Agora imagina vc atras da gaiola numa estrada e a última coisa que vc vai ver será a válvula abrindo...captou???
Versão Imprimível
Agora imagina vc atras da gaiola numa estrada e a última coisa que vc vai ver será a válvula abrindo...captou???
Pois é Flávio, nada como ter a ferramenta certa para a tarefa certa....... Sem um dinamômetro já se faz milagres, com um então nem se fala....
Pois bem, também não sou engenheiro, sou Cirurgião Dentista mas admito que já estudei exaustivamente a respeito de mecânica em especial motores aspirados, que é minha paixão.
Falar de motores 2 tempos é transcender um outro universo da mecânica, onde o comportamento de um motor desse em nada se compara com o de um 4 tempos, haja vista na capacidade maior de rotação sem falar no fluxo admitido por esse que é muitas veses maior comparando motores de mesma cilindrada...
Agora a consideração que fiz a respeito do seu sistema, na verdade, escreví tudo o que escreví simplesmente para justificar que a restrição no fim do cano ao meu ver não muda a velocidade do fluxo e sim apenas causa um obstáculo.
Esse sistema EXUP pelo menos pra mim não é novidade e ao menos nos motores de motos que o utilizam necessitam deste dispositivo por um motivo bem simples. São motores de alta performance, com alta eficiência volumétrica onde se busca o máximo de rendimeto e este só aparece em altíssimas rotações. POr isso que um motor 1.3 gera por volta de 200hp, mas isso a mais de 14000rpm, onde o torque máximo mesmo que pequeno não está muito distante dessa rotação. Acredito que os motores VW AP ou mesmo os VW boxer estão longe de ter essa configuração ao menos nas versões originais. E mesmo com mudanças ainda que drásticas dificilmente assumem essa virtude.
O fato dessas motos serem vendidas para o cidadão comum, que anda no transito, viaja a velocidades "civilizadas", etc etc etc, seria impossível aliar tanta performance com conforto...... Com resultado parecido mas de princípio um pouco distinto é o que o sistema VTECH dos honda faz, alterando a configuração dos comandos de válvulas afim de otimizar torque em baixa e potencia em alta.
No entanto , argumento que essa restrição variável do escape deva acontecer onde o fluxo tem mais pressão, portanto lá perto do cabeçote, próximo ou então bem no encontro dos canos vindos dos ductos de escape uma vez que o que se tenta disciplinar não é basicamente o fluxo e sim as ondas de choque criadas pelos pulsos gerados pelo ciclo de abertura e fechamento das válvulas de escape liberando o ar em alta pressão.
Veja bem, não é uma crítica ao seu dispositivo, mas uma conscideração a respeito que se você tiver oportunidade de testar, acredito que obtenha melhor resultado.
Usando o mesmo atuador que você já concebeu mas usando o esquema já citado da válvula de freio motor dos motores diesel com algumas modificações acho que realmente você terá resultado significativo e isso lá próximo da união dos canos.
E digo mais, o resultado será ainda mais perceptível se você colocar um comando de válvulas com permanencia maior e lobe center mais fechado onde ocorre um overlap das válvulas de maior tempo.
Finalmente, pra deixar bem claro, isso é um coletor 4x2x1.
http://tuningevolution.com/eshop/cat...16V-header.jpg
Abraços a todos
Esse 4x2x1 é o que "a" de melhor em coletor para um aspirado e ate em um turbo funcionaria, porque ela n atrapalha os cilindros que estão começando o ciclo!! é muito afude e esse sim tem ganhos reais de potencia,torque e elasticidade de giros no motor.
abraço
Quando eu fiz o meu sistema não tinha como objetivo aumentar a velocidade dos gases, digo ainda que mesmo se eu causasse a restrição no inicio do coletor o aumento da velocidade não se manteria até o final do escapamento sem um tudo de escapamento mais fino, ou seja, precisaria de dois tubos de escape com diâmetros diferentes. Um mais fino para torque e um mais grosso para potência. Estou certo ou estou errado???
É o que acontece com coletores de admissão variáveis, tem dois dutos, um fino e um mais grosso, um para torque e outro para potência respectivamente.
Eu já fiz testes com coletores de admissão mais curtos e mais longos, sei que demora para subir de giro com um mais longo, por ex.
Como eu disse outro dia, se eu preciso de 3 kg de torque para fazer trilha e o AP 1.6 me dá 10 kg...o negácio não é tão crítico assim.
Com o esquema o motor funciona mais redondo, melhorou o torque, o motor parou de "tropicar" em baixa...dá até um soco a uma determinada rotação que ainda não cheguei a conclusão se é da abertura da válvula, similar ao que acontece com a RD350.
O meu coletor é um 4x1 mas com os tubos bem mais compridos que vão até o final da caixa de marchas, este da foto termina no carter.
Outra questão, qual é o ganho de potência, em média, de um coletor dimensionado digamos, num motor AP? antigamente falava-se em 10 cavalos ( 20 anos atrás).
A discussão vai longe...
Um abraço a todos.
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=ZWU5tpeM4z4[/ame]
"Tá bom, tá bom", vou anotar a reprovação de vcs...:mrgreen:
Esta certo.
A respeito do funcionamento do EXUP, só para comprovar o que estamos falando:
Isto é conseguido usando uma válvula interna (similar a válvula de borboleta) dentro da exaustão no ponto onde as quatro tubulações dos cilindros se encontram com. O fechamento da válvula cría então um efeito do venturi dentro do sistema de exaustão, causando um aumento na pressão no lado do motor do sistema de exaustão. Este aumento na pressão resulta em uma velocidade mais grande da exaustão.
Fonte:http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/EXUP
A válvula de escape de energia final (Exup) é um dispositivo a motociclos selecionados Yamaha (FZR, YZF, XV1900, série R, MT-01) que constantemente ajusta a pressão de volta dentro do coletor do sistema de escape para aumentar a formação de uma onda de pressão função da velocidade do motor. Isso garante bom baixo e médio desempenho intervalo.
Em baixas rotações a onda de pressão no interior da tubulação de rede é baixa. A faixa de oscilação da ressonância Helmholtz ocorre antes que a válvula de escape é fechada, e para aumentar o torque de baixa velocidade, a grande amplitude das ondas de pressão dos gases de escape são artificialmente induzidas. Isto é conseguido por fechamento parcial de uma válvula interna do escape - a válvula Exup - no ponto em que os quatro tubos primários dos cilindros aderir. Este ponto de junção essencialmente se comporta como uma atmosfera artificial. A alteração da pressão neste momento controla o comportamento das ondas refletidas com este aumento repentino na descontinuidade área. Fechamento da válvula aumenta a pressão local, induzindo a formação de maior amplitude negativa ondas de expansão refletido. Um servo motor controlado pela ECU abre e fecha a válvula. A operação da válvula Exup deixa de ser quase totalmente fechada ao ralenti, através de ser completamente aberto em 9000-11000 RPM (2500 RPM para XV1900).
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust...te_power_valve
Tradução para o português pelo tradutor do goolge :-D
A questão do aumento de potência eu não vou nem comentar só acredito em valores se obtidos através de uma medição em dinamometro.:mrgreen:
Abraços, Leo
Opa Flávio, não estou reprovando seu projeto não.....
Só fiz algumas considerações a fim de aperfeiçoar sua idéia.
Em relação ao que você falou de utilizar um cano mais fino e outro mais grosso, acho que não é bem esse o caminho. O que precisa é simplesmente ter uma restrição que você possa aumentar ou diminuir de acordo com a necessudade. O mais perfeito seria a tal válvula do freio a motor dos motores diesel que atua exatamente como uma borboleta fechando completamente a passagem pelo cano de escape. No seu caso basta achar o ajuste de restrição antes de fechar completamente.
Como tentei te explicar anteriormente, o que se tenta harmonizar são as ondas de choque geradas pelo ciclo do escape. NA admissão, acontece algo parecido,mas a intenção é justamente provocar o choque desse pulso o mais proximo possível da válvula. É esse o objetivo de um coletor variável ou a utilização de um mais longo ou mais curto dependendo da virtude do motor. Alterando portanto essa dimenção altera-se a "plena", termo técnico referido ao choque da onda à válvula de admissão.
Abraços
no meu caso tb não foi exatamente uma reprovação :discordo: mas eventualmente se tu começasse a vender uns kits do jeito que eu havia te questionado eu eventualmente comprasse uns para a minha família inteira usar nos carros :concordo:(e motos:dance:)... de repente se tivesse um preço bom até as irmãs do meu pai que adoram me incomodar acabassem ganhando um:pensativo::odedo::odedo::odedo:
a propósito: gastou quanto para fazer esse sistema?