Postado originalmente por
Robertux
Meu Jeep é 1976, originalmente ele veio com o motor OHC. Como foi dito aí pra trás, motor bom era o BF 161, então algum infeliz substituiu o OHC pelo BF mantendo o câmbio 4 marchas e tudo o resto original. Meu Jeep ia razoavelmente bem nas trilhas, mas no asfalto era uma calamidade, na ida o pessoal me acompanhava, na volta eu sempre ficava para trás. Bom o BF abriu o bico, graças a Deus.
Comprei um OHC de uma F 100, já com carburador de corpo duplo Solex H34, ignição eletrônica original Motorcraft e retentor no mancal traseiro. Retifiquei como manda o figurino, encamisei, botei pistões standard, comando novo, bomba de óleo e água novas, rolamento esticador de correia novo, balancins, válvulas, tuchos, embuchei o distribuidor, até o rolamentinho da conexão do virabrequim com o eixo piloto eu pus novo.
Revisei também o câmbio, coloquei todos os rolamentos novos, 1ª, 2ª 3ª, 4ª(eixo piloto) e ré novos. sincronizadores novos, mantive só a caixa e o carretel, que estavam bons. Na reduzida coloquei o pino chorão e os roletes novos, não coloquei aquele com rolamentos, mantive o sistema original.
Ontem ele ficou pronto e fomos experimentar numa trilha, motor sem rodar um km sequer, saiu da oficina para a trilha, totalmente duro, fomos em três, um Jeep com motor AP 2.0 injetado, turbo, com câmbio de Chevette 5 marchas, uma F 75 co Opala 6 CC e câmbio Clark 260 F e o meu.
Foi perfeito, nos 30 km de deslocamento por rodovia ele andou a 3200 - 3500 rpm (90 a 110 km/h) na boa, sem urrar, é claro que não judiei dele, tomei o maior cuidado, mas na trilha acabei puxando a F 75, que mesmo com o Opalão, câmbio Clark, molas de Toyota, spoa e o mesmo pneu que o meu não consegui passar onde o meu, totalmente original, passou como se estivesse no asfalto.
Ele foi e voltou maravilhosamente bem, me arrependo de não ter colocado antes.