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Hybrid View

  • #1



    Citação Postado originalmente por Samuel Junior Ver Post
    Acho que vc procura isto:
    Caixa de Chevette no Jeep-378499d1341196744-comparacao-cambio-4-marchas-willys-cambio-clark-260f-e-cambio-clark-2205a-ou-2.jpg
    Exatamente, Samuel!

    Assim, no meu entendimento, a diferença da caixa do chevette 1.6 para o opala 4 cil é apenas o tamanho da engrenagem da 1ª, sendo a do chevette mais curta, mais reduzida. E acredito que s diferenças são apenas nas relações, não havendo exatamente uma mais resistente que a outra.
    Mas claro que que vai colocar motor 6 cil ou 8 cil, turbindo etc com a caixa do chevette 1.0 que tem a 1ª muito reduzida, acelerando para a turbina encher para dar arrancada, vai dar um torque de saída na caixa que é possível quebrar a caixa e o diferencial juntos.
    Os Câmbios das F-1000, A/C-20 e Bonanza tem 1ª mais reduzida que a do chevette 1.6, eram aplicados com motores maiores e para carros com maior inércia (maior peso). Então, para a maioria dos motores que se costuma adaptar em Jeep e para peso do Jeep, o câmbio do chevette 1.6 deve suportar muito bem. Se não suportar é porque já estava com problema e foi mal revisado.
    O meu coloquei faz uns 6 anos e nunca tive problemas, mas não sou de dar pau no carro.

    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de Doutor Gory
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    Não é só a diferença das relações olha só a diferença no torque !

    Caixa de Chevette no Jeep-cambio.jpg

  • #3
    Citação Postado originalmente por Doutor Gory Ver Post
    Não é só a diferença das relações olha só a diferença no torque !

    Caixa de Chevette no Jeep-cambio.jpg
    Mas o torque líquido se refere à respectiva aplicação, ou seja, ao motor a que ela está ligada. Não é o torque máximo suportado, é apenas o torque que ela dá no cardã recebendo o torque do motor a que está atrelada.

    Para a caixa B fosse 3 vezes mais forte que a caixa F, teria que ou ter a espessura das suas peças (eixo entalhado, engrenagens etc) 3 vezes maior, ou a liga metálica ser outra muito mais resistente. A espessura das peças não tem essa diferença toda e acho pouco provável a fábrica clarck usasse para cada modelo uma liga metálica diferente, isso provavelmente seria antieconômico.

  • #4
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Coloquei as fotos so pra dar enfase, to procurando os dois PDFs que tenho com as descricoes, torque e relacao delas pra postar aqui mas estao no computador de casa.
    As caixas são diferentes sim.

    Além das relações de marcha, o eixo entalhado do 6 cilindros ( independente de 4 ou 5 marchas) sempre tem o diametro maior. O entalhado do 4 cilindros se não me engano é o mesmo dia. do Chevette.

    Pelo manual da eaton, o cambio 5 marchas do 6 cilindros também usa rolamento conico na ponta do entalhado, enquanto a maioria dos outros usa roletes.... Ao que tudo indica, eles quiseram fazer algo mais reforçado, pois os cambios 2205 das picapes também são assim.

    O que "pega" mesmo é que as caixas dos carros menores sempre tem relações mais curtas, isso implica em pinhoes menores e consequentemente mais força nos dentes de engrenagem. Se alguém tiver a oportunidade de ver um eixo piloto do cambio de chevette 1.0 vai entender o que eu falo.

    Agora, se aguenta eu não posso dizer que sim ou que não... tem um aqui na cidade de um rapaz que roda num GM4.1, mas o cara é motorista de caminhão e não faz trilha, logo sabe pilotar .... Se o 4.1 aparecer num preço bom e a lombriga falar mais alto, instala com o cambio de chevette mesmo, vai rodando e juntando o $$... se quebrar pelo menos você rodou um tempo pra assanhar as lombrigas.

    ()´s
    Denis

  • #5
    Usuário Avatar de Dic3
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    Era essa tabela que eu estava produrando rsss
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
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  • #6
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Resumindo,,a cx do 6 cilindros(4.1) é praticamente 3 vezes mais forte do que a do chevette 1.0,,pode até aguentar(andando no sapatinho)mas que tem uma tendência a quebrar não a duvidas.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #7
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    Após ver esta tabela, talvez compense para os jipeiros um câmbio de opala 4 ou 6 cc caso não queira um câmbio tão fraco como o do chevete, já que o preço deles não costuma ser caro.
    Ex-Jipe Willys CJ5 Preto ano 1967
    Ex-Troller Prata ano 2007
    Hilux CS 4x4 SR5 Cinza ano 2000


  • #8
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    O problema Samuel é que o cambio do opala 4m é muito longo e aliado a um motor 6cil que tambem é bastante longo deixara o conjunto muito comprido obrigando a necessidade de deslocar o eixo traseiro pra tras, fora que a confeccao de uma flange pra esse cambio é mais trabalhosa
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  • #9
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Bom,pela nomenclatura da caixa,2205,pelo manual da clark,o 22 (x10) é a capacidade nominal de torque (=220 lbpé) no projeto base.
    Mas pelo proprio peso e tamanho da cx dos opalas,eu acho que elas realmente são mais resistentes.Se para as do chevette a capacidade de torque é outra,,,porque não mudarão a nomenclatura,e sim apenas acresentarão letras para diferenciar as relações.
    Se falei bobagem,desculpem,mas também estou querendo entender isso direitinho mas sem "achismos",pois pelo próprio manual da Clark CL 2205 não diz em lugar nenhum que a caixa 2205B é mais forte que a 2205D,já que como o Diego disse que o torque liquido não é o torque maximo suportado !!!!!???
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  • #10
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Quem aqui usa o câmbio do chevette sem dó na trilha, nada de asfalto, trilha toda semana e sem dó do acelerador? Com pneus agressivos? Como é a satisfação?
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #11
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    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    Quem aqui usa o câmbio do chevette sem dó na trilha, nada de asfalto, trilha toda semana e sem dó do acelerador? Com pneus agressivos? Como é a satisfação?
    Amigo eu uso o cambio do chevette 5 marchas com o motor bf161 pneus 265/70 r16 com recape armadilho que acho q ficaria equivalente a um pneu 32''. Já tive que exigir bastante desse cambio dando trancos para sair de enrosco e nunca me deu dor de cabeça. E no deslocamento para trilha é uma beleza pq é muito bem escalonado 1° mais reduzida que a original e tem a 5° Overdrive que não esgualepa muito o motor. Na trilha arranca em 3° reduzida sem muito esforço

  • #12
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Gui86,penso muito em colocar um câmbio de chevette no meu Jeep em substituição ao original 3 marchas.pergunto: teve que reposicionar a caixa de transfêrencia,ou ficou no mesmo lugar ??..É só colocar as flanges(motor x câmbio / câmbio x cx transferencia)??
    Como rodo pouco com o jeep,só trocaria quando o câmbio abrir o bico.Ou se sobrar uma verba.......
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

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