Correto Alex, a solda não deve comprometer a rosca, pelo menos eu não conheço outra forma de fixar o conjunto.
Na foto abaixo que é de um eixo secundário do câmbio da Kombi Cliper, ele pode ser cortado na parte onde não há superfície retificada (a parte mais escura) e soldada outra parte ali, nessa nova parte vai ser reproduzida exatamente as partes que existiam antes, inclusive com retifica, rosca, rasgos de chaveta e tratamento térmico mais a parte que será alongada que terá um entalhe onde daí pra frente se faz o resto do sistema, cardã, etc.
Eu me lembrei de algo que poderia ajudar na parte de engate e desengate da tração: uma PTO (tomada de força) do caminhão Mercedes, não sei exatamente de qual modelo é mas já vi uma em mãos e ela seria perfeita, é bem robusta e relativamente fácil de achar, até usada. Mas tem um problema: o tamanho da entrada dela (o entalhe) é maior que o entalhe que seria feito na ponta alongada do eixo secundário, entende, tipo o eixo do câmbio tem 20 mm de diâm. e a entrada da PTO do Mercedes tem uns 30 mm de diâm. ... e aí, como solucionar esse problema!?