amigos qual seria um radio bom para um iniciante e quanto custa um completo aproximadamente.
obrigado.
Versão Imprimível
amigos qual seria um radio bom para um iniciante e quanto custa um completo aproximadamente.
obrigado.
Dá sim Hiran, só dificulta um pouco a comunicação porque a gente tem que parar lado a lado as viaturas de quando em vez para passar algumas instrução...
O ideal é que você tenhqporque dessa formaqfica bem mais dinâmico passeio.... Mas no início eu também não tinha....
Para instalar um radio na viatura você vai gastar de 700 a 800 reais com tudo (radio + antena+ cabos + suportes + mão de obra).
Para comprar um radio de mão ( um HT) você vai gastar menos de 300 reais e vai estar apto a falar com todos na trilha, e não precisa instalar ada no carro...
Qualquer coisa liga para mim que te dou os telefones dos colegas que vendem esses radios novos ou usados... (Roberto base, Moacir e etc...)
Liga ai que a gente se fala:
Jeff: 91232722 (CLARO)
jeff qual seria o alcance necessario para um radio desses e qual vale mais a pena comprar o ht(de mao ) ou o outro q eh instalado?
pq o preço eh bem diferente!!
o alcance do radio depende me inumeros fatores... mas o ht funciona cpom uma potencia de 5 watts (em media 5km) e os radios moveis tem potencia de 50 a 75 watts (alcance de 50 a 75km)... mas isso em condicoes ideais tipo um descampado...
Discordo... HT é um segundo radio... tipo quebra-galho... dura as vezes somente 3 horas de conversação... imagina só voce numa trilha de 12 horas (lembra do subindo a serra do rapaziada, jeff ?), ficando na mao logo depois das primeiras 3 horas
Discordo novamente... se voce ficar atolado sozinho, um radio de maior alcance pode conseguir chegar a alguem
Murilo, hoje facilmente se conseguem radios Ht com alimentação via acendedor... Se quiser ampliar um pouco a distancia de acance, uma simples antena magnética faz isso...
Existem radios ht de 4W que transmitem tão bem quanto os nossos FT60R, e custando menos de 50 dolares lá fora... E DUAL BAND...
O meu FT60R sustenta carga por mais de 10 horas e tem até 3 horas de conversação... Mas ninguém aperta o PTT e fica falando por 3 horas direto....
Entre não ter NENHUM e ter um HT, o que você acha melhor?
Eu sinceramente prefiro que o colega faça um investimento pequeno a principio, ate para ver se vai gostar mesmo disso, dai DEPOIS, ele faz prova da ANATEL e compra e instala a sua estação...
É neste sentido que oriento aos que me perguntam e não querem gastar muito para aprender a andar nas dunas e se comunicar enquanto estão aprendendo...
Depois do aprendizado, tudo bem... Meus rádios, por exemplo, são top's de linha... 75W, 60W e o FT60R dualband... :)
Nao acho que se deva pensar assim... o melhor é ter um radio movel instalado na viatura... Acho que deve ser dito os pros e contras... Ai voce decide... se nao puder ter ou nao quiser furar a viatura ou se for um jipeiro de rarissimos fds, pode optar por um HT... mas ja vai sabendo das limitações...
obrigado ai jeff e murilo muito boas explicações vou analisar e comprar o q tiver o melhor custo beneficio p mim. e gostaria de aproveitar para perguntar se no feriadao tera algum passeio q poderei ir p extrear minha viatura, ela nunca viu terra kkkkkkkkk.
abraço