O meu não é Deeptec e eu não mexi na cx de ferramentas, Ualaite.
Como disse, ficou apenas 80mm para trás (só mudei a furação na tampa do assoalho).
Entendi, Sidnei. Então vou fazer como vc. Por onde começo? A sua flange pode ser comprada ou só fazendo? A partir de agora vou ficar de olho em câmbios de chevete... Mais uma pergunta: Como saber se a capa seca que está no meu motor (opala 4cc) é a compatível com o câmbio do chevette?
Compre um câmbio de chevette 1.6 com moringa e alavanca, uma cx seca do Opala moderno (5m) com o garfo de embreagem, e, caso queira preservar seu câmbio, um eixo secundário do câmbio Willys compatível com o seu (tem estria grossa (4m) e estria fina (3m).
A sua flange pode ser comprada ou só fazendo?
Se Vc quiser fazer, te passo o esquema sem problemas, mas se quiser que eu faça, podemos combinar... estou pertinho de Vc, só que costumo fazer completo (Vc compra o câmbio e a cx seca, o resto eu entrego rodando)
Vc pode comprar a flange da Donatti tbm, mas sai + caro e precisa reforço.
A partir de agora vou ficar de olho em câmbios de chevete
Veja se o Marin (jaguariúna) não tem. Fala que foi o pessoal do Guaçu que indicou. (sei de um de uma Marajó só que sai L$ 450)
Mais uma pergunta: Como saber se a capa seca que está no meu motor (opala 4cc) é a compatível com o câmbio do chevette?
A cx seca tem de ser do opala de 5m. O câmbio 5m vai em pé na cx seca. O do 4m vai deitado. Se seu motor for até 89, provavelmente não serve, mas a embreagem, disco, garfo, platô... é td igual.
A gente vai se falando... Não deixe de perguntar o que quiser.
Há: Se quiser, bate um papo com o Augusto da Planeta Vidros aí em Campinas. Ele é um grande amigo e é sócio da CIA DO JEEP tbm.
[ ]'s
Gostaria de sua ajuda, pois inventei de fazer adaptações no meu Jeep e agora estou um pouco atrapalhado pq mecânico desenrolado em Jeep aqui é raridade.
Decidi colocar motor AP e câmbio de chevette 5 marchas, comprei a flange para o câmbio do Dias e uma flange pra adaptar o motor AP na urna do chevette, eis que a urna do chevette ficou batendo na caixa de direção original do Jeep, o mecânico disse q só tinha jeito trocando a caixa de direção original por uma de chevette como um amigo nosso tem. Comprei a caixa de direção de passat e uma série de coisas para a adaptação. Não mexi na posição da caixa de redução pq segundo o mecânico teria que cortar eixo cardã traseiro, alongar eixo cardã dianteiro e balancear ambos, meu Jeep não tem caixa de ferramentas. Mas pelo espaço que ficou, acho q as polias do motor vão tirar fino no ventilador elétrico. Então, é possível mexer na posição da reduzida, trazendo o conjunto mais para trás sem ter q cortar e emendar os eixos cardãs?
Parece q essa peleja não acaba nunca, desde março o Jeep está lá fazendo essa adaptação.
Postado originalmente por Diego Ricardo Laranjeira
...Decidi colocar motor AP e câmbio de chevette 5 marchas, comprei a flange para o câmbio do Dias e uma flange pra adaptar o motor AP na urna do chevette, eis que a urna do chevette ficou batendo na caixa de direção original do Jeep. o mecânico disse q só tinha jeito trocando a caixa de direção original por uma de chevette como um amigo nosso tem. Comprei a caixa de direção de passat e uma série de coisas para a adaptação.
Até aí td bem, apenas que a cx do passat, por ser cremalheira, é mais fraca que as de coroa e sem-fim (Maverick, Opala...) para o 51 blz mas para os CJ-5 são meio fracas.
Não mexi na posição da caixa de redução pq segundo o mecânico teria que cortar eixo cardã traseiro, alongar eixo cardã dianteiro e balancear ambos, meu Jeep não tem caixa de ferramentas. Mas pelo espaço que ficou, acho q as polias do motor vão tirar fino no ventilador elétrico. Então, é possível mexer na posição da reduzida, trazendo o conjunto mais para trás sem ter q cortar e emendar os eixos cardãs?
Teria sido possível recuar a TCASE sem mexer no cambio, alterando o comprimento da flange. Agora, nessa altura do campeonato, sugiro recuar todo o conjunto mudando os suportes do coxim do motor e recuando a travessa que suporta o câmbio e a T-Case. De qualquer forma Vc terá de mexer no comprimento dos cardans, mas não se preocupe que é serviço fácil. Para isso, siga:
1- Medir e anotar a distância a ser compensada.
2- Cortar o cardan trazeiro bem próximo à solda do lado fixo, com disco de lixadeira, penetrando suavemente em toda a volta até o tubo externo se soltar da luva.
3- Cortar com policorte (a medida anotada) no tubo externo observando o esquadro.
4- Soldar novamente o tubo já encurtado em toda a volta.
5- Conseguir um tubo de diâmetro interno igual ao externo do cardan dianteiro e cortar um pedaço de 3 a 4x mais comprido que a medida anotada.
6- Medir o comprimento total do cardan dianteiro.
7- Cortar o cardan dianteiro uns 40mm depois da parte fixa.
8- Inserir as duas extremidades do cardan no novo tubo e calibrar a medida total do cardan + a medida anotada.
9- Soldar em toda a volta das duas extremidades.
Utilizar eletrodo macio (inox ou similar) nas soldagens.
Parece complicado mas não é. Se for bem feito, provavelmente não precisa balancear porque o trazeiro fica mais curto e o dianteiro só será utilizado em velocidades baixas e na terra onde não se percebe pqnas variações de alinhamento.
Atenção: Observe que a luva retrátil do cardan dianteiro deve estar perto do câmbio e a do cardan trazeiro, perto do diferencial, pois caso os cardans escapem não cravam no chão (questão de segurança).
[ ]'s e à disposição.
Fala sidnei td certo?
To meio sem tempo de acessar a net e começar a flange pra valer,estou reunindo os detalhes que faltam para começar td ela mesmo,as fotos que vc postou são bem interessantes,vao ajudar e m,uito
Mais uma vez valeu pelas dicas e precisando de algo me procura
abraços.....
logo posto de volta
[quote=Sidnei Diogo;432252]Compre um câmbio de chevette 1.6 com moringa e alavanca, uma cx seca do Opala moderno (5m) com o garfo de embreagem, e, caso queira preservar seu câmbio, um eixo secundário do câmbio Willys compatível com o seu (tem estria grossa (4m) e estria fina (3m).
Ok, o câmbio me parece bem fácil a capa seca que não é tão simples de achar...
Se Vc quiser fazer, te passo o esquema sem problemas, mas se quiser que eu faça, podemos combinar... estou pertinho de Vc, só que costumo fazer completo (Vc compra o câmbio e a cx seca, o resto eu entrego rodando)
Vc pode comprar a flange da Donatti tbm, mas sai + caro e precisa reforço.
Eu gostaria sim do esquema, mas gostaria também de um e-mail pra vc me passar uma cotação se for fazer o serviço.
A cx seca tem de ser do opala de 5m. O câmbio 5m vai em pé na cx seca. O do 4m vai deitado. Se seu motor for até 89, provavelmente não serve, mas a embreagem, disco, garfo, platô... é td igual.
Legal vou ver como é a minha...
A gente vai se falando... Não deixe de perguntar o que quiser.
Há: Se quiser, bate um papo com o Augusto da Planeta Vidros aí em Campinas. Ele é um grande amigo e é sócio da CIA DO JEEP tbm.
Mas as alegrias continuam nesta segunda-feira gelada. Na sexta o Tião(meu jeep) começou com uma choradeira na reduzida não queria mais engatar tração normal e perdi a paciência e comecei a desmontar a reduzida, mas me deparei com o seguinte problema:
O cardan dianteiro foi fácil de tirar, soltei a cruzeta e a ponteira correu pra dentro da luva, mas o trazeiro não...Não há espaço suficiente no mardito e não consigo afastar o suficiente pra soltar o cardan.
Outra dúvida: Eu consigo tirar a reduzida, somente descendo ela ou tem q retirar as alavancas para leva-la para trás primeiro?
Me ajudem, pois minha ansiedade vai me matar....
Valeu!
Pessoal eu estou comprando um jeep ,e quando fiz um texte notei que o engate é muito dificil ,senti dificuldade no engate das marchas, esse cambio de chevette é mais macio e facil de trocar ou tem que fazer alguma mudança para instalar, o Sidney que já é expert niisso pode me informar se é mais facil o seu engate com essa mudança.Obrigado
abços.