Quando ainda trabalhava na Repecol, consertamos um Troller batido e o seguro cobriu o conserto do guincho que foi danificado. Era um Warn, que amassou a tampa e arrebentou os solenóides.
Quanto mais personalizado for um veículo, quanto mais "chamar a atenção", menos será visado para roubo. Não acho que seja um fator tão determinante para alguém deixar de equipar um veículo.
Em grandes modificações, o que "pega" mesmo é o medo de alterar um carro original, sem garantia de que o resultado seja bom, perda da garantia do fabricante do carro, e o valor (ou dificuldade) desse veículo para a venda. O pessoal tem medo de trocar os pneus, pq perde a garantia. Imagine fazer grandes alterações. Só em carro velho...
Acessório (penduricalhos mesmo) não agregam valor (dinheiro) ao carro. No máximo geram um atrativo, para que se venda antes de outro similar sem acessórios. Assim é o mercado. Vc gasta e não recupera mais. Ou recupera só um pouco.
Quem pensa no bolso e não na realização, não investe. Acho que alguém já disse isso algumas mensagens atrás... É bem por aí...
MHO...
Dinheiro vem e vai... A vida é uma só. Se quer ter o carro dos seus sonhos, TENHA!
Depois a muié te passa uma rasteira, leva tudo e vc não fez porr@ nenhuma do que queria. BEM FEITO!

[]'s