quando o Flávio postou o E.X.U.P. pensei nas válvulas que tem nos veiculos pesados a diesel para atuar auxiliando o freio-motor.
Que nada mais é do que uma borboleta no escapamento, na minha concepção muito mais prático, seguro e aconselhável.
flávio, de repente tu pudesse fazer uns kits de adaptação desse sistema para vender...
Isto ai, simples, prático e objetivo..
Tenho um pessoal que ando por aqui com gaiolas preparadas para velocidade, ando sempre atraz, porém em trilhas meia pesadas eles nem vem com as gaiolas pois sabem que o risco de quebra é grande.......
Cada um com sua finalidade principal ou pista ou trilhas, abraço aos amigos...
Ai está o exemplo: Apenas eu de gaiola no meio destas feras......hehehe
E aí amigo? Assim não vale, a tua gaiola passa por cima das valetas!!!
Amigos, tô vendo toda essa argumentação a respeito de coletores de escaple bla bla bla bla!!!!!
Uma coisa é certa, cada motor tem sua configuração distinta de taxa de compressão, cabeçote, comando de válvulas e coletor de admissão e vai mostrar resultados dierentes com o mesmo coletor de escape.
A forma mais certa seria personalizar esse componente de acordo com a necesidade do motor monitorado por um dinamômetro.
O que usualmente se faz é pegar uma receita de sucesso e vendê-la prometendo milagres, porém na maioria das veses o escape é só um componente de todo um conjunto harmonioso.
Falando agora da "thermo tape", enganam-se aqueles que esta tem como função apenas evitar derreter coifas de homocinéticas e motores de arranque.
Com excessão dos coletores feitos e aço inox, mas que estes também apresentam ganhos se adicionados a thermo tape, entendam que a maior função dela é concentrar o calor dentro do cano de escape o que acelera o fluxo do escapamento otimizando então o funcionamento do motor. O aço inox tem a propriedade de harmonizar a ressonância gerada pelo funcionamento do motor evitando assim choques de ondas e com isso acelerando também o fluxo dentro do tubo de escape.
Lembrem-se que torque máximo vem no momento em que o ar entra no maior volume possível para dentro do cilindro e quem dita isso é o coletor de admissão em conjunto com a capacidade de aspirar o ar pelo vácuo provodado pelo movimeno do pistão dentro do cilindro em conjunto com o trabalho das válvulas de admissão. Um escape mais livre só permite que todo o fluxo de ar gerado seja eliminado com mais facilidade, e concentrando o calor dentro dele, a velocidade aumenta ajudando a limpar melhor a câmara de combustão.
POr outro lado dependendo da configuração deste coletor, tipo os chamados 4x2x1, se estes estiverem em acordo com a ordem de ignição, teremos sempre dois canos unidos sendo que destes, um sempre estará no ciclo de escape. Dessa forma, o fluxo de um cano puxa do outro que está "parado, criando então uma "depressão" entre esta comunicação e a válvula de admissão, sugando portanto o ar quando esta válula se abrir apesar de toda a pressão com que o ar sai da câmara de combustão.
Até onde sei, a história de restringir a saída do escape só resolve no caso de tentar criar uma velocidade maior do ar gerando um fluxo maior num momento em que o motor não tem tanta capacidade de limpar suas câmaras. Mas isso tem que estar muito mais em harmonia com a posição da borboleta do acelerador do que a rotação do motor.
Apesar de compreender a dificuldade técnica na confecção e um dispositivo desses, entendo que na extremidade do escapamento não é o local ideal para fazer essa restição.
Mas meus parabés pela genialidade e iniciativa.
Abraços
Engenheiro?
Se a gente tivesse um dinamômetro disponível muita coisa não seria feita e muito menos vendida...hehehhe
Não sou engenheiro mas na prática se obtem torque restringindo a saída dos gases...nas motos 2T é assim, o objetivo não é obter a varredura da câmara de combustão. Nos motosres 2T se não tiver contra pressão( muita varredura da câmara) o motor funde.
O nome EXUP vem da Yamaha e a restrição se dá no fim do comprimento dos coletores de escape, até pela dificuldade de se fazer nas saídas de escape ( vou procurar uma foto e posto aqui).
Se obtem torque até colocando um pequeno balão no coletor de escape do tamanho de uma laranja +/- ( acredite se quizer), isso nas motos importadas 4T de cross.
Eu não conhecia este esquema do 4x2x1.
Dois exemplos, o primeiro da Yamaha e o segundo é da Suzuki. "Não atirei tão longe".
ein flavio, eu tava olhando o coletor original de escap do ap e vi que ele é um 4x2x1 (original), talvez planejado para melhorar a varredura de gases. Achei muito proveitoso os assuntos discutidos por todos aqui... parabéns pelo topico e pelo exup.
E continuando, to quase fechando um 4x1 padronixado e testado, mas eu queria colocar uma ponteira que tenho meu gol, parece que ele abafa legal, seguindo o raciocinio axo que seria melhor do q dexa-lo direto, concorda?
Concordo, sem um abafador vc não agüênta o barulho, aos 4000 rpm o motor parece que vai explodir...hehehe
Eu uso só um abafador depois do coletor, o ronco fica uma musiquinha, musiquinha não, musicão...
Uma coisa é certa, cada motor tem sua configuração distinta de taxa de compressão, cabeçote, comando de válvulas e coletor de admissão e vai mostrar resultados dierentes com o mesmo coletor de escape.
A forma mais certa seria personalizar esse componente de acordo com a necesidade do motor monitorado por um dinamômetro.
O que usualmente se faz é pegar uma receita de sucesso e vendê-la prometendo milagres, porém na maioria das veses o escape é só um componente de todo um conjunto harmonioso.
Falando agora da "thermo tape", enganam-se aqueles que esta tem como função apenas evitar derreter coifas de homocinéticas e motores de arranque.
X2
E quanto a thermo tape ela melhora o desempenho pelo fato de manter a temperatura mais alta no escapamento, evitando trocas de calor e consequentemente perdas de temperatura, fazendo com que os gases do escapamento tenha uma densidade mais baixa e com isso melhorando o fluxo dos gases, assim como você disse.
Postado originalmente por Renato Fraga
POr outro lado dependendo da configuração deste coletor, tipo os chamados 4x2x1, se estes estiverem em acordo com a ordem de ignição, teremos sempre dois canos unidos sendo que destes, um sempre estará no ciclo de escape. Dessa forma, o fluxo de um cano puxa do outro que está "parado, criando então uma "depressão" entre esta comunicação e a válvula de admissão, sugando portanto o ar quando esta válula se abrir apesar de toda a pressão com que o ar sai da câmara de combustão.
Isso mesmo o mais recomendado é que os coletores se unam nas saídas com os cilindros gêmeos, justamente para acontecer o que você citou acima.
Postado originalmente por Renato Fraga
Apesar de compreender a dificuldade técnica na confecção e um dispositivo desses, entendo que na extremidade do escapamento não é o local ideal para fazer essa restição.
Mas meus parabés pela genialidade e iniciativa.
Flávio muito boa as fotos do escapamentos das motos e da pra perceber bem a diferença com e sem o abafador sim, com abafador fica um som muito mais agrádavel (suportável hehehehe).
E repito quando disse a respeito dos veiculos pesado que tem uma borboleta para freio-motor e você até fez uma piadinha.
Se este esquema que você fez estivesse logo depois do coletor como estão nas fotos que você postou (EXUP das motos) teria uma resposta ainda melhor e mais torque pois esta restrição causaria uma velocidade maior do fluxo dos gases...
Se este esquema que você fez estivesse logo depois do coletor como estão nas fotos que você postou (EXUP das motos) teria uma resposta ainda melhor e mais torque pois esta restrição causaria uma velocidade maior do fluxo dos gases...
e ainda ficaria com uma aparência menos improvisada, mais "comercializável"... eu mesmo seria um potencial comprador