Pois é Flávio, nada como ter a ferramenta certa para a tarefa certa....... Sem um dinamômetro já se faz milagres, com um então nem se fala....
Pois bem, também não sou engenheiro, sou Cirurgião Dentista mas admito que já estudei exaustivamente a respeito de mecânica em especial motores aspirados, que é minha paixão.
Falar de motores 2 tempos é transcender um outro universo da mecânica, onde o comportamento de um motor desse em nada se compara com o de um 4 tempos, haja vista na capacidade maior de rotação sem falar no fluxo admitido por esse que é muitas veses maior comparando motores de mesma cilindrada...
Agora a consideração que fiz a respeito do seu sistema, na verdade, escreví tudo o que escreví simplesmente para justificar que a restrição no fim do cano ao meu ver não muda a velocidade do fluxo e sim apenas causa um obstáculo.
Esse sistema EXUP pelo menos pra mim não é novidade e ao menos nos motores de motos que o utilizam necessitam deste dispositivo por um motivo bem simples. São motores de alta performance, com alta eficiência volumétrica onde se busca o máximo de rendimeto e este só aparece em altíssimas rotações. POr isso que um motor 1.3 gera por volta de 200hp, mas isso a mais de 14000rpm, onde o torque máximo mesmo que pequeno não está muito distante dessa rotação. Acredito que os motores VW AP ou mesmo os VW boxer estão longe de ter essa configuração ao menos nas versões originais. E mesmo com mudanças ainda que drásticas dificilmente assumem essa virtude.
O fato dessas motos serem vendidas para o cidadão comum, que anda no transito, viaja a velocidades "civilizadas", etc etc etc, seria impossível aliar tanta performance com conforto...... Com resultado parecido mas de princípio um pouco distinto é o que o sistema VTECH dos honda faz, alterando a configuração dos comandos de válvulas afim de otimizar torque em baixa e potencia em alta.
No entanto , argumento que essa restrição variável do escape deva acontecer onde o fluxo tem mais pressão, portanto lá perto do cabeçote, próximo ou então bem no encontro dos canos vindos dos ductos de escape uma vez que o que se tenta disciplinar não é basicamente o fluxo e sim as ondas de choque criadas pelos pulsos gerados pelo ciclo de abertura e fechamento das válvulas de escape liberando o ar em alta pressão.
Veja bem, não é uma crítica ao seu dispositivo, mas uma conscideração a respeito que se você tiver oportunidade de testar, acredito que obtenha melhor resultado.
Usando o mesmo atuador que você já concebeu mas usando o esquema já citado da válvula de freio motor dos motores diesel com algumas modificações acho que realmente você terá resultado significativo e isso lá próximo da união dos canos.
E digo mais, o resultado será ainda mais perceptível se você colocar um comando de válvulas com permanencia maior e lobe center mais fechado onde ocorre um overlap das válvulas de maior tempo.
Finalmente, pra deixar bem claro, isso é um coletor 4x2x1.

Abraços a todos