Escrevi uma super resposta, e quando fui validar, deu pau na conexão, perdi tudo! (problema de modem - modem como uso o pc!!!)
Bem, estou entre dois tipos de ventuinhas, uma grande, ou com duas.
Para montar esse sistema, houve uma discussão ferrenha com o cara do radiador, que também faz colocação de ar.
Eu queria montar inter; condensador e rad, mais ficou condensador, inter e rad.
Segundo ele, se faltar resfriamento para o intercooler, pode perder a eficiencia, mais não estragará as coisas.
Se faltar resfriamento para o condensador, poderá fundir o compressor de ar, bem como estourar as mangueiras pelo aumento de pressão.
Que o diga o pessoal do troller 2009 (acho que o ano é esse), que li aqui no fórum.
Não pode ver uma água, que sai arrebentando tudo!
Ou será uma elétrica grande, ou duas pequenas, ainda não sei, mais já sei que serão de duas velocidades.
1ª junto com a ventilação do ar, velocidade baixa.
2ª com o aquecimento, alta velocidade.
Vou ver ainda como farei.
Tem a opção hidráulica, mais seria um segmento inovador.
As pá carregadiras CAT usam.
O sistema usado será o elétrico, mais ainda não decidi o tamanho ou quantidade.
Que optei por ficar só o condensador e o radiador de água na frente e o intercooler original da S-10 em cima do motor , vou usar a hélice do motor , mas do MB 1313 fixa no eixo + ventoinha elétrica que não sei se vou usar uma grande ou duas menores , uma acionada pelo ar cond e outra pela temperatura do motor .
Boa sorte com eletroventiladores!
Ou sou muito cabaço ou muito azarado...
Instalei um eletroventilador para dar uma mão na refrigeração do consensador da Milona e o primeiro durou 20 dias antes de carcaear, e o segundo, trocado na garantia do primeiro, durou pouco mais de 90 dias...
Na Milona é bem simples condensador do ar condicionado, radiador e hélice do motor.
Os eletroventiladores foram montados sobre o condesador e depois que o segundo carcaceou, deixei para um outro momento.
As pkps que não fazem trilha tem eletroventiladores iguais aos que usei que duram muito e não dão dor de cabeça. Na Milona, acho que não gostaram do uso mais "pesado"...rsrsrs
Eu usei ventoinhas duplas do tempra, com a carcaça original. Após um tempo uma queimou e andei assim por muito tempo, acho que são umas das mais fortes do mercado. Custou R$200,00 o par.
Kim, quando for pesquisar, olha a hélice do vectra. estive uma época analisando a possibilidade de colocar um eletro no lugar da embreagem viscosa original do mwm, mas como sanei meu problema deixei de lado. fica aí a dica.
abraços!!!
Estou pensando em procurar uma ventoinha dela, pois tem um radiador com 53cm x 61cm, portanto com 3.233cm2, onde 53 largura e 61 altura, lembrando que as caixas são laterais.
Olha a as fotos da danada, cobre quase tudo!
Tem o tamanho da hélice mecânica, na foto é possível observar!
Tem, técnicamente duas velocidades.
Aguenta barro, chuva, quente, tudo!!!!!
Somente para o pessoal não se perder nas informações.
Pessoal, segue como estão as coisas, vão seguindo aqui!
A todos, meu projeto adiantou mais do que esperava e, então, conversei com o pessoal da Gama para poder receber o guincho e então fazer a instalação pata então dar continuidade ao projeto!