Postado originalmente por
FIDELIS
Doutorzão, boa tarde,
Tenho esta notícia para você:
Prezados Condomínios,
1. Informamos que neste domingo (09/12/2012), estaremos depositando no lago do nosso Condomínio, 250 (duzentos e cinquenta) matrizes de peixes da espécie Carpa Capim, que, por se tratar de peixe herbívoro, terá a finalidade de se alimentar da vegetação existente no lago.
2. Este estudo foi desenvolvido por um Biólogo do IBAMA, que esteve visitando o nosso lago, sem qualquer custo, colhendo amostras da vegetação e nos recomendando as ações mínimas, que visam tornar o nosso lago habitável por espécies de peixes, sem prejuízo da oxigenação da água e futura mortandade de peixes:
a. Cultivar peixes herbívoros em nosso lago;
b. Adquirir 4 (quatro) bombas de lagos (diferente das bombas d’agua que estamos habituados) para que possamos airar e dar movimento a água existente,
proporcionando, também, sua oxigenação.
3. Todo esse estudo se fez necessário, por termos percebido que a limpeza que fazíamos das algas do lago, de três em três meses, passou a ser feita mensalmente, onerando muito os custos do nosso Condomínio com essa manutenção.
4. Isto feito, esperamos poder ter resolvido um problema que, até então, não tínhamos a solução, a não ser gastar.
5. Ainda nessa linha de procedimento, para que seja possível a adaptação das Carpas Capim em nosso lago, serão necessárias as seguintes observações por partes dos nossos Condôminos, principalmente, aqueles aficionados pela pesca em nosso lago:
a. A PESCA EM NOSSO LAGO FICARÁ PROIBIDA POR PERÍODO DE 6 (SEIS) MESES;
b. O PERÍODO DE DEFESO SE FAZ NECESSÁRIO ATÉ QUE AS ESPÉCIES SE ACLIMATEM E POSSAM SOBREVIVER EM NOSSO LAGO.
6. Terminando, gostaríamos ainda de informar a todos os Condôminos, que passados os 6 (seis) meses do defeso, o Condomínio instituirá a modalidade de pesca chamada: PESCA ESPORTIVA, sendo proibida a pesca predatória, ou seja, os peixes pescados, após comemorações e fotos, deverão ser devolvidos ao lago, ainda com vida.
Na minha humilde ignorância, eu acho que há um grande equívoco nesta atitude, pois as carpas e as tilápias serão a ração das traíras, que não tem predadores naturais neste lago, assim sendo, teremos a médio prazo um lago só de traíras.
Doutorzão ainda tenho no freezer uma traíra de 1,8kg, a sua espera, é só marcar.
Abração.