Anexo 312285Anexo 312286
B.Os da Trilha de Sábado,foi mais um resgate do que uma trilha, horário do mergulho de Antônio 14:15 hs, chegada na Oficina de Lula 19:00 hs. Mais teve muita adrenalina !
Versão Imprimível
Anexo 312285Anexo 312286
B.Os da Trilha de Sábado,foi mais um resgate do que uma trilha, horário do mergulho de Antônio 14:15 hs, chegada na Oficina de Lula 19:00 hs. Mais teve muita adrenalina !
Rapaz, no meu não deu calço hidráulico, não. Eu atolei, mesmo, porque tava sem 4x4. Mas o carro ficou ligado dentro d'água.
Passar lá em carro a gasolina é muita doidiça. A não ser que seja todo preparado, isolado. Eu só sei disso por que assim que comprei o carro, que fui pra primeira trilha, o cara da oficina perguntou: Já isolou o carro? Aí o outro disse: Não. O dele é diesel.
Na 1ª trilha da RP eu passei tranquilo, porque os carros à gasolina já tinham passado na minha frente. Mas aí o carro boiou e perdeu a tração. Aí entrou água até no meu c*.
Entrou água em todos os óleos. Até no tanque de combustível. Menos no motor.
Além disso, a água molhou a parte elétrica e o carro ficou louco.
Fiz revisão de elétrica, troquei óleos dos diferenciais, da transmissão, lavagem completa do interior, e ainda ficava acendendo a luz de água no filtro de combustível. Aí eu ia lá e sangrava. Depois de uns dias acendia de novo. Umas três vezes.
Os óleos, eu tou sempre passando dentro de águas, então sempre fica esbranquiçado mesmo. Acho que vou trocar todo mês.
Pra ver se deu calço hidráulico, veja se molhou o filtro de ar.
Se já tivesse com o Snorkel, hein???
Antônio e André, meus pêsames pelo Vitarinha.:cry:
Vocês poderiam tirar alguma lição aprendida dessa experiência e compartilhar com a gente?
É sempre muito importante fazermos isso em todo B.O., para que com os aprendizados, evitemos que futuramente outros da turma sofram a mesma tragédia.
O que foi que deu errado?
Um abraço, e mais uma vez, lamento pelo coitado do Vitarinha branco...
E eu ia com os colegas pra essa trilha, mas de última hora acabei desistindo pois tive um contratempo para resolver. Que pena que não deu pra aproveitar nada da trilha.
Agora, fiquei com uma dúvida aqui. Nesse caso dos colegas André e Antônio o snorkel ajudaria muito, pouco, ou quase nada?
Gente lula disse que não empenou nada.deu o calço hidráulico mas não de tempo de empenar as bielas,pifões e nem trincar o bloco do motor.ele só fez tirar a água que tinha dentro do motor.e trocar os óleos.o único problema foi que queimou a potência do som.
José Maria com o snorkel ajudaria muito,PQ com o snorkel o Motor não sugava a água e não falhava.
Se tivesse com snorkel não teria nem se apagado, pois ele estava com distribuidor e bobina isolados, a zebra foi que água era mais profunda do que o nível do filtro de ar. Fazendo com que o filtro aspirasse essa água entrado pelo motor e se misturando com o óleo. Mais para a sorte dos dois, liguei hj para Lula e ele afirmou que nada grave aconteceu, sendo necessário apenas trocar os óleos e outras besteiras. Foi muita sorte mesmo, pois assim que reboquei o carro a água, removi o filtro de ar, e este se encontrava completamente enxarcado (pingando de goteira). Nada grave ocorreu pois não colocamos mais o carro pra funcionar ao verificar que o filtro estava molhado. Porêm foi um aprendizado, pois quando se passa por um local em um dia, no dia seguinte, pode está totalmente diferente, acho que o excesso de confiança em pensar que conhecia a região foi o erro, como tb imaginar que ali foi local por onde passou o raid e ja estava muito escavacado. Outro erro muito comum nesse tipo de desafio é sempre ter atenção na ventuinha, se ela está disparada ou não, como o que ocorreu com o amigo Big Morais ( pois ela estando funcionando ao entrar em contato com a água acaba quebrando uma ou mais palhetas e esta entrando no radiador), já cansei de pedir para a turma mim esperar quando a minha dispara e eu tenho que passar por algum local alagadiço.
No mais tá tudo beleza, e vamos para as trilhas ....
Que boa notícia essa! Ô sorte!:pular::torcendo::cool::palmas::euforico::da nce::brinde::bananadança:
Dou uma dica importante: para não enferrujar o piso do carro, retire COMPLETAMENTE o forro, sendo necessário para isso a remoção dos bancos. Somente depois de ter secado tudo, inclusive as reentrâncias e outros locais em que se pode acumular água e sujeira, é que se deverá montar o forro de volta.
Outra dica é desmontar as rodas e lubrificar os rolamentos, pois pelo tempo que a viatura ficou parada na água, e por ela estar sem rodar logo depois da trilha com água, os mesmos poderão estragar. Utilize graxa à base de lítio.
:stop:Mande Lula fazer isso ainda esta tarde! Senão pode ser tarde demais!:parede::parede::parede:
Eu tenho que prestar atenção nesse negócio da ventoinha no meu, pois como o motor mwm é muito barulhento acabo por não perceber a ventoinha.
E andré... agora o snorkel sai da caixa, não é mesmo?
Amigos, eu entendo que a maioria de vcs gostam de testar os limites do carro, mas prefiro tentar 100 vezes subir uma dunna do que ir 1 vez num trecho alagado, mesmo com snorkel, isolado e etc. Eu costumo dizer que comprei um 4x4 e não uma lancha, isso quando me chamam para determinados passeios, eheheheheh.
Mas fica de experiência "positiva" para Antonio e André pois uma potência queimada foi nada para o preju que poderia ter acontecido.
Eu me batizei no rio punaú as 18:30h com maré enchedo e melhor numa camionete que meu pai havia comprado há 3 dias, saldo?
Em torno de R$ 20.000,00 negativo.
André por experiência própria certifique-se com Lula se realmente não houve empeno de biela(são 4) e vira-brequim, pois quando afoguei essa camionete do meu pai o motor fundiu depois de 15 dias, o diagnóstico foi ter rodado com empeno ou numa das bielas ou no vira, havendo uma quebra do bloco(as bielas quebraram arrombando os dois lados do motor(bloco). Conversando com alguns amigos mecanicos eles me disseram que o que tbm pode ter acontecido foi um choque térmico destemperando as peças e fazendo com que elas perdessem a resistência com o calor dentro do bloco. Foi uma destruição total, o carro ficou parado meses pois era uma Frontier 2002 importada e que o motor era japonês, enfim ficou a experiência!!! Água? só da metade do pneu pra baixo, obrigado!