Olá Pessoal.
A pouco tempo reformei um Jeep Willys 66. Como não tinha experiência anterior em reformar o Jeep, quando fui refazer o freio acabei optando por manter o freio original a lona com cilindro mestre e os "burrinhos".
O freio até que funciona bem, o problema é que depois de um tempo de uso ele acaba travando e bloqueia as rodas, o que faz aquecer muito as rodas a gastar ainda mais do que ele normalmente gasta.
Ajuste das lonas.
Estão muito proximas dos tambores.
Assim, quando começa a movimentar o Jeep, o atrito (pequeno) com os tambores altera so tamanhos das peças do freio (dilatação) e o freio atrita mais forte até travar a roda.
Infelizmente a regulagem das lonas de freio do Jeep é chata de ser feita.
Trocou as mangueiras também? Na Rural de meu pai as mangueiras flexíveis estavam entupidas devido a idade e o óleo não retornava direito para o cilindro mestre.
Tenta retira-las e verifique se não estão obstruídas.
Já olhou o nível do óleo?
Se o problema é frequente, e vc tem que bombear o pedal para freiar, provavelmente é só ar na tubulação. Sangra o freio que resolve.
Agora, se não é sempre que isso acontece, daí deve ser o teu cilindro mestre que tá bixado.
Estou com um problema semelhante, tenho freio a disco na dianteira e funcinava bem a 6 meses desde que instalei. Semana passada, troquei os cilindros de rodas traseiro, lonas e tubos da parte traseira, e depois de alguns metros andando com o jeep o pedal começa a ficar duro e deixa todas as rodas travadas, tanto as traseiras e as dianteiras a disco também. Fiz uma nova sangria e é so andar um quarteirão que começa a travar. e o pedal fica duro como se o carro estivesse desligado.
Ou é muita coincidencia acontecer isso logo depois de mexer no sitema ou o cilindro não esta dando retorno.
Falando nisso, qual é a seguencia certa para sangria de freio do jeep ?? Eu comecei com a traseira e fazendo em X ??? ta certo assim ??
WCAS Verifique se tem uma pequena folga da haste de acionamento do pedal para servo .Se não holver isto bloqueia o retorno do óleo para o reserv fasendo com que o freio trave apos algumas freadas, a ponto do carro não andar!depois de alguns minutos ele solta e anda de novo procede?
Isto se resolve com um pequeno ajuste da haste! um abraço
WCAS Verifique se tem uma pequena folga da haste de acionamento do pedal para servo .Se não holver isto bloqueia o retorno do óleo para o reserv fazendo com que o freio trave apos algumas freadas, a ponto do carro não andar!depois de alguns minutos ele solta e anda de novo procede?
Isto se resolve com um pequeno ajuste da haste! um abraço
Ele tem uma folga quando ligo, mais depois de uma volta no quarteirão ja esta duro como se estuvesse bombando o pedal com o motor desligado.
Como que faço pra ajustar isso, tem que desmontar algo ?? é no pedal ou la na frete que regula isso ??