x
Convex Datacenter

Reflexões, aprendizados, futuro.

Galera Femilzeira.

Faz tempo que venho ensaiando para escrever este post. Estava esperando a venda da Milona, que agora é apenas uma questão de tempo.
    Quero antes de mais nada agradecer a todos que leram, postaram, opinara, se inspiraram, se indignaram e mais do que tudo, se tornaram amigos e compartilharam a paixão por F-1000.

Sete anos com a Milona, pouco mais de 430 mil km rodados, 7 jogos de pneus de diversas medidas, muitos upgrades.
    Alguns úteis e funcionais, outros nem tanto, alguns acertos, muitos erros, mas sempre a vontade de dividir, não de ser o mais mais.

Vou tentar sintetizar todo o aprendizado da seguinte forma:

Na minha próxima F-1000 4x4, seja MWM 229 ou X-10, o que será feito (com base em 7 anos de experiência e experimentos) - Tendo em vista como foco - consumo de combustível, confiabilidade, redução de efeitos colaterais e desempenho no dia a dia.

Upgrades

*Pneus até 33x12,5R15 - idealmente os 285/75R16 por terem 11,5" de largura (pneus 265/75R16 ficam ótimos com a suspensão original e SEM Body Lift);
    *Body lift de 2" para dar harmonia ao conjunto;
    *Guincho embutido para os que precisam de guincho ou trava do chassis na frente;
    *Confecção de um belo peito de aço;
    *Fechamento/reforço das pontas do chassis atrás - sem necessidade de para choques custom;
    * Um bom par de faróis de milha no para choques dianteiro, e um farol de milha no para choques traseiro;

Quando fosse preciso:

*Substituição das RL por RL WARN PREMIUM com o spindle nut kit WARN;
    *Easy traction se o acionamento não for original por alavanca;
    *Snorkel para quem anda em alagados (e apenas nesta condição);
    *No máximo de 1/2 a 1 volta na BI por conta dos pneus maiores (se necessário);
    *Intercooler - ajuda! mas realmente precisa?;

O que eu não faria de jeito nenhum

*Não modificaria a turbina nem mexeria no Waste Gate;
    *Não mexeria na BI além de abrir de 1/2 a 1 volta como já mencionado - não mudaria os parâmetros originais, não instalaria LDA nas que não tem nem instalaria nada nas que tem LDA (nem super LDA, nem nada);
    *Não faria Suspension Lift - nem com Kit Gringo, nem caseiro (muito menos caseiro!) - Na real, não precisa!;
    *Não utilizaria pneus maiores que 33x12,5 em NENHUMA HIPÓTESE!

Aprendizados úteis

*Capota marítima tipo baguete, especialmente as lisas, sem santantônio e sem lugar para o estepe resistem bem a água, são muito fáceis de abrir e fechar e duram bastante!;
    *Corrente com esticador, apertando a caçamba contra a tampa é algo desejável - ajuda e muito a evitar bateção e trincas;
    *Uma cordinha com cerca de 2,5m morando na caçamba faz milagres no dia a dia;
    *Troca de óleo + filtro de óleo + filtros de diesel a cada 10 mil km ou menos - óleo de primeira linha e filtros bons - valem cada centavo!;
    *Troca do filtro de ar a cada 30 mil km, especialmente para quem roda em estradas de terra -vale cada centavo!;
    *Usar aditivo MWM no radiador e trocar conforme indicado - vale cada centavo!;
    *Manutenção preventiva de verdade - tipo: cubo - os dois lados juntos, terminais de direção - verificar todos, etc;
    *Usar as peças essenciais originais ou de primeira linha!
    *Teste o macaco de sua Picape periodicamente, e especialmente antes de viajar - quando eles estão ruins, não tem o que erga a F-1000 (salvo outro macaco ou um Hi-lift);
    *Começou a manutenção e ficou na dúvida se a peça está boa? TROQUE!

Este post NÃO É UMA DESPEDIDA!

Espero que os que cheguem até aqui, consigam entender tudo o que vivemos até aqui.

Fraterno abraço a todos

Tio Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário Avatar de xxxtripod
    Entrada
    25/11/2007
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimento: 1
    Como sempre ajudando os companheiros Eddie, parabéns pelas palavras, a considerar, claro que cada um vai aproveitar oque quer, más são coisas reais e que acontecem com as Milonas, e que cada um sabe os efeitos que ir além destas dicas causa, más o desejo, o gosto, fazem parte. Más segurança e confiança nunca se brincam. Então pensar, é sempre muito bom antes de agir.

Ah e uma coisa que o Eddie sempre diz, e esqueceu, o mais importante, aproveitem, usem, brinquem, isso é oque mais vale no final das contas.

Abraços

Citação Postado originalmente por xxxtripod Ver Post
    Ah e uma coisa que o Eddie sempre diz, e esqueceu, o mais importante, aproveitem, usem, brinquem, isso é oque mais vale no final das contas.
    Abraços
    Verdade Zeca,

Acabei não dando a devida ênfase no APROVEITEM, USEM, menos oficina, mais diesel sendo gasto.

Acredito que aproveitei e ainda aproveito bem a Milona - afinal de contas pouco mais de 60 mil km por ano de média.....andei bem.

De nada vale mexer, ajeitar, modificar se não puder usufruir.

[]s
    fuck the fuel economy

Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 8
    Ótimos relatos! Acho que não corro o risco de errar, se dizer que isso não se aplica só as F1000 mas para qualquer marca de picape.
    Agora que isso está com jeito de despedida da Milona, isso ta.

Boa sorte, Eddie! E que venha a próxima.
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

Citação Postado originalmente por JRoberto Ver Post
    Ótimos relatos! Acho que não corro o risco de errar, se dizer que isso não se aplica só as F1000 mas para qualquer marca de picape.
    Agora que isso está com jeito de despedida da Milona, isso ta.
    Boa sorte, Eddie! E que venha a próxima.
    Bem, no andar da carruagem está na mais que na hora da Milona mudar de mãos!
    Como disse, um carro fantástico! Teria outra F-1000 sem sombra de dúvidas mas agora outras prioridades.

Os relatos, o tópico e eu continuaremos aqui.

Que venha a Toyota SW4!

[]s

P.S. E as aventuras com a Ranger?
    fuck the fuel economy

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    PQP!!! Agora é que me dizes que não farias de jeito nenhum??? Dessa lista só faltam os 35 na Femil!!! kkk

Se eu tivesse outra F1000, faria o SL com certeza, mas o lance da BI, realmente, tenho pensado em fechar por conta da fumaça, mas como o consumo não se alterou, a coisa está ficando assim... rsrsrs
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    PQP!!! Agora é que me dizes que não farias de jeito nenhum??? Dessa lista só faltam os 35 na Femil!!! kkk
    Se eu tivesse outra F1000, faria o SL com certeza, mas o lance da BI, realmente, tenho pensado em fechar por conta da fumaça, mas como o consumo não se alterou, a coisa está ficando assim... rsrsrs

Ups!

Como costumo dizer - antes tarde do que mais tarde!
    Não me arrependo de nada do que fiz/inventei/modifiquei na Milona, MAS numa próxima viatura faria exatamente como postei.

Aprendizado! Precisa ser usado, se não é ou burrice ou teimosia.

Como diz o Zeca, gosto, sonhos, cada um tem os seus!

Mas no dia a dia......

VQV!

[]s
    fuck the fuel economy

Usuário Avatar de bruntins
    Entrada
    28/06/2011
    Local
    Manaus/AM
    Agradecimentos: 0
    aprendi mt com vc tio,me ajudou mt na negona,me abriu os olhos sobre futuras alterações na suspa,e aprendi uma coisa .
    Oque é orinal com certeza é muito melhor que uma coisa feita,se for pra alterar,que seja uma coisa de padrao industrial que sabe que da certo
    F-1000 4X4 XLT X10 ( NEGONA ) / HILUX 94 ESTENDIDA 4X4
    PAPA PÔNEIS

Citação Postado originalmente por bruntins Ver Post
    aprendi mt com vc tio,me ajudou mt na negona,me abriu os olhos sobre futuras alterações na suspa,e aprendi uma coisa .
    Oque é orinal com certeza é muito melhor que uma coisa feita,se for pra alterar,que seja uma coisa de padrao industrial que sabe que da certo
    É isso ai Bruno, Ajudar sempre foi um dos objetivos

[]s
    fuck the fuel economy

Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Agradecimentos: 2
    Sábias palavras, "Tio". Todos sabemos que o conteúdo desse tópico sempre foi [e continua sendo] um APRENDIZADO relevante. Fico feliz, por "cumprir" [adotar como prática usual] parte importante das tuas considerações.

Boa sorte!

[]s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Ótimo relato Tio! Já esta devidamente salvo para a posteridade.

Mas fiquei com duvida no porque não fazer SL, especialmente com kit gringo. Esse kit não resolve todos os perrengues que poderiam aparece e pelos quais vc e outras pessoas aqui no forum passaram ao fazer o lift "em casa"? Ou vc diz que não faria pelo simples fato de alterar a originalidade da pickup? Ela não fica tão segura/confiavel como original?

A trava das pontas do chassi podem ser feitas com um paracas tipo Tough Country [3e All Ford Products :: Tough Country :: Custom Truck Accessories 9]?
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

Usuário Avatar de danielhubie
    Entrada
    15/09/2009
    Local
    Corbélia Pr./PR
    Vixi!!! to fazendo tudo que você não faria com base na experiência adquirida com anos de F1000, mas já que tá, vamo encarar hehehe!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos F1000 4x4 - Milona-dsc_0105.jpg   F1000 4x4 - Milona-dsc_0110.jpg   F1000 4x4 - Milona-dsc_0113.jpg  
    F1000 4x4 XL 97 X10 body lift, suspencion lift pneus 35 quase pronta!!!(nunca fica)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Detalhes gerais da F1000?!?
      Por Pavani no fórum Ford
      Respostas: 313
      Última resposta: 25/08/2021, 17:45
    2. F1000 mwm x10 4x4
      Por PASA4x4 no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 23/01/2012, 22:57
    3. F1000 4x2
      Por Savegnago no fórum Ford
      Respostas: 15