Bom, vamos mudar um pouco da zueira pra seriedade, mas ainda dentro da ideia do tópico e do espírito jipeiro...
Semana passada fui até a casa do Skull e tive a oportunidade de passar um agradável momento com ele e o Ernesto, um amigo dele, cara gente fina, com o espírito jipeiro que tanto gosto, um jipeiro das antigas.
Estávamos falando justamente sobre o espírito que vem se perdendo e de como as pessoas cada vez mais querem que a trilha seja feita pelo veículo e não pelo motorista. Esperando ir pra trilha, sentar sua bunda num banco confortável e não tirar ela dele até o final do trajeto.
É legal estar bem preparado, bem equipado. Afinal de contas*ninguém quer um cara travando a trilha o tempo todo, só que o nível de preparação da viatura e os equipamentos que ela tem, não são mais utilizadas para transpor obstáculos, mas sim para que no momento onde todos estão reunidos “os fodões" possam “colocar o pau na mesa” pra ver de quem é o maior.
Não sei em que momento isso começou, também não sei onde isso vai parar. O Ernesto nesse dia comentou de um vídeo e também de uma ação que fez num jipe clube. Achei esse vídeo e queria compartilhar com vocês.
http://www.youtube.com/watch?v=Rug4jaPczls
Acho que cada um pode tirar sua conclusão desse vídeo e me sinto à vontade em falar a minha.
Conclui que eu e ninguém aqui é porra nenhuma no 4x4.
Explico porque. Quando vejo a criatividade desses soldados para transpor obstáculos na década de 40, acho que ainda estamos na década de 20 ou algo assim. Quando vejo o que um jipe desse faz (eixo dana 44, com caixa de transferência dana 18, com motorzinho, carburador, platinado, sem bloqueio, pneu militar, puxando uma carreta e com o inimigo dando tiros), vejo que nem aprendemos a usar nossos equipamentos e já queremos algo melhor. Não acho que nossas viaturas devam parar de evoluir, mas quantas horas nós gastamos pensando e discutindo melhorias para nossas viaturas e quantas gastamos pensando em melhorar como pilotos? Mais que isso, como seres humanos e companheiros. Afinal de contas tratamos o cara que tá começando agora e tem sede de conhecimento, como um parasita que vem chupar nosso conhecimento e nos atrapalhar nas trilhas, espantando ele do mundo do 4x4 logo de cara.
Que fique claro que não estou aqui me colocando fora desse grupo, não me acho o pior dos exemplos e mas to longe de ser o melhor deles.
Vi diversos filmes antigos nessa semana e a cada um que vi eu me senti uma merda um pouquinho maior.
Acho que isso serve para refletir sobre o aproveitamento do que sua viatura pode oferecer, sobre o quanto você pode melhorar em técnicas e o mais importante, o quanto podemos melhorar no tratamento ao próximo, buscando nos unir e não nos separar como ocorre atualmente.
Se repararem, as grandes ideias desse vídeo para transpor um obstáculo foram executadas em grupo e com a bunda fora do banco.
Novamente quero que cada um seja feliz com a viatura que tem, seja ela um veículo home made, um CJ, um Niva, um Javali, uma Gaiola, etc.
O mar só tem o tamanho que tem, por estar mais baixo que os rios e ao mesmo tempo não teria esse tamanho se não fosse pela união de todos eles.
Não queira estar acima de todos, pois estará sozinho.
Um abraço pra galera e fiquem com Deus!