto, ficava alimentando até que o mesmo secasse.Reposicionei abaixo da cuba, e o problema foi sanado.:concordo: :putz:
  • 18/08/2009, 12:49
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por Zé Renato Ver Post
    Após intensa observação descobri que o excesso se dava simplesmente pelo posicionamento incorreto do desborbulhador.O desb. estava instalado acima do nível máximo da cuba, com isso ficava alimentando a cuba enquanto o motor estava quente, mesmo desligado com o aumento da temperatura o combustivel transbordava e o desborbulhador por estar mais alto, ficava alimentando até que o mesmo secasse.Reposicionei abaixo da cuba, e o problema foi sanado.:concordo: :putz:

O meu tem desborbulhador acima da cuba. Fiz um suporte pra ele perto do filtro de óleo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...8&d=1250446089

Quando o motor afoga, dá pra ver mesmo que o desborbulhador vai esvaziando aos poucos. Nem sempre ele é totalmente esgotado. Tem vezes que gasta só meio desborbulhador e para...mas mesmo assim afoga!

Só que, não acho que o desborbulhador acima do carburador é a causa do problema.
    Ele só contribui para "afogar mais".

Quando a cuba esvazia, por gravidade a gasolina vai do desborbulhador à cuba!! Isso é fato!

Acredito que ele estando abaixo do carburador, o motor afogue do mesmo jeito, porém somente com o nível de gasolina da cuba, e não a gasolina da cuba + desborbulhador, pois a gasolina não vai mais pra cuba pela gravidade.

Então, se mudar a posição do desborbulhador, vc irá minimizar o problema, e não eliminá-lo.

• 16/04/2010, 07:51
    Julinot
    ACHEI O TÓPICO CERTO PARA O MEU PROBLEMA.
    Só estou postando esta para ficar na minha lista de mensagens e eu não esquecer onde estava - se bem que o Google ajuda muito, hein...
    Mas já que estou por aqui...só para adiantar... o meu problema é que a gasolina some da cuba no dia seguinte a ter utilizado o motor pela última vez. Aí é uma m... pra pegar. Já trabalhava com a possibilidade de estar evaporando, pois vazando tenho quase certeza de que não está. Mas ainda não pude confirmar, pois só vejo o meu CJ nos finais de semana - amanha é dia !

Aqui estou vendo que ao sumiço da gasolina antecede um afogamento. Bem, não me lembro de nenhuma ocasião em que depois de desligado por 10 a 20 minutos o motor estivesse afogado. Nessas condições, de dar a partida um pouco depois de ter desligado o motor, nunca deixou de pegar. Deixa de pegar, sim, no dia seguinte.

Bem... vou ler tudo direitinho para ver o que posso fazer no meu caso.
    Teve uma ocasião recentemente que afogou, sim, mas andando. Aí eu tirei o filtro a gasolina pingando pela bengalinha em cima da borboleta. Isso poderia esvaziar a cuba, sim. Mas só vi isso uma única vez... vamos lá.

Abraços...
  • 16/04/2010, 08:59
    Jacimar
    Citação:

Postado originalmente por Julinot Ver Post
    ACHEI O TÓPICO CERTO PARA O MEU PROBLEMA.

. . .
    Aqui estou vendo que ao sumiço da gasolina antecede um afogamento. Bem, não me lembro de nenhuma ocasião em que depois de desligado por 10 a 20 minutos o motor estivesse afogado. Nessas condições, de dar a partida um pouco depois de ter desligado o motor, nunca deixou de pegar. Deixa de pegar, sim, no dia seguinte.

Bem... vou ler tudo direitinho para ver o que posso fazer no meu caso.
    Teve uma ocasião recentemente que afogou, sim, mas andando. Aí eu tirei o filtro a gasolina pingando pela bengalinha em cima da borboleta. Isso poderia esvaziar a cuba, sim. Mas só vi isso uma única vez... vamos lá.

Abraços...

Bom dia prezado ! pode ser que a gasolina fique quente durante bastante tempo e acabe evaporando toda . . . se for isso, as respostas #26, 30 e 33 do Leopoldo e 39 do Lucas sao boas sugestoes de como resolver, eu tenho esse problema na minha C-10 ( motor 261 ) so nao tive tempo de arrumar . . . boa sorte !
  • 16/04/2010, 15:12
    Rafaminc
    Julinot, eu já aposto na altura da bóia muito baixa, daí a quantidade de gasolina na cuba fica tão pequena que acaba evaporando mesmo, ou então verifique se ñ tem tenhum vazamento mínimo no parafuso do giclê.
    Não pode ficar úmido após o uso do Jeep.
  • 19/04/2010, 15:50
    Julinot
    Rafaminc... no sábado ao final da tardfe quando cheguei a minha casa - onde fica o Jeep -, verifiquei masi um avez (nem tentei dar a partida) que a cuba estava vazia. Bem... enchi a cuba - até demais - e depois recoloquei a tampa (com a boia montada) no lugar. Como tinha enchido demais, ao colocar a tampa/bóia a gasolina transbordou. Eu abri novamente (ainda não tinha aparafusado) e constatei que ficaram lá algo em torno de quase 2 cm de gasolina - um pouco mais, um pouco menos... sei lá. Recoloquei a tampa/bóia ae aguardei o domingo pela manha. No domingoe pel amanha também não tentei dar a partida sem antes verificar o nível. A mesma quantidade de gasolina estava lá como no sábado à noite, e depois de apertar os parafusos deia partida e pegou na chave !!! Isso significa que se a gasolina não sumir da cuba por algum motivo, o Jeep pega na chave numa boa. Qual foi a diferença ? Dessa vez estava tudo frio... motor, carburador, mangueiras, etc, tudo, tudinho. A f.d.p da gasolina realmente parece desaparecer só quando a coisa está quente.

Não tive muito tempo ontem (domingo) para brincar... andei com o Jeep por cerca de uns 40 minutos em duas etapas de 10 e mais uns 30 minutos. Depois de dez minutos andando sem puxar muito, abri o capot e constatei que o carburador nem estava quente ainda. mas a mangueira que sai da bomba para o carburador tava quente pacas. Acho que ela esta passando muito perto de partes quentes do motor. Depois andei masi 30 minutos e quando abri o capot o carburador estava dessa vez mais quente, e a tal mangueira mais quente ainda. Já em casa, abri a tampa para ver como é que fica o nível na cuba logo depois que desligo o motor. Continuava lá com os quase 2 cm e a gasolina não estava quente, não. Apenas o carburador estava um pouco, mas nada perto de causar uma fervura da gasolina. Fechei tudo e voltei para o Rio onde tinha um compromisso no Maracanã... eheheh. Da-lhe Fogão !!!

Amanha cedo vou pedir ao caseiro para tirar a tampa do carburador e ver o quanto resta de gasolina. Não sei como vai estar, mas já estou pensado em passar a mangueira por outro lugar pois acho que não ajuda nada a mangueira ficar assim tão quente, não ? Também acho que já comentei que pretendo baixar o radiador porque acho que o cara que o colocou deixeou-o muito para cima, matando aí uns bons três centímetros de colméia sem pegar ar direto, e ainda fazendo com que boa parte da hélice fique abaixo da colméia. Baixar o radiador também vai fazer com que a mangueira que leva água do radiador para o motor fique menos dobrada. Ele não pode ficar dobrada, e eu acho que está ficando um restrição que atrapalha o fluxo um pouco. Antes de inventar um isolador para o radiador, eu preciso fazer o sistema de arrefecimento trabalhar melhor. talvez esteja esquentando mais do que deve e refletindo muito calor no radiador, o que pode até não fazer ferver a gasosa, mas pode ajudar a evaporá-la. Ainda não tive tempo de ver as tais dicas do colega Leopoldo.

Abraços...

Citação:

Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Julinot, eu já aposto na altura da bóia muito baixa, daí a quantidade de gasolina na cuba fica tão pequena que acaba evaporando mesmo, ou então verifique se ñ tem tenhum vazamento mínimo no parafuso do giclê.
    Não pode ficar úmido após o uso do Jeep.

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:17.