clécio, meus parabéns, não só por pegar e fazer como por compartilhar seus experimentos e ainda responder tantas dúvidas!
voce é o cara mano!
muito obrigado!
Versão Imprimível
clécio, meus parabéns, não só por pegar e fazer como por compartilhar seus experimentos e ainda responder tantas dúvidas!
voce é o cara mano!
muito obrigado!
Boa tarde , estou com algumas duvidas e acho q estou no melhor lugar para encontrar a solução.
bom e o seguinte , estou querendo pegar um Fusca para adaptalo para praia trilhas e talz .. , mas eu queria q ele rodasse na cidade também, de inicio iria fazer um pequeno corte no paralama dianteira e traseira, mas quero q rode na cidade sem problema algum, qual a opinião de vocês? Sou novo no assunto, mas estou apaixonado por isto kk
Sugiro comprar um BAJA emplacado e depois fazer adaptações a seu gosto e necessidade.
Abraços
Boa noite amigo,
Essa adaptação que fez na dianteira do fusca para usar o quadro do ap, por acaso tens as medidas que usaste para fazer esses suportes para as torres nele?
Achei muito bem feito e gostaria de copiá-lo?
Abraço e parabéns!! Muito top seu fuscão!!!
Oo meu amigo... como você fez para mandar um cardã para frente?
Estou começando meu projeto e estou me baseando no seu, pois achei muito bacana...
Porém tô pensando em umas coisas mais rústicas , n tão caprichado como o seu amigo...
Tô pensando em usar a suspensão dianteira do fusca mesmo... é possível?
Usar um câmbio do gol a ar na dianteira, mas n sei como habilitar as rodas no diferencial dianteiro
Durante a Segunda Guerra Mundial a Volkswagen fabricou para a Wehrmacht o Fusca versão militar, 4x2 e chamava-se Kubelwagen. Fabricaram também uma versão anfíbia, o Schwimmwagen, muito conhecido. O Kubelwagen foi fabricado com tração 4x4 e passou a se chamar Kommandwagen, porém foram feitas poucas unidades. O Kubelwagen era apenas um Fusca muito rústico e 4x2. Todavia o Schwimmwagen precisava ser 4x4, senão não conseguiria sair da água. A tecnologia usada foi a mecânica Fusca porém 4x4. Fez enorme sucesso na frente russa, pois as estradas eram péssimas e as pontes inexistentes ou danificadas. Quando a VW retomou a fabricação do Fusca após a derrota, na Segunda Guerra Mundial, parece ter havido enorme pressão da Wyllis (americana) e da Land Rover (inglesa) para impedir a fabricação do Fusca utilitário 4x4, anfíbio ou terrestre. Esta explicação é muito plausível, pois o projeto alemão existia e havia sido um enorme sucesso durante a guerra. Reparem bem nas fotos e vejam que no Schwimmwagen existia um cardã que passava pelo túnel e acionava o diferencial dianteiro.Anexo 554762Kommandeurwagen 4x4 (poucas unidades)
Anexo 554763 Kubelwagen 4x2
Anexo 554764 Anexo 554765 Anexo 554766
continuação (Schwimmwagen - VW 4x4)
Anexo 554767 Anexo 554768 instruções para os motoristas
Anexo 554769 Anexo 554770 Anexo 554771 Anexo 554772 Anexo 554773 Anexo 554774
Anexo 554775 câmbio do Schwimmwagen (4x2; 4x4 e reduzida)
Anexo 554776 diagrama do câmbio (escaneado de um livro inglês)
Anexo 554777 Schwimmwagen não era barco, pois sua função era atravessar rios e lagos para continuar a lutar. Antes de entrar n'água facilmente se abaixava o hélice, cujo eixo se acoplava a um prolongamento do virabrequim. As rodas dianteiras funcionavam como leme.
Anexo 554778 Anexo 554779 Anexo 554780
Nos anos 40 a VW fabricou, com muito sucesso, um Fusca 4x4. Infelizmente em 1945 o sucesso morreu!
continuação
Para engatar a tração 4x4 o veículo precisava estar parado. O câmbio era totalmente "seco". Nada era sincronizado!
Para engatar a reduzida o veículo precisava estar 4x4, engatado em 1ª marcha e parado.
As demais marchas não tinham reduzida.
NOTA: se alguém tiver um diagrama melhor e mais detalhado da caixa de câmbio e engrenagens favor postar. Obrigado.
Boa tarde Capitão. Obrigado por compartilhar. Esse Kubelwagen parece o finado DKW Candango 4x4. Abs
"Diferencial" dianteiro do fusca 4x4.
Anexo 554786
Vovô do Troller, boa noite. A DKW durante a Segunda Guerra Mundial fabricou para a Wehrmacht motocicletas de uso militar e muitas autopeças para a indústria bélica alemã. Mas de 1954 a 1966 ela fabricou um Jipe leve que foi usado por algumas forças terrestres da OTAN. No Brasil ele Jipe foi fabricado com o nome de Candango (sempre com motor 2T). Porém os concorrentes Willys e Toyota eram Jipes mais potentes e robustos.
Anexo 554840 Este é o MUNGA, precursor do Candango
Anexo 554841 Câmbio-diferencial do DKW
Anexo 554842 O Candango era sempre 4x4, mas tinha reduzida. Mais tarde fabricaram uma versão 4x2.
Anexo 554843 Anexo 554844 Anexo 554845 Anexo 554846 Anexo 554847
Anexo 554848 Candango tinha um distribuidor envolvido por uma capa bem protegida. Chamavam de "distribuidor blindado". O fato é que cruzava cursos d'água sem morrer o motor. Um Jipe simples, leve, não indicado para trabalhos pesados, porém apto para vencer terrenos difíceis. Teve vida curta e deixou saudades. Abs