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  • #1
    Usuário Avatar de Fernando B.
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    Iniciando projeto para nova gaiola




    Pessoal, eu já possuo uma gaiola, mas estou afim de iniciar a construção de outra, sabe como é né, metade da diversão é a montagem.

    Eu nunca estive muito satisfeito com a configuração da minha atual gaiola, que é:
    motor Ap;
    caixa variant
    suspensão dianteira brasilia
    suspensão traseita Variant 2

    Pois esta confugiração me gerou alguns problemas de quebra de caixa, falta de estabilida de em curvas durante aceleração em função da distribuição de peso estar muito para trás o que deixa a frente demasiadamente leve e sem atrito para direção.

    Por isso resolvi montar uma gaiola com uma configuração um pouco diferente:
    - Motor Ap com caixa do passat 4 marchas, onde o motor fica nas "costas" do motorista e a caixa fica voltada para a traseira da gaiola melhorando a dostribuição de peso e "diminuindo" o problema da quebvra de caixa, especialmente e parcha ré;
    - Suspensão independente nas 4 rodas, o que irá dar bastante trabalho, pois não achei nenhuma suspensão (ponta de eixo) que fosse fácil de fazer a adaptação, por isso resolvi fazer as minhas próprias pontas de eixo do zero.

    Segue imagem de como está ficando o projeto, lembrando que ainda está bruto, sem os acabementos na dianteira e traseira;

    Segue também uma imagem de uma dúvida que estou a respeito da construção das balanças, se elas ficam como na imagem A ou B.

    Será que o Flávio Cadore pode nos ajudar??
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Iniciando projeto para nova gaiola-balancas.jpg   Iniciando projeto para nova gaiola-gaiola.jpg  
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  • #2
    Usuário Avatar de mali9ski
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    Citação Postado originalmente por Fernando B. Ver Post
    Pessoal, eu já possuo uma gaiola, mas estou afim de iniciar a construção de outra, sabe como é né, metade da diversão é a montagem.

    Eu nunca estive muito satisfeito com a configuração da minha atual gaiola, que é:
    motor Ap;
    caixa variant
    suspensão dianteira brasilia
    suspensão traseita Variant 2

    Pois esta confugiração me gerou alguns problemas de quebra de caixa, falta de estabilida de em curvas durante aceleração em função da distribuição de peso estar muito para trás o que deixa a frente demasiadamente leve e sem atrito para direção.

    Por isso resolvi montar uma gaiola com uma configuração um pouco diferente:
    - Motor Ap com caixa do passat 4 marchas, onde o motor fica nas "costas" do motorista e a caixa fica voltada para a traseira da gaiola melhorando a dostribuição de peso e "diminuindo" o problema da quebvra de caixa, especialmente e parcha ré;
    - Suspensão independente nas 4 rodas, o que irá dar bastante trabalho, pois não achei nenhuma suspensão (ponta de eixo) que fosse fácil de fazer a adaptação, por isso resolvi fazer as minhas próprias pontas de eixo do zero.

    Segue imagem de como está ficando o projeto, lembrando que ainda está bruto, sem os acabementos na dianteira e traseira;

    Segue também uma imagem de uma dúvida que estou a respeito da construção das balanças, se elas ficam como na imagem A ou B.

    Será que o Flávio Cadore pode nos ajudar??
    Eu também neste final de ano devo iniciar um novo projeto...pra talvez cair na pista

    inicialmente nós iamos fazer com motor central caixa 4 marchas e motor ap, mas mudamos de ideia e vamos partir para uma mecânica GM, isso que eu ja tinha quase tudo motor, caixa, cubos do corcel eixos do santa 2.0.... mas o entre eixos e a segurança tenderam para a gm, fiquei com medo de ficar ''com as pernas'' muito expostas la na frente ou o motor me atropelar em caso de uma batida.... alem de se um dia não aguentar $$$$$ é so erguer e colocar pneus maiores que ela vira de trilha.....

    valew e boa sorte.....

    PS: acredito que seja mais pratico vc usar os eixos do santana 2.0 que são mais reforçados e mais longos (a gaiola fica mais larga sem forças os rolamentos com rodas off set e da pra deixar mais alta sem enforcar tanto as homocineticas pois os eixos são mais compridos) e cubos de corcel usinados para rolamentos Vw ficam mais praticos para fazer duplo A
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #3
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por Fernando B. Ver Post
    Pessoal, eu já possuo uma gaiola, mas estou afim de iniciar a construção de outra, sabe como é né, metade da diversão é a montagem.

    Eu nunca estive muito satisfeito com a configuração da minha atual gaiola, que é:
    motor Ap;
    caixa variant
    suspensão dianteira brasilia
    suspensão traseita Variant 2

    Pois esta confugiração me gerou alguns problemas de quebra de caixa, falta de estabilida de em curvas durante aceleração em função da distribuição de peso estar muito para trás o que deixa a frente demasiadamente leve e sem atrito para direção.

    Por isso resolvi montar uma gaiola com uma configuração um pouco diferente:
    - Motor Ap com caixa do passat 4 marchas, onde o motor fica nas "costas" do motorista e a caixa fica voltada para a traseira da gaiola melhorando a dostribuição de peso e "diminuindo" o problema da quebvra de caixa, especialmente e parcha ré;
    - Suspensão independente nas 4 rodas, o que irá dar bastante trabalho, pois não achei nenhuma suspensão (ponta de eixo) que fosse fácil de fazer a adaptação, por isso resolvi fazer as minhas próprias pontas de eixo do zero.

    Segue imagem de como está ficando o projeto, lembrando que ainda está bruto, sem os acabementos na dianteira e traseira;

    Segue também uma imagem de uma dúvida que estou a respeito da construção das balanças, se elas ficam como na imagem A ou B.

    Será que o Flávio Cadore pode nos ajudar??

    A gente sempre pode ajudar...desde que não seja $$$$$.

    Fernando, vc pode usar das duas formas mas a A agüênta mais esforços que a B. Se vc usar os montantes dos rolamentos do Corcel as bandejas superiores dianteiras tem que ter o formato B porque se não tiver, o braço vai pegar nela. As outras devem ser no formato A que é mais reforçado. Eu usei para projetar as minhas o comprimento igual a largura das bandejas.
    Eu também indico o montante do Corcel II , Belina, Del Rei, na verdade.
    4X4 Brasil

  • #4
    Pessoal, boa noite, eu anteriormente já havia criado um tópico onde iria construir uma gaiola do zero, até houve bastante participações no tópico e muita ajuda de orientação, mas para resumir o assunto o meu mecênico em quem eu depositei muita confiança deu um sumiço no material que já havia comprado que daria para fazer duas gaiolas, aí me desgostei e me enveredei para o mundo das motos onde estava até pouco tempo, mas com um joelho com ligamento rompido fiquei com medo de andar de moto já que minha é uma das bem pesadas, assim retornei a participar novamente deste Fórum e gostaria muito de acompanhar a construção desta gaiola que está nascendo para me animar e construir uma para mim. Então pessoa estou aqui na primeira fila para aprender e me entusiasmar, se assim me for permitido é claro.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Fernando B.
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    mali9ski e Flávio,

    Na verdade a idéia é começar do zero a construção da suspensão toda.
    Usarei os cubos (peça onde prende o disco de freio) e rolamento de roda do gol bola, por ser um pouco maior do que o do gol quadrado. O cubo será usinado nas mesmas medidas do cubo original, e ferei o suporte para ele a partir de chapas cortadas em CNC.

    Consegui uns pivôs agrícolas bem fortes e com rosca para ter regulagem nas balanças.

    Seguem umagens de como irão ficar os cubos de roda, apenas a chapa onde vai o pivô está sem acabemento neste desenho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Iniciando projeto para nova gaiola-cuboroda01.jpg   Iniciando projeto para nova gaiola-cuboroda02.jpg   Iniciando projeto para nova gaiola-cuboroda03.jpg  
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  • #6
    Usuário Avatar de vinijost
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    Citação Postado originalmente por Fernando B. Ver Post
    mali9ski e Flávio,

    Na verdade a idéia é começar do zero a construção da suspensão toda.
    Usarei os cubos (peça onde prende o disco de freio) e rolamento de roda do gol bola, por ser um pouco maior do que o do gol quadrado. O cubo será usinado nas mesmas medidas do cubo original, e ferei o suporte para ele a partir de chapas cortadas em CNC.

    Consegui uns pivôs agrícolas bem fortes e com rosca para ter regulagem nas balanças.

    Seguem umagens de como irão ficar os cubos de roda, apenas a chapa onde vai o pivô está sem acabemento neste desenho.

    uma coisa que terá que cuida é a distancia do pivô de cima para o de baixo.. tem que ter um angulo no pino mestre.. se não o fizer no montante terá que fazer no chassis. olhe um montante de corcel/pampa/belina e veras que o pivô de cima fica mais para dentro que o de baixo. isto ocorre para que quando a suspensão trabalhar não variar a cambagem.

    cuide isso. e terás que cuidar onde irá fazer o suporte que fixa o terminal de direção.. se colocar atras do eixo, ele terá que fazer um triangulo em relação ao eixo traseiro. para que quando virar a roda, a roda de dentro vire mais, se não quado fizer um curva muito fechada irá arrastar uma roda.

    Tem bastante material no site, é só dar uma pesquisada.

    Se errei alguma coisa peço ao Flávio que corrija. pois não sou tão Expert em relação a suspensão.. haha

    Valeu!

  • #7
    Fernando B, eu estava fazendo algo assim como tu queres fazer, da uma olhada no meu antigo tópico o no tipo de suspensão que eu estava fazendo do zero.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...tml#post485457

  • #8
    Gostaria de usar este tópico do Fernando B, para fazer uma pergunta ao Flávio Cadore, isto se o Fernando não se importar é claro.

    Amigo Flávio, tu disseste que a suspensão tipo "A" é a mais forte que aguenta melhor os esforços, pergunta também posso usar a suspensão tipo "A" na traseira da Gaiola?

  • #9
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por Quílvio Talvani Ver Post
    Gostaria de usar este tópico do Fernando B, para fazer uma pergunta ao Flávio Cadore, isto se o Fernando não se importar é claro.

    Amigo Flávio, tu disseste que a suspensão tipo "A" é a mais forte que aguenta melhor os esforços, pergunta também posso usar a suspensão tipo "A" na traseira da Gaiola?
    Quílvio, só para não aparecer outra pessoa defendendo outro tipo de suspensão vale um esclarecimento... a mais reforçada bandeja "A" é em relação ao modelo de bandeja "B".
    E respondendo a sua pergunta: é possível usar a suspensão Duplo A na traseira da gaiola..eu uso na minha gaiola...vou achar o tópico dela e depois posto aqui.

  • #10
    Usuário Avatar de Fernando B.
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    Citação Postado originalmente por Quílvio Talvani Ver Post
    Fernando B, eu estava fazendo algo assim como tu queres fazer, da uma olhada no meu antigo tópico o no tipo de suspensão que eu estava fazendo do zero.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...tml#post485457
    Quilvio, tava ficando show a sua, não pode desistir. Vamos reiniciar este projeto e vamos nos ajudando.
    Pode ficar a vontade para perguntar sim o intuíto do fórum é sanara dúvidas mesmo.
    Abraço
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  • #11
    Usuário Avatar de Fernando B.
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    Citação Postado originalmente por vinijost Ver Post
    uma coisa que terá que cuida é a distancia do pivô de cima para o de baixo.. tem que ter um angulo no pino mestre.. se não o fizer no montante terá que fazer no chassis. olhe um montante de corcel/pampa/belina e veras que o pivô de cima fica mais para dentro que o de baixo. isto ocorre para que quando a suspensão trabalhar não variar a cambagem.
    Valeu!
    Vini, mas no meu caso o centro dos pivôs da roda terão a mesma distância que os pontos de apoio das balanças no chassi. Assim acredito que manterá sempre o mesmo ângulo. Estou certo?? Ou é necessário este êngulo mesmo neste caso??
    Gaiola Tubular AP 1.8 Turbo cross flow
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  • #12
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por Fernando B. Ver Post
    Vini, mas no meu caso o centro dos pivôs da roda terão a mesma distância que os pontos de apoio das balanças no chassi. Assim acredito que manterá sempre o mesmo ângulo. Estou certo?? Ou é necessário este êngulo mesmo neste caso??
    É por isso que te indicamos ( eu e o Mali) usar o montante do Corcel II, fica até fácil fazer uma suspensão boa.

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