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  • #109
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
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    E a segurança?




    Para não deixar o tópico cair no esquecimento, e já que hoje não puder ir ao Pacaembú comer um sebo queimado com os colegas de trilha, pergunto se o fator segurança não é um dos entraves ou retardatário do mercado 4x4 no Brasil.

    Dado que o preço das peças e acessórios por aqui são altos, me parece que o sujeito sempre pondera muito antes de adquirir algo (e muitas vezes não compra) pensando numa hipótese de roubo, afinal de contas acessórios, equipamentos e peças especiais não são ítens passíveis de seguro (isso quando o camarada consegue segurar seu 4x4). Numa situação de furto/roubo do veículo, perde-se não somente o valor do carro mas também todo o investimentos feito em melhorias. O "valor em risco" é alto e preocupa, mesmo que a chance de um carro de trilha ser roubado seja menor que dos carros normais.

    Como sempre nos remetemos ao mercado norte-americano, este é um risco que por lá é quase desprezível, pois o poder aquisitivo é maior, os preços são mais baixos e as estatísticas de furto/roubo de veículos serem muito baixas além da taxa de recuperação ser alta. Logo, o fator segurança e de "valor em risco" me parece ser desconsiderado por lá.

    Ainda quanto ao problema do seguro, este também se aplica no caso de um infortúnio tal como uma colisão. Se o camarada tiver a sorte de ter o veículo segurado (seja por si próprio ou pelo seguro contra terceiros), o investimentos feito muito provavelmente não será recuperado surgindo novamente a questão do "valor em risco".

    Enfim, o que os colegas acham disso?

    []s
    4X4 Brasil

  • #110
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Pablo, depende do tipo de seguro ou da seguradora escolhida.

    Quando ainda trabalhava na Repecol, consertamos um Troller batido e o seguro cobriu o conserto do guincho que foi danificado. Era um Warn, que amassou a tampa e arrebentou os solenóides.

    Quanto mais personalizado for um veículo, quanto mais "chamar a atenção", menos será visado para roubo. Não acho que seja um fator tão determinante para alguém deixar de equipar um veículo.

    Em grandes modificações, o que "pega" mesmo é o medo de alterar um carro original, sem garantia de que o resultado seja bom, perda da garantia do fabricante do carro, e o valor (ou dificuldade) desse veículo para a venda. O pessoal tem medo de trocar os pneus, pq perde a garantia. Imagine fazer grandes alterações. Só em carro velho...

    Acessório (penduricalhos mesmo) não agregam valor (dinheiro) ao carro. No máximo geram um atrativo, para que se venda antes de outro similar sem acessórios. Assim é o mercado. Vc gasta e não recupera mais. Ou recupera só um pouco.
    Quem pensa no bolso e não na realização, não investe. Acho que alguém já disse isso algumas mensagens atrás... É bem por aí...

    MHO...
    Dinheiro vem e vai... A vida é uma só. Se quer ter o carro dos seus sonhos, TENHA!
    Depois a muié te passa uma rasteira, leva tudo e vc não fez porr@ nenhuma do que queria. BEM FEITO!

    []'s

  • #111
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
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    MHO...
    Dinheiro vem e vai... A vida é uma só. Se quer ter o carro dos seus sonhos, TENHA!
    Depois a muié te passa uma rasteira, leva tudo e vc não fez porr@ nenhuma do que queria. BEM FEITO!
    Sou desse pensamento também

    []'s
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #112
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    Por isso que nem falo dos valores que gasto com a viatura rs! ja imaginou aquela revisão pos trilha???? rs! e que quebrou uma coisa rs!
    Valeu [

  • #113
    Usuário Avatar de Duda Lopes
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    Citação:
    MHO...
    Dinheiro vem e vai... A vida é uma só. Se quer ter o carro dos seus sonhos, TENHA!
    Depois a muié te passa uma rasteira, leva tudo e vc não fez porr@ nenhuma do que queria. BEM FEITO!

    []'s
    Citação Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Sou desse pensamento também

    []'s
    x3.

    E é por isso que vou montar outra Viatura.

  • #114
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    MHO...
    Dinheiro vem e vai... A vida é uma só. Se quer ter o carro dos seus sonhos, TENHA!
    Depois a muié te passa uma rasteira, leva tudo e vc não fez porr@ nenhuma do que queria. BEM FEITO!

    []'s
    Amém!!!

  • #115
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
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    Giovani;

    Questões matrimoniais a parte, e que nada agregam à discussão, o fato é que o mundo 4x4 (que fazem trilhas pra valer e gastam com peças e equipamentos) não é formado somente de Trollers e muitos menos de outros 4x4 novos. CJs, Rural, Vitaras, Samurais, Engesas, Nivas, Campers, Bandeirantes, JPXs, F-75 e até algumas Land Rovers, Wranglers, Mitsubishi entre outros não podem contar com seguro. Quando muito a única opção é seguro contra terceiros.

    Mesmo assim, se você vacilar aqui em São Paulo (e outros grandes centros urbanos também) com uma Land Rover ou um Troller estacionado na rua por alguma horas os vagabundos levam embora. Isso quando você não é vítima de assalto a mão armada. O mesmo vale, ainda que com menos frequência, para outros 4x4 de trilha, pois este mercado está crescendo muito e já começa a ter comércio para peças de procedência duvidosa (sobretudo no caso de guincho).

    Enfim, seguro certamente vai te pagar o valor de tabela do veículo, mas concorda comigo que todo o investimento em rodas, pneus, bloqueios, guincho, beadlocks, hi-lift, px/py, GPS etc não será ressarcido? Pra se perder dez ou quinze mil reais só em equipamentos num infortúnio destes é fácil, fora todo o custo de mão-de-obra que evetualmente se gastou.

    É deste "valor em risco" que estou falando, e que se agrava em casos de veículos que não podem contar com seguro total. Como no Brasil veículos ainda são vistos como patrimônio dado o elevado valor de revenda, confesso que me custa um pouco a acreditar que eu sou o único a fazer esta conta de qual o risco financeiro que estou correndo caso eu tenha o meu 4x4 roubado ou então com perda total.

    []s

  • #116
    Pablo,

    Sobre o assalto a esse tipo de veículo, o que passo falar (tendo alguns amigos da drfv aqui do rj) é que os ladrões "preferem" (ou seja, tendo oportunidade de levar algo mais fácil) carros que "desapareçam" mais fácil no meio de outros. Que a polícia possa se confundir ou que tenham mais desses na rua.

    A não ser que seja uma encomenda. Se uma pessoa pedir um javali 91 com motor de fusca, vc pode ser o único que tenha esse, vai ser roubado! Acontece.

    Na opção de levar uma Land 110 com pneus 33, bagageiro, cheia de adesivos, guincho etc (facilidade de identificação) ou uma original, eles levam a original.

    Abs

  • #117
    Usuário Avatar de Duda Lopes
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    Assinatura.

    Rodrigo,

    Ficou bem legal a sua assinatura.

    [].

  • #118
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    O maior problema no nosso pais e que , seguradoras ou qquer empresa não vai querer assumir o risco de repor algo que existem poucos , ficando dificil a reposição no mercado, tbem concordo se segurar um carro hj seja 4x4 ou passeio e muito dificil ser reposto da maneira que era ,qdo produto de furto , ou seja o preju vai acontecer, se conseguir segurar os opcionais ai a conta vai ser salgado isso se a seguradora aceitar, portanto se tivessemos uma seguradora disposta a fazer o basico , roubo, colisão e terceiros ,ja seria muito bom o que duvido acontecer a curto e longo prazo!
    Abraços

  • #119
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Pablo,

    Sobre o assalto a esse tipo de veículo, o que passo falar (tendo alguns amigos da drfv aqui do rj) é que os ladrões "preferem" (ou seja, tendo oportunidade de levar algo mais fácil) carros que "desapareçam" mais fácil no meio de outros. Que a polícia possa se confundir ou que tenham mais desses na rua.

    A não ser que seja uma encomenda. Se uma pessoa pedir um javali 91 com motor de fusca, vc pode ser o único que tenha esse, vai ser roubado! Acontece.

    Na opção de levar uma Land 110 com pneus 33, bagageiro, cheia de adesivos, guincho etc (facilidade de identificação) ou uma original, eles levam a original.

    Abs
    Rodrigo;

    Concordo contigo. Num caso de roubo o ladrão pode até preferir esta a aquela, mas isso é partir do princípio de que o sujeito tem opção de escolher qual roubar (o que não me parece muito factível). A ocasião faz o ladrão, diz o ditado. Para ficar no teu exemplo, não se acha Land 110 andando pelas ruas como se acha Gol, Celta etc. Estes últimos o cara pode escolher qual roubar, já no caso da primeira isso já é bem mais complicado. Em suma, não dá pra viver da fé de que os malas sempre terão uma alternativa ao teu veículo. Se a polícia ainda ajudasse, mas...

    De qualquer modo, isto não muda em nada o fato de aqui no Brasil nos preocuparmos com a possibilidade alta de roubo. Talvez ter um carro super estilizado reduza um pouco a probabilidade, mas só talvez, isso se o ladrão puder optar como falamos. Também não muda o fato de que, num caso deste, o que se perde em equipamento e peças é bastante custoso e não será reposto.

    Ainda tem o fato de uma colisão com o risco de perda. Se alguém chegar pra seguradora reclamando que eles só pagaram o preço de tabela, eles vão esfregar o contrato na cara do sujeito mostrando que é isto que eles seguram e que o sujeito assinou concordando. E, como sabemos, segurar ítens opcionais custa um olho da cara.

    Retomando o argumento, me parece que esta insegurança é prejudicial ao mercado de peças e equipamentos 4x4.

    []s

  • #120
    Realmente. O que eu falei é que se tivesse oportunidade de escolher, mas já tendo a oportunidade, uma pessoa vira ladrão. A oportunidade que o faz. Isso vai na hora. O cara pode escolher desde uma fiatola 147 a um esportivo caro.

    Essa é a realidade do brasil. O roubo pode acontecer ou não

    Abs

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